Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro

  • Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 16h45
  • Acessos: 47
imagem sem descrição.

Apenas outras duas cidades do Paraná, Curitiba e Foz do Iguaçu, possuem o selo A de turismo

 

A cidade de Londrina conquistou o nível máximo (categoria A) no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta elaborada pelo Ministério do Turismo (MTur) que identifica o desempenho da economia no setor. O certificado  foi entregue na manhã desta quarta-feira pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, e pelo o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. A solenidade foi realizada no Hub de Inovação do Turismo de Londrina, localizado no Boulevard Londrina Shopping.

 

No Paraná, entre os 217 municípios classificados pelo Ministério do Turismo, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu também são categoria A. Desde 2013, o Mapa é elaborado dentro do Programa de Regionalização do Turismo do MTUr e possui atualizações bianuais. A última versão foi publicada em agosto de 2019 e pode ser conferida no portal www.mapa.turismo.gov.br. Ao todo, foram incluídas 2.694 cidades brasileiras, de 333 regiões turísticas. O mapa abrange outras quatro categorias e os requisitos e recomendações para os municípios integrarem o Mapa incluem possuir Conselho Municipal de Turismo ativo, ter orçamento próprio destinado ao turismo e comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo. Há também outros critérios pré-estabelecidos pelo MTur.

 

selo turismo V2O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, disse que Londrina deu um passo muito importante. “Agora Londrina passa a integrar o time seleto de turismo do Paraná e com isso pode acessar investimentos, financiamentos para novos empreendimentos e, mais do que isto, com a posse e divulgação deste selo classe A, há uma impacto ainda positivo que começa a circular em torno da cidade, favorecendo ainda mais o desenvolvimento do turismo”, afirmou. Ele também explicou que um dos critérios que leva uma cidade a conquistar esta categoria é o número de estabelecimentos comerciais e turísticos da cidade, como hotéis, bares, restaurantes e shoppings.“ 

 

selo turismo V3

Para o prefeito Marcelo Belinati, a conquista do Selo A de Turismo é resultado direto do árduo trabalho que tem sido executado em conjunto pelo poder público, somando Prefeitura e governo estadual, entidades e empresas do setor. “Londrina sempre teve um grande potencial e precisava apenas se organizar, ter a parceria do poder público. E hoje, Londrina está vivendo um grande momento neste sentido, com o tripé da industrialização, desburocratização e turismo de negócios. Estamos recebendo grandes empresas, o que não acontecia há muitos anos. Geramos um grupo de trabalho para captação de eventos, pois movimenta a economia, gerando empregos e renda. Esse ecossistema, essa união está sendo extremamente importante, e temos que dar um salto ainda maior”, explicou.

 

Ainda na solenidade, Marcelo destacou que todos os investimentos que a Prefeitura tem executado, com obras e melhorias em todas as regiões da cidade, são possíveis graças ao planejamento para recuperação da economia local. “A economia precisa crescer, e um dos caminhos para isso acontecer é o turismo. Não tem que venha a Londrina e não saia apaixonado pela cidade, Londrina é uma referência, uma cidade maravilhosa, e o cidadão está resgatando esse orgulho que estava meio adormecido. Esse selo mostra exatamente isso, e vai colocar Londrina em outro patamar, no primeiro lugar de qualidade para atrair o turismo para nossa cidade”, ressaltou.  

 

selo turismo V4

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, comemorou a entrega do certificado e disse que o selo é muito importante para o desenvolvimento da cidade. “Londrina agora está no radar do turismo do Paraná e do Brasil e isso vais nos ajudar a captar verbas para o setor e atrair mais eventos. Nós tivemos muitos avanços no turismo desde 2017 e agora estamos tendo o reconhecimento do trabalho desenvolvido aqui”, expôs.  

 

A solenidade de entrega do Selo A de Turismo para Londrina contou também com a participação do vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Leandro Henrique Magalhães, a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya, a presidente do Conselho Administrativo do Londrina Convention, Daiana Bisognin Lopes, o deputado estadual Cobra Repórter, os vereadores Jairo Tamura, Ailton Nantes e Amauri Cardoso, o ex-deputado federal Alex Canziani, entre outras lideranças locais e estaduais, representantes de entidades do turismo local e regional.

 

 

 

Dayane Albuquerque
Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página