Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Masterplan
Início do conteúdo da página

Masterplan Londrina 2040

Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 16h53 | Acessos: 4799

O QUE É O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LONDRINA 2040?

Em novembro de 2020, a Prefeitura Municipal de Londrina deu início às atividades do contrato nº SMGP-107/2020 para a elaboração e implantação do Planejamento Estratégico para a cidade de Londrina, tendo como horizonte o ano de 2040. O projeto de desenvolvimento deste Plano terá duração de 13 meses e será elaborado pela consultoria MacroPlan Prospectiva, Estratégica & Gestão, com a participação ativa de representantes do setor privado e da sociedade.

O Plano Estratégico Londrina 2040, que também vem sendo chamado de “Masterplan”, consistirá em um plano de longo prazo que irá levantar como os londrinenses imaginam a cidade daqui a 20 anos e o que deve ser feito para alcançarmos essa visão de futuro, com base em um diagnóstico dos principais problemas e oportunidades de Londrina. 

O Plano Londrina 2040 pretende ser um plano macro, um grande norteador, capaz de influenciar a atuação do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, levando em consideração o que já foi feito, o que está em andamento e o que está sendo planejado para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento da cidade. 

Os principais temas a serem trabalhados serão escolhidos com a participação ampla de lideranças e da sociedade, por meio de reuniões, oficinas de trabalho e consultas online à população. O trabalho será realizado em quatro fases: 

  1. ONDE ESTAMOS E ONDE PODEMOS CHEGAR?

Diagnóstico e prognóstico da cidade, incluindo análise comparativa de indicadores socioeconômicos nos últimos 10 anos, entrevistas individuais com pessoas chave, reuniões temáticas, mapeamento das grandes iniciativas e planos, busca por exemplos de sucesso de outras cidades em diversos temas e, finalmente, a análise de tendências e incertezas que poderão impactar o futuro da cidade.

  1. AONDE QUEREMOS CHEGAR?

Definição de uma visão de futuro para a cidade em 2040 e para os temas mais relevantes, cada um com suas estratégias e metas.

  1. COMO VAMOS CHEGAR LÁ?

Estruturação de um conjunto de Projetos Estratégicos, com capacitação das equipes de gerenciamento e monitoramento, além da instituição de um modelo de governança e gestão público-privado do Plano Estratégico que garanta a sua continuidade e disciplina de execução.

  1. INTERAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Criação de um grupo de acompanhamento do projeto, realização de pesquisas online junto à população, desenvolvimento de um site Londrina 2040 para interação com a sociedade e diversas estratégias de mobilização dos londrinenses ao longo do projeto.

QUAL O OBJETIVO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LONDRINA 2040?

O Planejamento Estratégico Londrina 2040 temos seguintes objetivos:

  • Pensar e construir conjuntamente o futuro de Londrina para os próximos 20 anos;
  • Construir coesão, consenso e colaboração sistemática entre o setor privado, poder público e sociedade em torno de objetivos comuns e metas de longo prazo para a cidade como forma de evitar descontinuidades e dispersão de esforços; e
  • Desenvolver uma capacidade de gestão estratégica interna na Prefeitura, visando a redução de riscos de descontinuidades administrativas e de improvisos, além de produzir ais entregas e resultados para a sociedade londrinense.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LONDRINA 2040?

  • Formulação de uma visão de futuro compartilhada e de um projeto de desenvolvimento de longo prazo;
  • Potencialização da atratividade econômica de Londrina, mediante atuação nos fatores de competitividade;
  • Construção conjunta de convergência e integração de iniciativas e recursos públicos e privados, com governança público-privada orientada a resultados; e
  • Melhoria da alocação e qualidade do gasto público, com aumento da capacidade de execução das políticas públicas.

 

Saiba mais: Masterplan Londrina 2040

 

PRODUTOS

 

Bloco 1. Onde estamos?

PLANO DE TRABALHO

INVENTÁRIO DE INICIATIVAS E PLANOS

LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ATUAL

PESQUISA QUALITATIVA

BENCHMARKING

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E INCERTEZAS

 

Bloco 2. Aonde queremos chegar?

ELABORAÇÃO DE VISÃO DE FUTURO SÍNTESE

DIRECIONADORES ESTRATÉGICOS

OFICINAS DE TRABALHO

INDICAÇÕES PARA O DESENHO URBANO CONCEITUAL

 

Bloco 3. Como vamos chegar lá?

ELABORAÇÃO DE CARTEIRA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS

DETALHAMENTO DE PROJETOS

MODELO DE GOVERNANÇA DO PLANO ESTRATÉGICO

MODELO DE GOVERNANÇA DOS PROJETOS

DOCUMENTO FINAL MASTERPLAN LONDRINA 2040

 

Bloco 4. Interação e mobilização social para o projeto

ATA DE REGISTRO

Fim do conteúdo da página