Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Governanças de Santa Catarina conhecem estrutura do Ecossistema de Inovação de Londrina
Início do conteúdo da página

Governanças de Santa Catarina conhecem estrutura do Ecossistema de Inovação de Londrina

  • Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 14h20
  • Acessos: 256
imagem sem descrição.

Tour tecnológico ocorreu após Londrina ter sido escolhida como cidade referência para Tecnologia e Inovação durante Fórum Regional catarinense

 

Um grupo de 44 pessoas de diversas cidades de Santa Catarina veio a Londrina para uma imersão de conhecimentos e visitas às governanças que compõem o Ecossistema de Inovação da cidade. A comitiva era composta por representantes do poder público e empresários das áreas de educação, agronegócio, têxtil, inovação, entre outras.

 

Dentre os visitantes, estava o secretário municipal de Governo de Caçador, Edson Fezer. Ele pontuou suas impressões sobre Londrina. “Cidade organizada, com um povo receptivo que nos acolheu e de grande importância para a economia do Paraná. Descobrimos que temos as mesmas dores e dificuldades; vamos levar na bagagem muitos aprendizados”, avaliou.

 

Sobre esse tour tecnológico, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, disse que a cidade se sente honrada por ter sido escolhida como referência em Tecnologia e Inovação. “Essas lideranças escolheram Londrina, dentre todas as cidades do país. Isso mostra a nossa força, o quanto estamos evoluindo e o nosso protagonismo em inovação tecnológica”, apontou.

 

Canziani ainda destacou que esse resultado é fruto da ação movida em conjunto. “É um momento especial que Londrina está vivendo. A união das entidades pra formatar e construir o nosso Ecossistema de Inovação, com projetos de futuro, para aumentar a geração de empregos e oportunidades para os nossos alunos”, concluiu.

 

Também integrou a comitiva a coordenadora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de Santa Catarina, Luciana Oda. Ela contou que a escolha por visitar Londrina foi unânime entre as governanças do estado e que a decisão partiu durante um Fórum Regional de Inovação, que ocorreu no mês de março. “Londrina é uma referência para nós e estar aqui é materializar tudo o que a gente já ouviu falar da cidade. Ver de perto essa cultura colaborativa que fez com que esse movimento acontecesse, de forma orgânica com o propósito de desenvolvimento territorial e econômico por meio do empreendedorismo”, contou.

 

Ao longo de dois dias, essa comitiva catarinense visitou algumas governanças do Ecossistema de Inovação de Londrina. Dentre elas, o Agro Valley, com foco em inovação no agronegócio. Essa visita técnica entusiasmou a empresária e gestora da Secretaria Municipal de Agricultura e Apicultura de Biguaçu, Alice Maria Momm. “Saio esperançosa, com a imagem de algo que está sendo construído pela coletividade. Levo essas iniciativas de Londrina para nossa cidade, pois podem se transformar em ganhos e desenvolvimento para o município”, afirmou.

 

 

A londrinense e vice-presidente do Arranjo Produtivo Local de TIC de Londrina, Ana Paula Murakawa tem uma parcela de responsabilidade na escolha por Londrina, já que foi convidada a palestrar no Fórum Regional sobre a realidade do Ecossistema de Inovação de Londrina. Após esse contato inicial, os participantes do evento quiseram conhecer a estrutura da cidade, ainda mais porque as governanças de Santa Catarina estão passando por um processo de estruturação “Trabalhar com o Ecossistema traz essa magia de enxergar um ganho a longo prazo, de transformar conexões em um ambiente favorável, onde todo mundo consiga se desenvolver de maneira colaborativa e que seja bom para todos”, declarou Murakawa.

 

 

Texto David Jônatas

registrado em:
Fim do conteúdo da página