Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Pontos Turísticos > Parques
Início do conteúdo da página

Parques

Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 15h55 | Acessos: 6743

Jardim Botânico (43) 3324-5100 - Terça à Domigo - 8h às 18h.

   O Jardim Botânico de Londrina é uma das mais importantes unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas no Paraná. Seu espaço é voltado à proteção e cultivo de espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção, ou econômica e ecologicamente importantes para a restauração e reabilitação de ecossistemas. São finalidades do Jardim Botânco: realizar intercâmbio científico e cultural com entidades nacionais e estrangeiras; promover a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação ambiental e o lazer compatível com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável; implantar e manter bancos de germoplasma de espécies exóticas e reserva genética de espécies nativas; realizar de forma sistemática e organizada os registros e documentações de plantas.

 

Foto do Jardim Botânico de Londrina
                                                                                                     Foto: Wilson Vieira

 

Parque Estadual Mata dos Godoy (43) 3373-8720 (FECHADO).  

   Parque Estadual criado em 05 de junho de 1989, considerado uma das principais áreas de preservação ambiental do Estado e uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do País, tendo como atrativos: fauna e flora representativas da floresta tropical e subtropical, área de mata nativa com trilhas para passeio e centro de visitantes. Reconhecido como Unidade de Conservação, pelo Instituto Ambiental do Paraná.
    A denominação do Parque homenageia os irmãos Álvaro e Olavo Godoy que adquiriram as terras da Fazenda Santa Helena, para plantio de café em 1923, mas deixando preservados 675.70 hectares de mata nativa, origem da Unidade de Conservação. Por ocasião da assinatura do Decreto de criação do parque, Olavo Godoy foi nomeado pelo governador, Guardião Honorário do Parque. Para Olavo, isto significou a continuação do cuidado e do amor pela mata. 

WhatsApp Image 2021 05 04 at 14.14.17 1                                                                                                             Foto: Mateus Oliveira

 

Parque Municipal Arthur Thomas (43) 3372-4750 - Terça à Domingo - 8h às 17h.

 

   O Parque Municipal Arthur Thomas foi criado em 17 de setembro de 1975 com uma área de 85,47 hectares, e aberto à visitação em 10 de dezembro de 1987, tendo como atrativos: a 1ª usina hidrelétrica, que fornecia energia elétrica para Londrina na década de 30, e hoje desativada, lago, lanchonete, uma belíssima queda d'água e uma grande área de mata com trilhas para passeio. Reconhecido como Unidade de Conservação, pelo Instituto Ambiental do Paraná em 1994.

   Entre vária espécies que habitam o parque podem ser apreciadas principalmente capivaras, quatis e macacos. Com relação a flora, caracteriza-se como últimos remanescentes de Mata Atlântica do Norte do Paraná, sendo que pode ser encontrado espécies nativas - cedro, figueira, canjarana, pau-d'alho, caroba, jaracatiá, acoita-cavalo, canela-guaicá - e exóticas; eucalipto, bambu, cerejeira, uva-japonesa, azaleia, embaúba.

 

Foto Arthur Thomas

        

Fim do conteúdo da página