Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Projeto de modernização da Sergipe será apresentado no webinar Cidades Digitais
Início do conteúdo da página

Projeto de modernização da Sergipe será apresentado no webinar Cidades Digitais

  • Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 08h37
  • Acessos: 139
imagem sem descrição.

Encontro virtual será nesta terça-feira (27), com participação de gestores públicos da região e especialistas em cidades inteligentes

 

A Prefeitura de Londrina participa, nesta terça-feira (27), às 10h, do webinar da Rede Cidade Digital (RCD). O encontro virtual vai reunir prefeitos, gestores e especialistas para discutir e apresentar tecnologias implementadas nos municípios voltadas à modernização dos serviços públicos.

 

Na ocasião, o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira, levará o projeto Rua Inteligente, que está sendo aplicado na Rua Sergipe, região central. Também vão participar os prefeitos de Cambé, Conrado Scheller; de Apucarana, Junior da Femac; e de Ibiporã, José Maria Ferreira.

 

As inscrições para o webinar são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades e universidades e devem ser feitas pelo site http://sympla.com.br/rcd.

 

O projeto na Rua Sergipe é resultado de um convênio firmado este ano pela Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI); com intermediação da deputada federal Luísa Canziani.

 

Por meio dessa iniciativa, a Sergipe recebeu semáforos inteligentes, instalados em abril. Os equipamentos possuem sensores que detectam a quantidade de veículos em deslocamento e, com isso, podem aumentar ou reduzir automaticamente o tempo do sinal verde nos corredores mais congestionados.

 

Webinar Cidades Digitais div 1

Além dos semáforos, foram instaladas luminárias com tecnologia de dimerização, que permite o controle da intensidade da iluminação, câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos.

 

Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, todos os equipamentos foram instalados e entraram na fase de testes. “Já temos o Centro de Operações, com todos os displays instalados, mas como são tecnologias novas, estamos testando para que dê tudo certo na inauguração. Além de Londrina, Foz e Petrolina firmaram projetos similares, porém o de Londrina será inédito na aplicação tecnologia 5G. Seremos a primeira cidade a disponibilizar infraestrutura pública para essa rede, beneficiando os comerciantes e clientes”, detalhou.

 

O webinar também contará com a participação de especialistas, como o professor Rodolfo Miranda de Barros, do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina (UEL); o diretor comercial da Bright Cities, Fernando Baseggio; o gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, Sedi Zanella; a especialista em Negócios do Setor Público e Parcerias da ClipEscola, Patrícia Aquino; e da Sigma Telecom, Alfredo Gobbato.

 

O evento será totalmente on-line e é uma realização da Rede Cidade Digital, em parceria com S. Clara Comunicação, ClipEscola, Sigma Telecom, Furukawa, IPM Sistemas e Bright Cities. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp (41) 3015-6812 ou pelo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria da Rede Cidade Digital (RCD), pelo telefone (41) 3015-6812.

 

 

Texto: Juliana Gonçalves, com informações da assessoria de imprensa da RCD.

registrado em:
Fim do conteúdo da página