Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > MasterPlan chega aos gabinetes da administração municipal
Início do conteúdo da página

MasterPlan chega aos gabinetes da administração municipal

  • Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 14h14
  • Acessos: 72
imagem sem descrição.

O planejamento da cidade para os próximos vinte anos ouvirá agora os servidores, que são quem mais entende de gestão

 

Planejamento estratégico da cidade para médio e longo prazo, o MasterPlan, aguardado por Londrina há décadas e iniciado em outubro de 2020, chega agora à fase em que servidores municipais começam a colaborar com sugestões e posicionamentos técnicos. Nesta segunda-feira, uma reunião alinhavou com o time de secretários municipais como se dará a sincronização das equipes com a empresa licitada para execução do MasterPlan, cujos trabalhos já estão a pleno vapor. A primeira fase está praticamente concluída – foram coletados indicadores socioeconômicos e continuam as pesquisas qualitativas com lideranças.

 

Os gestores e servidores públicos formam um dos três pilares que integram o arcabouço do projeto; os outros dois são as lideranças representativas e a sociedade organizada de um lado; e, de outro, os londrinenses de forma geral, que ainda serão ouvidos através das mídias sociais.

 

A etapa dentro da prefeitura começa ainda esta semana com questionários e um Plano de Trabalho detalhado com cronograma das atividades e gestão dos produtos a serem entregues ao município. Também serão identificados os principais desafios e gargalos já trabalhados nas iniciativas e projetos em andamento na administração pública, para elaboração de um inventário de ações, assim como a análise de tendências e incertezas que poderão impactar o desenvolvimento local.

 

Master Plan reuniao auditorio ED 1

 

O prefeito Marcelo Belinati avalia que o formato participativo do MasterPlan traduz uma postura de respeito. “Ouvir dos profissionais que pensam e executam a rotina da cidade quais são os anseios individuais e ideias ainda nem colocadas no papel atesta o compromisso da administração com a vivência e o conhecimento técnico”, disse o prefeito. Já Bruno Ubiratan, presidente da Codel, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina, lembrou que os governos e cidades que já executaram um planejamento tão criterioso como o MasterPlan avançam a passos largos em direção às metas estabelecidas. Darling Maffato, diretora da Secretaria de Planejamento e Orçamento, resumiu de forma contundente a importância do estudo. “Se não temos uma visão do futuro fica difícil elaborar o Plano Plurianual para quatro anos, que, por sua vez, dificulta a construção dos orçamentos anuais. Realizar o futuro precisa começar hoje”, disse.

 

Meta – O objetivo do MasterPlan é pensar e construir o futuro de Londrina para os próximos 20 anos, com foco em uma cidade mais desenvolvida e sustentável. Por meio do consenso e da colaboração dos mais diversos participantes do poder público e da sociedade, serão traçadas metas e diretrizes em torno de objetivos comuns de curto, médio e longo prazo. A intenção é que, com um Plano Estratégico, o município de Londrina consiga colocar em prática um modelo público-privado de gestão para o futuro, que reduza os riscos de descontinuidades administrativas e de improvisos e assim produza mais resultados positivos para toda sociedade londrinense.

 

Texto Carla Sehn

registrado em:
Fim do conteúdo da página