Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Londrina terá projeto-piloto de internet 5G na área rural
Início do conteúdo da página

Londrina terá projeto-piloto de internet 5G na área rural

  • Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 11h37
  • Acessos: 219
imagem sem descrição.

Uso de novas tecnologias visa melhorar a conectividade, aumentar produtividade e difundir conhecimento entre o setor produtivo

 

Londrina será uma das primeiras cidades brasileiras a contar com a tecnologia 5G. O município foi selecionado pelo Ministério das Comunicações para fazer parte de um projeto-piloto que contemplará, ao todo, 20 localidades de diferentes regiões do país. Por meio da ação, a metrópole norte-paranaense receberá a implantação de modernas infraestruturas, destinadas a melhorar a conectividade em suas áreas rurais. A previsão é que as torres de telefonia 5G sejam instaladas no segundo semestre deste ano.

 

A deputada federal Luísa Canziani foi a responsável por articular a inclusão de Londrina na iniciativa. Em 2019, ela já havia intermediado, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a implantação do primeiro Polo de Inovação Agro do Brasil no município. Nos próximos dias, Canziani participará de reuniões com as equipes dos ministérios da Agricultura e Comunicações para definir detalhes do projeto-piloto, incluindo as especificações técnicas e locais para a implantação das tecnologias.

 

“Londrina sempre foi conhecida como uma cidade de vanguarda, contando com um agronegócio forte e institutos de pesquisa como a Embrapa Soja e o Iapar. Além disso, a cidade tem um perfil inovador e possui um ecossistema de inovação bem estruturado. Por isso, trabalhamos muito para incluir Londrina nesse projeto-piloto, que vai trazer muito mais inovação aos produtores rurais e levar nossa produção agropecuária a outro patamar”, destacou a deputada federal.

 

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, frisou que as áreas de inovação e tecnologia são prioritárias para a atual administração, e afirmou que o Município acompanhará ativamente a implantação da iniciativa. “O projeto-piloto de 5G é uma iniciativa pioneira, que vai trazer ainda mais produtividade e eficiência ao nosso setor agropecuário. Além de uma conectividade muito melhor, essa tecnologia permitirá que os desenvolvedores locais criem produtos mais avançados. Com isso, Londrina fortalece ainda mais o seu ecossistema de inovação”, pontuou.

 

Benefícios – Segundo o estudo “Cenários e Perspectivas da Conectividade para o Agro”, desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a ampliação da conectividade no campo pode proporcionar consideráveis vantagens e ganhos ao setor agropecuário brasileiro.

 

Entre outros benefícios, a garantia da conectividade em áreas rurais possibilita a maior produtividade, o aumento da geração de riqueza e a difusão do conhecimento, com oportunidades de capacitação técnica para pequenos e médios produtores.

 

 

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, pelo telefone (43) 3372-4003.

registrado em:
Fim do conteúdo da página