Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Pontos Turísticos > Praças > Turismo > Naturais
Início do conteúdo da página

Naturais

Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 16h11 | Acessos: 12258

Bosque Municipal Cândido Rondon

Localiza-se na região central da cidade, ocupando duas quadras com algumas espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Foi doado pela Companhia De Terras Melhoramentos Norte Do Paraná. Hoje conta com uma área de 20.000 m², onde se encontram um parquinho infantil, banheiros e bancos para escanso. Recentemente passou por uma grande reforma, durante a qual foi construída uma mini-pista para cooper e instalados aparelhos para exercícios físicos.


Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958)

Rondon nasceu na cidade de Mimoso (naquele período esta cidade pertencia a Comarca de Barão de Melgasso) no Estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865, seu pai era descendente de portugueses, sua mãe era descendente de indios Bororós. Quando seu pai faleceu, Rondon tinha 2 anos de idade; seus estudos ficaram aos cuidados de seu tio; depois que Rondon terminou seus estudos foi ser professor, mais tarde ingressou-se no Regimento de Cavalaria no ano de 1881 e mais tarde matriculou na Escola Militar do Rio de Janeiro. Foi indicado componente da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas, explorando sertões do Mato Grosso, no ano de 1892. Rondon passou a cuidar dos direitos dos indios. Sua tese era esta: “Matar nunca, morrer se necessário”. Efetuou uma expedição às margens do Amazonas junto com Teodoro e Roosevelt no ano de 1913.
Do ano de 1927 a 1930, foi responsável de inspecionar as fronteiras do Brasil do Oiapoque até a divisa da Argentina com o Uruguai. Foi criador do Serviço Nacional de Proteção aos Indios; foi elegiado em 1913 pelo Congresso das Raças em Londres, ressaltando que a obra de Rondon deveria ser imitada para honra da Civilização Mundial. Recebeu o título de Civilizador do Sertão, no ano de 1939 pelo IBGE, pelo trabalho realizado junto aos indios. Foi considerado grande chefe pelos indios silvícolas, e pelos civilizados Marechal de Paz. No ano de 1956 Rondon recebeu uma grande homenagem, foi dado ao Território do Guaporé o seu nome, que hoje é denominado Estado de Rondônia. Seu falecimento foi no dia 19 de janeiro do ano de 1958; seu nome completo é Cândido Mariano da Silva Rondon.

Fonte: www.e-biografias.net

registrado em:
Fim do conteúdo da página