Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura e Sebrae lançam edição 2023 da iniciativa Empreenda + Londrina

Prefeitura e Sebrae lançam edição 2023 da iniciativa Empreenda + Londrina

• Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 17h35

Intenção é fomentar o empreendedorismo em todas as regiões da cidade de Londrina, incluindo os bairros mais afastados

Na próxima segunda-feira (24), às 8h30, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, lançarão o Empreenda + Londrina, iniciativa realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A solenidade contará com a presença do gerente Regional Norte do Sebrae, Fabrício Bianchi, e será realizada no saguão da Prefeitura de Londrina, no 2º piso da sede administrativa, que fica na avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico.

Durante o evento, o poder público e as 26 entidades integrantes do Empreenda + Londrina apresentarão um balanço das ações realizadas desde junho do ano passado e o planejamento daquelas que estão previstas para este ano. Essas ações foram realizadas por meio do Termo de Convênio Londrina Inovadora, assinado pela Prefeitura de Londrina e o Sebrae, visando atender cerca de 6 mil empreendedores e empresários da cidade, por meio de consultorias individuais em gestão financeira, planejamento, marketing e inovação; assim como poderão participar de seminários sobre transformação digital, palestras a respeito do consumo no período pós-pandemia; e de oficinas de vendas, crédito, marketing digital e de gestão financeira.

Agora, o objetivo do programa Empreenda + Londrina é reforçar essas ações que já vinham sendo realizadas e fortalecer a cidade, para que ela seja ainda mais empreendedora, alcançando todas as microrregiões do município. Para isso, as cinco grandes regiões de Londrina (norte, sul, leste, oeste e centro) foram divididas em outras 16 microrregiões. O público-alvo do Empreenda + Londrina são pessoas físicas com interesse em empreender ou se capacitar para buscar novas oportunidades e pessoas jurídicas que procuram expandir seus negócios, principalmente as Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Assim, unindo esforços da Prefeitura de Londrina e das instituições de diversos segmentos foi possível firmar parcerias público-privadas, chamadas de Parceiros Executores, além dos Parceiros Locais, que realizam as demandas, mobilizam a comunidade para participarem das ações. “Esse projeto começou no passado e dividiu o município em 16 microrregiões e foram feitas análises para saber o que é importante para as regiões fomentarem o empreendedorismo. Com isso, serão feitos workshops, ações especificas para essas regiões com o foco em transformar o ambiente no mais propicio para o empreendedorismo se desenvolver”, explicou o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira.

Segundo o presidente da Codel, Alex Canziani, além da apresentação, a Prefeitura de Londrina assinará um novo contrato com o Sebrae, para o desenvolvimento de novas ações que devem ser colocadas em prática a partir de abril de 2023. “A gente pode estimular o empreendedorismo das mais variadas partes de Londrina, inclusive fazendo uma busca ativa nos bairros e regiões mais afastadas da cidade, para que a gente possa estimular as pessoas e organizar os empreendedores através das entidades da cidade. Muitas vezes, a gente fica nas maiores entidades da cidade, mas existem outras que podem ajudar a fortalecer e dinamizar a economia e o empreendedorismo na cidade, gerando oportunidades de emprego para todos, por isso é tão importante essa prestação de contas do Sebrae e o lançamento as ações do próximo ano”, explicou.

De acordo com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, Londrina tem um ecossistema forte quando se fala de inovação. “Londrina está mostrando um grande exemplo gestão institucional e de um ecossistema que funciona, que junta estado, município, setor produtivo, em uma perspectiva de trazer uma governança que possibilite o desenvolvimento que Londrina representa depois do parque tecnológico pernambucano”, falou durante a sessão da Comissão de Ciência na Câmara de Deputados Federais.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, lembrou que o programa surgiu com base no cenário atual, olhando para o Masterplan Londrina 2040, e com a realização de pesquisas feitas pelo Sebrae, foram levantadas as deficiências de cada região de Londrina, assim como traçadas as estratégias de ações para supri-las.

Fazem parte do programa: Prefeitura de Londrina, por meio da Codel, as Secretarias Municipais de Gestão Pública, de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, e do Trabalho Emprego e Renda; Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento S.A. (CTD); Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); Cooperativa de Crédito Cresol; Instituto Federal do Paraná (IFPR), empresa KPMG, Pastoral do Empreendedor, Procon-Ld, Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Londrina (PUC), Sercomtel, “Sistema S” composto pelo Sebrae, Senac, Sesc, Sesi, Senai, Sest, Senat, Senar; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (TI Paraná), Unicesumar, Unicred Londrina, Uniprime e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Texto Ana Paula Hedler