Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina apresenta o Calendário de Turismo de 2023

Londrina apresenta o Calendário de Turismo de 2023

• Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 12h58

Evento coroa o Dia Municipal do Turismo, comemorado na segunda-feira (8), e conta com atividades envolvendo gastronomia, esporte, artístico e cultura

A Prefeitura de Londrina lançou, na manhã desta sexta-feira (5), o Calendário de Turismo da cidade, em homenagem ao Dia Municipal do Turismo de Londrina, celebrado em 8 de maio. O calendário foi desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), por meio da Diretoria de Turismo, em parceria com entidades da sociedade civil organizada.

No lançamento do calendário, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, também assinou Termo de Cooperação Técnica junto com o Sebrae, para viabilizar e desenvolver na cidade o programa Agentes de Roteiros Turísticos. A iniciativa tem o objetivo de mapear, identificar e qualificar os roteiros da localidade. “Vamos continuar criando e inovando por uma Londrina cada vez melhor. Somos o maior município da região norte do Paraná e ainda temos muito para explorar. Que possamos ter uma região cada vez mais forte”, comentou.

O presidente da Codel, Alex Canziani, enfatizou que o projeto do Calendário de Turismo 2023 foi montado com o apoio de vários setores, e enfatizou que investir no turismo é a garantia, também, de geração de renda. “Todo o Trade de Turismo, as entidades que trabalham pelo turismo, hotéis bares e restaurantes e operadores de eventos, unidos e juntos do Sebrae, para a gente construir o que queremos para o futuro do turismo de Londrina. No Natal, tivemos um retorno financeiro fantástico comparado ao que investimos. O turismo gera emprego, gera renda e fortalece a economia como um todo”, concluiu.

O Dia Municipal do Turismo de Londrina foi instituído pela lei municipal n°13.275 de 2021, e resultado do projeto de lei de autoria do vereador Matheus Thum. “O turismo é o vendedor do grande produto que a gente tem, que se chama Londrina”, declarou Thum durante o evento.

Com base nessa legislação, a diretora de Turismo da Codel, Roberta Zulin, lembrou que esse é o segundo ano em que Londrina desenvolve o Calendário de Turismo. “O setor vem se recuperando depois de um período de paralisação provocado pela pandemia. E neste segundo ano, estamos mostrando a força e a união do turismo na cidade, com o envolvimento do poder público, iniciativa privada, entidades e sociedade civil. O calendário vem para consagrar”, pontuou.

O Calendário Turístico contempla atividades envolvendo gastronomia, esporte, artes e cultura; e está disponível neste link. A diretora de Turismo da Codel enfatizou que, apesar do lançamento ser uma ação simbólica dentro do mês em que se comemora o turismo municipal, a cidade conta com uma agenda ativa durante todo o ano. “O Calendário de Eventos do Município é atualizado constantemente pelo nosso setor com atividades de outras secretarias e órgãos municipais, como a Fundação de Esportes e Secretaria Municipal de Cultura”. Produtores de eventos e organizadores podem entrar em contato com a Codel para informar novas atrações e contribuir para que o portal seja atualizado.

E a presidente da Governança de Turismo, Maria Ângela Ferraz apresentou um projeto que propõem transformar Londrina em um DTI – Destino Turístico Inteligente. Para Ferraz, essa proposta colocaria Londrina num patamar competitivo e de referência, onde o turista passaria a ter experiências antes, durante e depois da sua estadia na cidade. “A ideia é que ele se beneficie não apenas com o objetivo pelo qual ele veio, mas que ele consiga aproveitar a cidade de outras formas, como um roteiro extra entre um compromisso de trabalho e outro”, explicou.

Homenagem na Câmara – Sendo o Dia do Turismo na segunda-feira (8), a Codel foi convidada a participar da sessão da Câmara Municipal de Londrina e apresentar um raio-x do turismo da cidade, com destaques, ações realizadas e projetos futuros.

Na plenária, Alex Canziani e Roberta Zulin destacaram a relevância dessa homenagem e agradeceram a vereadora Lú Oliveira pela solicitação e ao vereador Matheus Thum por ter proposta essa Lei Municipal. “O turismo impacta fortemente a economia. É importante celebrar essa data e colocar em ação tudo aquilo que queremos para o turismo de Londrina, que está cada vez mais forte e representativo”, concluiu Canziani.

Texto David Jônatas