Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Pesquisadores chineses vêm a Londrina conhecer técnicas de cultivo da soja

Pesquisadores chineses vêm a Londrina conhecer técnicas de cultivo da soja

• Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 09h21

Troca de experiências entre os dois países ocorreu na sede da Embrapa Soja; a China está construindo um laboratório no sul do país, com foco em genética de soja

Um grupo de pesquisadores chineses está em Londrina desde domingo (19), e ficam até terça-feira (21), para participar de um workshop sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação em sistemas de produção sustentáveis de soja. O workshop é organizado pela Embrapa Soja, unidade sediada em Londrina.

Representando a Prefeitura de Londrina, o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira, participou das boas-vindas aos pesquisadores, durante encontro realizado na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Embrapa Soja. Ele apresentou aos visitantes os principais dados técnicos da cidade, bem como informações sobre o Ecossistema de Inovação. “Mostramos o potencial da cidade, todo esse ambiente com conexão favorável para atrair empresas de outros estados e de fora do país, como estamos vendo aqui”, descreveu.

Na apresentação, o diretor destacou que Londrina possui três parques tecnológicos, duas incubadoras e dez setores de governança, a exemplo do Agrovalley. Conta ainda com mais de 250 startups e, aproximadamente, 1.600 empresas na área de tecnologia da informação.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel comentou que os chineses fizeram o convite para que os londrinenses conheçam as instituições em que eles atuam, localizadas em Beijing, na China. “Londrina é um polo de inovação; trazer pesquisadores e cientistas de fora agrega valor pois gera a troca de experiências entre pesquisadores de ambos os países e abre novas oportunidades para nossa cidade”, declarou.

O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, reforçou que os projetos poderão ser expandidos para outras áreas do conhecimento com o avanço e desenvolvimento da parceria. “Neste primeiro encontro, os cientistas chineses vieram conhecer o que estamos pesquisando e apresentaram as ações de pesquisa que eles desenvolvem para avaliarmos os interesses em comum”, ressaltou.

Segundo Weicai Yang, diretor do Instituto de Genética e Desenvolvimento Tecnológico da CAS, a parceria une esforços para produzir mais alimentos e de qualidade, garantindo a segurança alimentar no planeta. “Além disso, tanto o Brasil quanto a China têm uma comunidade científica forte e que pode trocar muita experiência, desenvolvendo tecnologias e promovendo avanços científicos de maneira mais rápida e eficiente, se trabalharem em conjunto”, disse.

Agenda – Nos próximos dias, após a visita à Embrapa Soja, os pesquisadores chineses vão visitar a Cooperativa Coamo, que fica em Campo Mourão, a Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, e uma fazenda localizada em Lucas do Rio Verde.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa Soja, texto David Jônatas.