Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura propõe ação conjunta para preencher vagas para PCD em TI

Prefeitura propõe ação conjunta para preencher vagas para PCD em TI

• Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 08h44

Setor de Tecnologia da Informação tem demanda por profissionais com deficiência, e lideranças da região debateram o tema nesta quarta-feira (12)

Representantes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) foram até a sede londrinense da multinacional indiana Tata Consultancy Services (TCS), na manhã desta quarta-feira (12). Eles se reuniram com as secretarias municipais do Trabalho de Cambé e Ibiporã, e entidades voltadas à defesa dos direitos das Pessoas Com Deficiência (PCD), em uma ação conjunta voltada ao preenchimento das vagas exclusivas para PCD na TCS.

Em março, houve um mutirão de empregos entre a SMTER e a Codel para preencher as oportunidades de emprego disponíveis na TCS. Porém, o número de pessoas com deficiência interessadas nas vagas foi abaixo do esperado. Diante desse cenário, surgiu a ideia de regionalizar a busca por profissionais, segundo o presidente da Codel, Alex Canziani.

Para Canziani, a multinacional pode se tornar, ainda esse ano, a maior empregadora da cidade. “Hoje, a TCS é a sexta maior empregadora de Londrina. Se, juntos, conseguirmos preencher as vagas que estão ofertando, especialmente para pessoas com deficiência, a TCS tem tudo para ser a empresa com mais colaboradores da cidade e, consequentemente, aumentar seus investimentos aqui”, enfatizou.

“Nosso propósito aqui é falar de oportunidades de carreira. Trabalho há 12 anos na empresa, inclusive mais tempo morando fora do que aqui no Brasil. Temos hoje 1.300 postos de empregos em Londrina e mais mil vagas disponíveis para contratação, incluindo cargos para profissionais PCDs”, revelou o responsável pela TCS em Londrina, Francisco Junior.

O diretor de Desenvolvimento da SMTER, Cristian Marcucci, informou que, em uma análise dos primeiros meses de 2023, a SMTER recebeu cerca de 100 currículos por mês de profissionais PCDs. No entanto, apenas sete foram contratados. “As empresas nos procuram e cadastram suas vagas, que ficam no nosso sistema. Quando chega um candidato com deficiência, fazemos uma análise de currículo e, se enquadrando nas vagas ofertadas pelas empresas, encaminhamos para a entrevista”, explicou.

Durante a reunião, o secretário municipal do Trabalho e Profissionalização de Cambé, José Aparecido Rolim, comentou que, geralmente, as vagas oferecidas pela maioria das empresas não englobam profissionais com todas as deficiências. Segundo ele, em muitos casos as vagas são específicas para determinado tipo de deficiência. “A TCS está propondo acessibilidade para todas as deficiências. Dessa forma, vamos ter mais oportunidades de levar essas vagas pra Cambé”, afirmou.

Direto da sede da TCS em São Paulo, a gerente sênior de recrutamento e seleção da empresa, Val Souza, destacou que a empresa busca potencializar esse público na área de tecnologia. “Na contramão do que outras empresas fazem, nós oferecemos conhecimento e qualificação”, concluiu. Em 2022, a empresa treinou na área de TI, 550 jovens de Londrina, sem custo, durante três meses.

Pelo mundo, a TCS abrange 630 mil empregados. Em Londrina, a empresa conta com duas sedes e cerca de 1.350 colaboradores. Segundo Francisco Junior, a empresa tem uma meta audaciosa de bater cinco mil registrados até 2026. “Temos aporte financeiro e de qualificação para essa meta”, adiantou.

Texto David Jônatas