Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Galeria de imagens > Galeria de imagens - Pontos Turísticos > Biblioteca Pública Municipal
Início do conteúdo da página

Biblioteca Pública Municipal

Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 16h11 | Acessos: 1261
Foto: Wilson Vieira
Foto da Biblioteca Pública Municipal
Foto da Biblioteca Pública Municipal

Criada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (BPML) foi somente inaugurada em 04 de setembro de 1951. Recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114 de 1974.

Depois de ter suas instalações transferidas para diversos locais, a Biblioteca Pública, a partir de 1984, passou a funcionar no prédio do antigo Fórum, cedido pelo governo estadual, onde permanece atualmente. Esta mudança proporcionou a criação da Biblioteca Infantil Municipal de Londrina, do Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum), além de oferecer melhores condições de atendimento ao usuário.


Histórico-Culturais

A Biblioteca Pública possui um acervo variado destinado à consulta do público em geral. Entre os serviços prestados destacam-se: o empréstimo domiciliar; a disponibilidade de computadores para realização de pesquisas na internet; o setor de Difusão Cultural responsável pela promoção de eventos; a Sala Londrina - Paraná que possui um acervo sobre a história local; a Biblioteca Infantil que reune uma coleção voltada ao atendimento de crianças em suas pesquisas escolares e literatura (livros e gibis). Tem também 42 Bibliotecas Sucursais distribuídas em escolas municipais tanto na zona rural quanto urbana, sendo o atendimento aberto à comunidade.
 
A Biblioteca Pública destaca-se ainda pela prestação do serviço de informação utilitária que consiste no Mural de Empregos que reune informações sobre ofertas de empregos na cidade e região.

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00
Sábado: 08h00 às 13h00

Av. Rio de Janeiro, 1278 Centro - CEP: 86010-150
Telefones: (43) 3356-4193
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página