Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura e entidades debatem prospecção de negócios entre Londrina e cidades-irmãs

• Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 12h26

Objetivo é que o município estabeleça parcerias internacionais em diferentes áreas econômicas, como agronegócio, indústria e tecnologia

Buscando articular ações conjuntas e alinhar estratégias para o aprofundamento do intercâmbio econômico entre Londrina e suas cidades-irmãs, a Prefeitura participou, na tarde desta terça-feira (28), de uma reunião com entidades da sociedade civil, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

O encontro contou com a presença do secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, do presidente da Acil, Angelo Pamplona, da representante da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Mirian Zorzato, e do integrante do Sinduscon, Sandro Nóbrega.

Durante a atividade, as autoridades discutiram as potencialidades de Londrina em áreas como o agronegócio, indústria, tecnologia e inovação, assim como possibilidades para o estabelecimento de parcerias internacionais nesses setores. Através da Secretaria Municipal de Governo, a Prefeitura tem procurado reforçar os laços entre Londrina e suas cidades-irmãs, com ações recentes envolvendo Toledo (EUA), Guimarães (Portugal) e Modena (Itália), entre outros municípios.

De acordo com o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, Londrina já possui um intercâmbio cultural forte com suas cidades-irmãs, e o objetivo é desenvolver também as relações econômicas. “Estamos trabalhando em uma série de atividades para realmente conectar as nossas empresas com as empresas dessas cidades e países. Por isso, essa reunião entre a Prefeitura e as entidades da sociedade civil ligadas ao comércio e à produção é muito importante para que estejamos sintonizados nessa prospecção de negócios internacionais. A intenção é que isso resulte em melhorias nos negócios e, consequentemente, na qualidade de vida da população londrinense”, frisou.

O presidente da Acil, Angelo Pamplona, destacou a importância da articulação entre os setores público e privado para fortalecer o relacionamento com as cidades-irmãs, e afirmou que essa iniciativa precisa se consolidar em Londrina. “Nós temos muitas empresas em Londrina que exportam e essa é uma oportunidade para que essas empresas aumentem o seu faturamento, exportando para as nossas cidades-irmãs. Portanto, essa é uma ação essencial para a economia da cidade”, salientou.

Participantes – Também estiveram presentes o superintendente da Acil, Rodrigo Geara, e o diretor de Comércio Internacional da entidade, Thiago Romanelli; a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberta Zulin; a administradora da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues; e a assessora técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Ana Luiza Müller.

Texto Ulisses Sawczuk