Turismo
"Turismo de Eventos e Negócios", esta é a categoria de turismo que movimenta a economia de Londrina de forma expressiva. Sendo cerca de 50 setores da economia que são movimentados direta e indiretamente, tais como: transporte, hospedagem, alimentação, receptivo, recreação e entretenimento, entre outros.
Londrina é uma cidade criativa, de destaque no país em muitas frentes. Temos cerca de 20 instituições de ensino, parque tecnológico, centros de pesquisa que são referências mundiais, um IDH considerado alto e boa relação custo benefício para se viver.
Nossa economia, fortemente solidificada no agronegócio, caminha a passos largos para a economia dos serviços, cujos ativos são destacados pelas áreas da inovação, dos festivais artísticos/culturais, do turismo de eventos e negócios, entre outros.
Este último nicho, em especial, merece reflexão. Londrina tem cerca de 7 mil leitos, gastronomia diversificada, aeroporto dentro da cidade. Conta com uma rede hoteleira diversificada e de alta qualidade, com hotéis de redes nacionais e internacionais.
Londrina é reconhecida por sua hospitalidade e potencial turístico. A cidade oferece diversidade aos turistas, que podem dividir o tempo entre programas culturais, compras, esportivos, turismo rural, entre outros.
Seguem alguns indicadores que destacam Londrina como um polo econômico e atrativo:
- 4ª maior cidade do sul do Brasil com 553.393 habitantes (estimativa do IBGE 2017);
- 2ª maior cidade do Estado;
- 5ª melhor cidade do Brasil para investimentos e considerada a próxima geração de grandes cidades comerciais dos país, segundo a Rotterdam Week;
- 34° cidade em potencial de consumo no Brasil e é responsável por 7% do poder de compra de Estado do Paraná;
- Sede de uma região metropolitana que congrega 16 cidades, totalizando mais de 1 milhão de habitantes;
- Centro Nacional de Medicina e Odontologia;
- Conhecida internacionalmente pela pesquisa e tecnologia no agronegócio;
- Londrina Cidade Genial, devido a sua importância na tecnologia da informação e comunicação;
- Alíquota de ISSQN para eventos técnico-científicos de 2%.