Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeito Marcelo recebe empresários indianos interessados em investir em Londrina

• Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 13h23

Três gestores dos setores de fármaco, agricultura e vestuário da Índia cumpriram uma agenda de compromissos ontem (23), em Londrina

Na terça-feira (23), três empresários que representam os setores de fármaco, agricultura e vestuário da Índia estiveram em Londrina para conhecer mais sobre a cidade. Eles cumpriram uma agenda de compromissos que envolveu encontro com liderança do Estado, visitas técnicas em indústrias da cidade, apresentações sobre o Ecossistema de Inovação de Londrina e reunião com o prefeito Marcelo Belinati, em seu gabinete. Esse networking internacional foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), com apoio da direção local da TCS, multinacional indiana da área de tecnologia.

O empresários indianos que visitaram Londrina e foram recebidos pelo prefeito são: Puneet Gautam, diretor presidente da Coromandel no Brasil; Manish Kumar Singh, diretor geral da Latam Wockhardt; Manik Jaspal, fundador da Moda Índia e Turshar Parikh, CEO da TCS. O presidente da Codel, Alex Canziani, acompanhou a comitiva durante todo o dia. “Eles saíram encantados com a cidade, com a potência de Londrina, a infraestrutura e o potencial das empresas que eles visitaram. Vieram buscar oportunidades e encontraram, tiveram o apoio do município e o respaldo do governo do Estado”, afirmou.

Pela manhã, a comitiva indiana esteve no HUB de Inteligência Artificial do Senai, onde acompanharam duas apresentações. A primeira, do Senai, com dados técnicos sobre o Paraná, e outra, da Codel, com informações sobre Londrina. O ponto alto desse meeting foi com o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, que por vídeo, ouviu o interesse de cada um dos três empresários. Entre uma fala e outro dos indianos, Bekin enfatizou os resultados obtidos pelo Estado através de incentivos e se comprometeu com as propostas apresentadas. “Nos últimos quatro anos, o Paraná trouxe R$ 180 bilhões em investimentos privados dentro do Estado. Todos os benefícios garantidos a vocês serão cumpridos e não vai haver mudança ao longo do tempo”, disse.

“Londrina é um dos melhores lugares pra se investir. Tem bom ambiente político e empresarial, além de bom IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O Paraná respeita o empresário que quer investir e vamos até o limite pra que vocês invistam aqui”, acrescentou o presidente da Invest Paraná, na reunião por videoconferência.

Durante a tarde, os indianos visitaram algumas empresas da cidade, dentre elas a Adama, Dechra, Ângelus e Hakme, e outro polo do Senai. Depois, se dirigiram até a Prefeitura para um encontro com o prefeito Marcelo Belinati.

Na reunião, o prefeito trouxe pontos relevantes pra quem quer instalar indústria na cidade. “Londrina fica num ponto estratégico próximo a São Paulo, Rio de Janeiro, perto do Mato Grosso do Sul e é entrada de acesso pro Sul do país”, destacou.

Marcelo lembrou que a TCS é um dos cinco maiores empregadores de Londrina, com cerca de 1.700 colaboradores e buscam a liderança desse ranking pro ano que vem. “Seja a área que for, vamos fazer a nossa parte qualificando profissionais da maneira mais rápida. Vamos primeiro saber o que o empresário precisa, pra daí sim, a gente buscar o caminho”, enfatizou.

Acompanhando a reunião no gabinete, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, complementou a fala do prefeito quanto as ações de profissionalização da cidade, em especial na área de TI. “Lançamos esse ano o programa Empregatech e já temos garantido a segunda edição para início do ano que vem”, revelou. Moreira ainda pontuou outras ações, como o Letramento Digital para estudantes da rede municipal e parcerias com a secretaria do Trabalho e o Senai.

Cidadão Honorário

No encontro, o prefeito conferiu ao CEO da TCS, Tushar Parikh, o título de “Embaixador do Município de Londrina”. A proposta partiu do presidente da Codel, em reconhecimento aos relevantes projetos desenvolvidos na cidade. “A TCS é uma das maiores indústrias de Londrina, uma multinacional que gera milhares de empregos, e ver a disposição e o incentivo deles em querer ser a maior empregadora da cidade, é um orgulho pra todos nós londrinenses”, declarou o prefeito Marcelo Belinati.

Já Canziani enalteceu a relação do CEO da TCS com a cidade. “Tushar é tão apaixonado por Londrina que ele recomenda a cidade pra todos os amigos dele pra investirem na cidade, assim como ele já faz com a sua empresa”, comentou.

O homenageado ficou emocionado com o reconhecimento. “Estou muito feliz e não esperava. Agora, a responsabilidade com a cidade só aumenta e temos que crescer e gerar mais empregos”, prometeu Parikh.

Feedback indiano

O diretor local da TCS, Francisco Júnior, comentou que os indianos retornaram para o país natal empolgados com toda a experiência que tiveram em Londrina. Segundo Júnior, eles gostaram muito do engajamento do Ecossistema de Inovação da cidade.

Manik Jaspal, do setor do vestuário, disse que o envolvimento do Sistema S durante toda a agenda do dia foi essencial. Ele não sabia da importância do Sebrae com as startups e o Senai no desenvolvimento da mão de obra no Brasil. “Nunca tive a oportunidade de conhecer o Senai e saí daqui maravilhado”, disse.

Júnior também comentou a visão que eles tiveram tanto do prefeito quanto da equipe da Codel que os acompanhou durante as visitas técnicas. “Disseram que a Prefeitura trabalha muito pra gerar empregos e trazer novas oportunidades para a população, que nunca viram isso em outras cidades”, relatou.

Texto José Otávio Ereno