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Audiência debateu trabalho, emprego, desenvolvimento, segurança pública e habitação

  • Publicado: Terça, 18 de Maio de 2021, 10h39
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Último encontro virtual do Plano Plurianual foi realizado nesta quinta-feira (13); população tem até o dia 28 de maio para enviar sugestões

 

Foi realizada, na quinta-feira (13), a sexta e última audiência pública virtual referente ao Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. Organizado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), o encontro discutiu políticas públicas para as áreas de trabalho e emprego, desenvolvimento, segurança pública e habitação. Participaram da reunião os secretários municipais do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, e de Defesa Social, Pedro Ramos; e os presidentes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, e da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Luiz Cândido de Oliveira.

 

A reunião foi transmitida, ao vivo, pelos perfis do Município nas redes sociais, e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Instagram. Na página de Facebook da Prefeitura, a audiência foi vista 1,1 mil vezes e recebeu 122 comentários. No Instagram, a transmissão foi acessada 1.160 vezes.

 

PPA 13 05 Trabalho ED 1

Trabalho, Emprego e Renda – Em sua fala, o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Gustavo Santos, prestou contas sobre as atividades desenvolvidas pela pasta desde 2017. Santos destacou, entre outros avanços, a considerável ampliação de atendimentos e oferta de novos serviços pela SMTER; a informatização da maioria das atividades do órgão e o uso de ferramentas como o WhatsApp e as redes sociais, que facilitaram o acesso para a população; e a ampliação do microcrédito orientado, cujos valores concedidos foram de R$ 250 mil em 2018 para R$ 2,2 milhões em 2020, tendo atendido cerca de 300 microempreendedores individuais (MEIs).

 

Além disso, a pasta promoveu cursos de qualificação profissional de costureiras nos distritos rurais de Guaravera e Lerroville; assumiu as atividades da Sala do Empreendedor, tendo ampliado o número de agentes de crédito de dois para quatro; intermediou processos de contratação conduzidos por grandes empresas; e estruturou parcerias com diversas instituições e órgãos como o Governo Estadual, Acil, Sicoob, Sebrae e Senai.

 

“Procuramos intensificar bastante as nossas atividades. Nossa média anual é de 80 mil atendimentos e, na atual gestão, mais de 700 empresas realizaram contratações através da Secretaria do Trabalho. Para o futuro, nossos planos incluem ações voltadas a ampliar a oferta de cursos de capacitação profissional, a implementação de um sistema inteligente de intermediação de vagas e o desenvolvimento da nossa rede de parcerias”, frisou o secretário do Trabalho, Emprego e Renda.

 

Quem desejar contatar a SMTER pode fazê-lo através do telefone (43) 3373-5700 ou da página do órgão no Facebook. Além disso, a pasta conta com uma página repleta de informações no portal da Prefeitura (clique aqui para acessar).

 

PPA 13 05 Codel ED 1

Desenvolvimento – O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, destacou alguns dos principais avanços do órgão na atual gestão. Entre eles, estão as obras de implantação da Cidade Industrial de Londrina (CILON), com investimento de quase R$ 24 milhões; a atração de grandes empresas para a cidade, como a TCS, a Atlas Schindler, e os supermercados Verona e Angeloni; a instalação da J. Macêdo no município, com investimento de R$ 500 milhões; e a finalização do Centro de Inovação de Londrina (Tecnocentro), que contribuirá para o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da cidade.

 

A Codel também tem participado de importantes ações como a modernização do Aeroporto de Londrina, o incentivo ao turismo no município e a articulação do Fundo Garantidor, que destinou R$ 50 milhões em microcrédito para MEIs londrinenses.

 

“Continuaremos trabalhando para atrair indústrias, investimentos e desenvolvimento para a cidade, reforçando também os setores de serviços e comércio. Aproveito a oportunidade para convidar a população para participar do Masterplan, uma importante ferramenta de planejamento que ajudará a construir a Londrina do futuro”, afirmou Ubiratan.

 

O contato com o Instituto pode ser feito pelos telefones (43) 3379-2300 ou 3379-2322. Para acessar o site do Masterplan e enviar contribuições, clique aqui.

