Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Empregatech é lançado e vai qualificar jovens para a área de TI em Londrina

Empregatech é lançado e vai qualificar jovens para a área de TI em Londrina

• Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 12h18

Aulas já começaram e 200 alunos participarão de visitas técnicas em empresas de tecnologia da cidade

Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do Senac, o programa Empregatech, iniciativa que vai oferecer qualificação profissional gratuita para jovens entre 17 e 25 anos na área de Tecnologia da Informação (TI). Este programa ocorre por meio de parceria entre a Prefeitura de Londrina e o Senac/PR.

O prefeito Marcelo Belinati disse que pelo resultado já satisfatório dessa parceria, o município deve lançar outros projetos similares na cidade. “Vamos desenvolver essa mesma proposta em outras áreas também. Notamos que muitas vagas no Sine, por exemplo, não são preenchidas pela falta de qualificação e estamos buscando formas de ampliar o acesso a oportunidades”, frisou.

Ao todo, serão 200 vagas preenchidas, com alunos distribuídos em oito turmas de 25 pessoas. Nessa primeira fase, com as atividades iniciadas nesta segunda-feira (6), 100 alunos começam a ter aulas na sede do próprio Senac. As aulas irão ocorrer diariamente, intercaladas com visitas técnicas a empresas de TI parceiras da Prefeitura. As outras 100 vagas serão preenchidas no segundo semestre deste ano. “O Senac de Londrina é o setor do Senac Paraná com o maior número de cursos profissionalizantes do Estado”, revelou o representante da Fecomércio, Sérgio Bonaciele.

O Empregatech foi desenvolvido dentro do setor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), há cerca de dois anos. A ideia surgiu pelo diretor do setor, Roberto Moreira, que, entendendo a necessidade de ter mais profissionais em TI, buscou parcerias para a implantação de um curso que desenvolvesse profissionais para atender o setor. Ele acredita que os benefícios de carreira vão despertar o interesse nos jovens. “Eu também sou desenvolvedor de tecnologia e isso mudou minha vida. E acredito que essa formação vai mudar a vida de todos os alunos, proporcionando mais qualidade de vida e plano de carreira”, revelou.

Moreira trouxe para o evento dois diretores de duas empresas parceiras, a Atos, multinacional francesa e a TCS Tata, multinacional indiana, onde os alunos vão realizar visitas técnicas e guiadas. “Quando há união entre instituições de ensino, setor produtivo e poder público, a gente consegue criar iniciativas incríveis e que se sustentam ao longo do tempo”, avaliou a gerente do Senac Unidade Centro, Amanda Marconi.

O Programa foi iniciado ainda na gestão do ex-presidente da Codel, Bruno Ubiratan. Alex Canziani, atual presidente, deu sequência às ações, e em seu discurso, relembrou as várias parcerias do Fecomércio com o Município e a importância do curso gratuito aos jovens. “O Empregatech vai abrir grandes oportunidades na vida desses jovens. Tenho certeza que daqui um ano ou mais, quando estivermos visitando as empresas da cidade, vamos encontrar muitos desses jovens empregados e com muitas metas e sonhos”, evidenciou.

O TI Paraná, sindicato de Tecnologia e Informação, que faz parte das empresas parceiras do Programa, onde os alunos devem fazer visitas técnicas, fez a doação de oito notebooks que serão utilizados pelos alunos dessa turma inicial. “Esse foi um compromisso assumido por nós quando optamos em participar do Programa. Prometemos e estamos cumprindo”, enfatizou o presidente da entidade, Lúcio Kamiji.

Estiveram presentes na aula inaugural os vereadores Eduardo Tominaga e professora Sonia Gimenez; representantes da Tata/TCS e Athos, além do vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Airton Petris.

Texto David Jônatas