Ministra Luciana Santos deve cumprir agenda em Londrina no mês que vem
Em reunião em Brasília, com lideranças de Londrina, ministra aceitou o convite para conhecer as ações das Governanças do Ecossistema de Inovação londrinense
Um grupo encabeçado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, está em uma maratona de visitas técnicas, nesta semana, em Brasília. A tarde de ontem (14) foi marcada por muita expectativa em uma reunião com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, articulado pela deputada federal, Luísa Canziani, que estava presente.
Dentre os vários assuntos na pauta com a ministra, o principal foi envolvendo o Centro de Tecnologia da Informação, escritório autorizado pelo Ministério desde 2019, mas ainda não instalado no Tecnocentro. Para encerrar essa questão, Canziani fez a solicitação. “Meu pedido é que tenha uma equipe na cidade, desenvolvendo ações, que participe desse Ecossistema e ajude a fortalecer cada vez mais. O Paraná é o único Estado que não tem uma unidade do Ministério”, enfatizou.
O pedido de Canziani veio após a fala do diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, que fez uma apresentação da cidade, sintetizando sua evolução através da inovação e capacidade tecnológica. Luciana se mostrou impactada com a capacidade inovadora de Londrina. “É invejável o que vocês apresentaram. Vou me espelhar na experiência de vocês, porque é tudo o que a gente precisa no Brasil”, declarou.
A ministra destacou o quanto o Ecossistema de Inovação de Londrina é diversificado onde vários setores se interagem como de TI, de agro, de saúde e de químicos e materiais. “Quando eu vejo essa sinergia, com a participação governamental, a acadêmica-científica e ter o setor produtivo numa dinâmica de projetos e objetivos incomuns; é uma governança dos nossos sonhos”, confessa.
O diretor de inovação da Sociedade Rural do Paraná e vice-coordenador do Agrovalley, Renan Salvador, comentou que Londrina já tem um Polo de Inovação do Agronegócio junto ao Ministério que Luciana lidera. “Nós temos uma agenda e ações com foco em inovação, mas principalmente verticalizado, onde todas as governanças conversam: o agronegócio absorve TI, eletrometalmecânica e químico de materiais, para que a gente consiga caminhar juntos e fazer acontecer, principalmente no meio do campo”, destacou.
Luísa Canziani, que assumiu nesta quarta-feira (15) a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Câmara dos Deputados, reiterou o convite para que a ministra visite Londrina. Luciana sinalizou positivamente ao pedido, indicando a agenda já para o mês que vem, mas com data ainda a definir.
Quem faz parte da comitiva – Com 19 pessoas ao todo, a comitiva é formada pela Codel, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sociedade Rural do Paraná, Fundação Araucária, Sebrae, Fiep e todas as Governanças de Tecnologia que fazem parte do Ecossistema de Inovação de Londrina. As reuniões que começaram na segunda-feira (13), em Curitiba, se desdobram na capital do país com o objetivo de apresentar as ações aplicadas na cidade, além de propor parcerias e entender o que é preciso pra interagir com esses órgãos do governo.
Texto David Jônatas
Redes Sociais