 

PPA 13 05 Guarda GM ED 1

Segurança Pública – Durante sua fala, o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, citou a implantação de importantes programas pela pasta, incluindo: o Plano de Segurança de Instalação (PSI), através do qual os agentes da Guarda Municipal (GM) avaliam os imóveis do Município e oferecem orientações de segurança aos gestores; a recuperação do sistema de videomonitoramento; e a instalação de 78 alarmes nas escolas municipais, através da iniciativa “Monitorar e Proteger”, que reduziu a incidência de ocorrências como vandalismo e furtos em 84%.

 

Ramos ressaltou, também, a reestruturação efetuada junto à Guarda Municipal, com a compra de mais de 40 viaturas (sendo 21 aquisições somente em 2020) e fardamento novo para os agentes. Além disso, a Secretaria de Defesa Social também é responsável pelas ações da Defesa Civil que, entre outras atividades, realizou levantamentos e ações de prevenção e vistorias em todas as regiões de Londrina, evitando transtornos e riscos à população.

 

“A nossa mais importante conquista é a aproximação da Guarda Municipal com a população. Temos importantes serviços como a Patrulha Rural, que atende os distritos e patrimônios; e a Patrulha Maria da Penha, que protege as mulheres vítimas de violência, e cujos atendimentos aumentaram 250% desde 2017. É preciso destacar, também, o importantíssimo papel desempenhado pelos agentes da Guarda durante a pandemia, fiscalizando, orientando e auxiliando a população com todo o respeito e carinho. Somente no último ano, foram atendidas 12 mil ocorrências nesse sentido”, pontuou.

 

O contato com a Secretaria Municipal de Defesa Social pode ser feito pelos telefones (43) 3372-4662 ou 153 (Guarda Municipal).

 

PPA 13 05 Cohab ED 2

Habitação – O presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido Oliveira, explicou que o Município enfrenta problemas antigos no setor habitacional. Por isso, desde 2017, a atual gestão tem feito esforços para encontrar alternativas voltadas a atender as 56 mil pessoas cadastradas junto ao órgão.

 

Oliveira mencionou, entre outras ações, a entrega de 331 lotes urbanizados até o fim deste mês; a regularização fundiária em áreas de propriedade do Município, que beneficiará 2 mil famílias; o estabelecimento de parcerias com empresas privadas para construção de imóveis, apartamentos e casas para famílias de baixa renda; e a adesão da Prefeitura a programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Casa Verde e Amarela.

 

“Seguiremos nos dedicando o máximo possível para proporcionar o acesso à moradia para a população de baixa renda. Durante os próximos quatro anos, vamos entregar um total de 6.700 unidades habitacionais. Além disso, estamos firmando parcerias com o Governo Estadual e outros órgãos. Entre essas iniciativas, está a construção de um condomínio voltado para a população idosa e um novo empreendimento com 643 casas populares”, elencou.

 

Quem desejar entrar em contato com a Cohab pode telefonar para (43) 3325-2233 ou enviar uma mensagem por meio do formulário de contato.

 

Participação popular – O Plano Plurianual é construído coletivamente, e a participação dos cidadãos é essencial para apontar as ações e políticas prioritárias da administração municipal nos próximos quatro anos. Além da realização de audiências públicas, o Município disponibiliza um formulário on-line em que todos os londrinenses podem inserir suas sugestões para a cidade (clique aqui para acessar). O preenchimento deve ser realizado até o dia 28 de maio.

 

Na mesma página do documento, é possível acessar as gravações das reuniões anteriores.

 

Presente à audiência de ontem (13), o vice-prefeito João Mendonça reforçou a importância da comunidade para a elaboração do PPA. “É uma forma de a sociedade colocar suas reivindicações e contribuir ativamente para a condução dos rumos da cidade”, disse.

 

PPA 13 5 Darling ED 2A diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Darling Maffato, pediu a toda a população que compartilhe os links do formulário e das audiências públicas com seus parentes e conhecidos. “Além do formulário eletrônico disponível no portal da Prefeitura, as sugestões podem ser feitas por escrito e entregues em qualquer prédio municipal, incluindo os 57 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”, lembrou.

 

Texto Ulisses Sawczuk

 

 

 

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