Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Festa Rural de Irerê traz atrações culturais e almoço típico neste fim de semana

• Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 16h49

Evento é patrocinado pela Prefeitura de Londrina; ingressos para o almoço de domingo (14) já estão à venda, pelo telefone (43) 99178-5720

Londrina terá mais uma Festa Rural neste fim de semana, dessa vez no distrito de Irerê. O evento será realizado sábado (13) e domingo (14), na praça da Igreja Matriz, com diversas atrações, incluindo música ao vivo, vendas de comidas e artesanato, além de um almoço típico, cavalgada, entre outras atividades para pessoas de todas as idades. A praça da sede do distrito fica na Rua Antônio Calheiros, 148.

O evento faz parte do projeto “Festa é Cultura”, realizado pela Corre Cultura com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O objetivo do projeto, que abrange três festas nos distritos Warta, Irerê e Maravilha, é resgatar as tradicionais festas rurais de Londrina, além de valorizar as comunidades destas localidades. A Festa Rural de Irerê conta com apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Instituto da Memória Caipira, Mixer Instrumentos, London Music, Rádio Clube FM, Codel e Comitiva Guairacá.

E na quarta-feira (10), o prefeito Marcelo Belinati e o vice-prefeito João Mendonça receberam o convite para prestigiarem a festa, diretamente pela coordenadora-geral do CORRE, Rose Andreia Castanho, acompanhados do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino.

Eles foram presenteados com doces caseiros, que foram produzidos pelos moradores de Irerê e serão comercializados no evento. “Fomos levar o convite, lembrando que o prefeito esteve na primeira festa, na Warta, e gostou muito, passou e participou bastante. Dessa vez, quem está com a presença confirmada na nossa abertura oficial é o vice-prefeito, João Mendonça, já que o prefeito estará um compromisso, fora da cidade”, explicou Castanho.

A coordenadora-geral do CORRE acrescentou que cada evento do projeto “Festa é Cultura” tem suas particularidades, principalmente por conta das tradições e a cultura de cada distrito. “Na festa de Irerê, teremos a cavalgada, além de um sorteio especial pelo Dia das Mães, mais o almoço típico no salão paroquial”, contou.

Em relação ao público, como Irerê já não recebe um evento como esse há muitos anos, os organizadores estimam um público de 2 a 3 mil pessoas, para os dois dias de festa. “Na Warta, chegamos a 4 mil visitantes, mas sabemos que Irerê é mais distante da área urbana, então estamos fazendo bastante divulgação nas proximidades. E a comunidade é bem engajada, está se envolvendo bastante”, contou a coordenadora.

De acordo com a coordenadora distrital de Irerê, Tânia Malaquias Ferreira, a comunidade está muita animada, trabalhando bastante e aguardando o público comparecer. Ela também destacou a importância de a Prefeitura incentivar as tradicionais festas rurais. “Sem o patrocínio e envolvimento do poder público, seria inviável a realização de um evento como este, que gera renda e incentiva o turismo para a própria comunidade londrinense”, destacou.

Para que o distrito receba os visitantes da melhor forma, a Prefeitura está realizando uma série de melhorias e manutenções, com enfoque na praça da sede de Irerê, como capina, roçagem, pintura, corte do mato e reparos diversos. Os serviços estão sendo executados por equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU).

E já estão à venda os convites para o almoço rural, que será servido no Dia das Mães, no salão paroquial da Igreja Matriz. O valor de cada convite é de R$ 35, sendo que crianças de até 7 anos não pagam. Além de desfrutar de um cardápio tipicamente rural, com porco no tacho, frango com polenta, arroz branco, mandioca e saladas, o público poderá curtir a música ao vivo do trio Simonides, Márcio e Jack Gaiteiro.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo WhatsApp (43) 99178-5720, e as vagas são limitadas. Parte da renda obtida com o almoço rural será destinada ao Centro de Educação Infantil São José, para benfeitorias na unidade.

Programação – A Festa Rural de Irerê inicia às 15h de sábado (13), quando as barracas começam a comercializar as comidas típicas e bebidas. No palco, animando os visitantes, estarão o DJ Edu Braçaroto, o DJ profissional mais jovem do país; Rian e Ramon; o trio Márcio, Simonídes e Jack Gaiteiro; Allan Oliveira; grupo Doce Veneno; mais a atração local Luiz Gustavo e Nicoly.

Domingo (14), a festa começa às 10h da manhã, com a saída da cavalgada conduzida pela Comitiva Guairacá e amigos. O trajeto percorrido terá cerca de 6km de extensão.

E as atrações no palco principal iniciam às 14h, com shows com o Coral Voz Viva, Black Singers, PS Brasil danças urbanas, Chico Viola e Denilson, Fabiano Assis e as atrações locais Matheus e Gabriel e Adão e Adelson. Celebrando o Dia das Mães, haverá sorteios de brindes e homenagens para as mães no palco principal, a partir das 14h e ao longo de todo o evento.

Texto Juliana Gonçalves