Você está aqui: Página inicial

Rurais

Última atualização em Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 14h58 | Acessos: 5716

Salto do Apucaraninha

Foto do Salto ApucaraninhaEstá localizado na região sul de Londrina, a cerca de 80 Km do centro da cidade, dentro da reserva Apucaraninha, dos Índios Kaingang. O Salto do Apucaraninha é uma queda d'água com 116 metros de altura. O local é perfeito para ser visitado em um final de semana.

Para visitar o Salto do Apucaraninha é preciso solicitar autorização à FUNAI, e para chegar até lá basta seguir a PR 445 até o trevo do distrito de Lerroville, distante cerca de 03 km. Do distrito, segue-se uma estrada vicinal no fim da principal avenida. O trecho final da estrada é pavimentado.
Já na área do salto, passeie pela Usina e veja as turbinas, conhecendo assim mais um pouco da história de Londrina (a primeira turbina foi inaugurada em torno de 1949).

Logo abaixo há uma outra estrada que leva até o rio Tibagi, que faz a divisa dos municípios de Londrina e São Jerônimo da Serra.

Há ainda outra cachoeira com cerca de 10 m de altura. Embora não seja tão impressionante quanto o salto, a cascata chama a atenção pela beleza.

Distrito de Lerrovile

Reserva Indígena do Apucaraninha

Reserva Indígena com 5.574 hectares de área, onde abriga atualmente 240 famílias e aproximadamente 1.200 indígenas. Cultivam aproximadamente 75 hectares de arroz, 60 hectares de feijão e 200 hectares de milho, além do plantio de hortas, eucalipto e palmito pupunha.
Produzem cestos, cesto de frutas, cestas de carregar pão, arco e flecha. Sua comercialização é feita nas próprias casas dos indígenas. A visitação e permitida mediante autorização da FUNAI - Fundação Nacional do índio.

O acesso é feito pela Rodovia Celso Garcia (PR-445), por 52 km até o Distrito de Lerroville e daí em diante 28 km sem pavimentação até a reserva.

Parque Municipal do Tibagi

Localizado na Bacia Hidrográfica do Tibagi e com uma área de 30 hectares que vai do final da Estrada do Limoeiro (região leste) à foz do Rio Três Bocas, foi criado o Parque Municipal do Tibagi. Localiza-se a 15 km da sede do município, Estrada do Limoeiro.

registrado em: ,