Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Retomada da economia de Londrina conta agora com site exclusivo
Início do conteúdo da página

Retomada da economia de Londrina conta agora com site exclusivo

  • Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 09h12
  • Acessos: 113
imagem sem descrição.

São dez serviços à disposição de empreendedores, inclusive acesso a empréstimos, e para quem busca de recolocação no mercado de trabalho

 

Agora basta clicar no www.retomadalondrina.com.br para conhecer as opções de empréstimo disponibilizadas pelo próprio Município ou para se ter acesso, individualmente, a vagas de emprego. A Prefeitura de Londrina, por meio da Codel, o Sebrae Paraná e o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial lançaram hoje (23) a ferramenta oficial do Plano de Retomada da Economia. Contratado pela prefeitura junto ao Sebrae, o Plano levantou informações detalhadas sobre os impactos do Covid-19 na cidade e propõe contemplar principalmente micro e pequenos empresários atingidos pelos efeitos da pandemia ou aqueles que buscam colocação no mercado de trabalho.

 

Ao todo, são dez serviços ou programas disponibilizados pelo site, que oferecem desde informação sobre linhas de crédito até pesquisas de mercado, importantes para a abertura ou remodelagem de negócios. O trabalho começou em outubro de 2020 com o diagnóstico dos efeitos da pandemia em diversos setores da economia londrinense. Na sequência, foram definidas ações articuladas em várias frentes para o enfrentamento dos problemas. A metodologia e a estruturação do plano de ação com foco na retomada foram conduzidas pelo Sebrae/PR.

 

As soluções apresentadas passam pelo estímulo ao empreendedorismo, fomento ao associativismo, capacitação e orientação empresarial, qualificação e reinserção profissional, incentivo às compras locais, participação dos pequenos negócios nas compras públicas, retomada das atividades do setor de turismo e eventos, apoio no acesso a crédito, transformação digital e benefícios fiscais.

 

sebrae site retomada da economia VH 2O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, lembra que o plano de ação com foco na retomada da economia foi desenhado a partir do “estrago’ que a pandemia causou nos negócios da cidade, especialmente no início da crise. Muitas empresas viram o faturamento cair drasticamente, precisaram demitir funcionários e até encerrar as atividades. “O plano foi desenhado para que a retomada ocorra de maneira rápida com a participação do poder público e iniciativa privada”, afirma. Já foram disponibilizadas, por exemplo, 351 cartas de crédito da linha de financiamento negociada pela Codel junto à cooperativa Garantinorte, que somam quase R$ 15 milhões de reais. 

 

sebrae site retomada da economia VH 3

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório, o site do Plano de Retomada da Economia traz várias soluções para apoiar os empresários na gestão dos negócios, inclusive na área de transformação digital. “Tem informações e serviços importantes tanto para empresários, como futuros empreendedores e pessoas que buscam a reinserção no mercado de trabalho”, afirma.

 

Para cada um dos projetos o londrinense encontrará caminhos que o levarão a oportunidades de mudança e crescimento. As empresas que acessarem o “Projeto Sistema Integrado de Capacitação e Orientação Empresarial”, por exemplo, vão encontrar na página acesso ao Programa de Recuperação de Pequenas Empresas (Recupere), disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae/PR, além de toda a agenda de capacitações oferecidas pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

 

Já os trabalhadores que perderam seus empregos na pandemia terão acesso, na aba “Qualificação e reinserção profissional”, a opções de cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Senac e Senai, com foco na reinserção no mercado de trabalho.

 

Quem enxerga no momento atual uma oportunidade para empreender também vai se deparar com orientações no site. Na aba “Estímulo ao empreendedorismo”, futuros empreendedores têm acesso a uma pesquisa inédita encomendada pelo Sebrae/PR sobre o “Consumo e Carências de Mercado em Londrina”, que identifica os hábitos de consumo e levanta possíveis carências nas áreas de comércio e serviços da cidade. Além disso, a página aponta uma série de conteúdos e serviços de apoio aos empreendedores para que iniciem um novo negócio com planejamento e segurança.

 

 

Texto: Sebrae Paraná e Assessoria de Comunicação da Codel.

registrado em:
Fim do conteúdo da página