Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Carnaval de Rua de Londrina no domingo (19) é transferido para o Jardim Botânico
Início do conteúdo da página

Carnaval de Rua de Londrina no domingo (19) é transferido para o Jardim Botânico

  • Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 15h54
  • Acessos: 311
imagem sem descrição.

Devido às chuvas dos últimos dias, os organizadores das festas de rua transferiram as celebrações do Aterro do Lago Igapó para a Avenida dos Expedicionários

  

Devido às chuvas constantes dos últimos dias e a previsão de tempestade e mais precipitação pluvial nas próximas horas, a Prefeitura de Londrina e as instituições responsáveis pela organização do Carnaval de Rua de Londrina de 2023 informam que as festividades a serem realizadas a partir das 14h, de domingo (19), mudaram de local. Elas acontecerão na área de acesso ao Jardim Botânico, na Avenida dos Expedicionários, 1.999, no Vivendas do Arvoredo, e não mais no Aterro do Lago Igapó II.

 

Segundo o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, a decisão foi tomada para garantir o conforto e a segurança dos foliões e dos blocos que vão animar a festa, que é gratuita e aberta ao público. “O grupo organizador do Carnaval 2023 avaliou que o Aterro do Lago Igapó não oferece as condições necessárias de segurança diante do volume de chuva que está caindo sobre Londrina e de acordo com as previsões vai continuar chovendo assim até domingo. Então, isso agrava o problema da segurança por conta do excesso de água no gramado e por ser necessária a instalação de vários equipamentos elétricos. Por isso, a avaliação geral foi a favor da transferência do Carnaval para a área de acesso do Jardim Botânico, que tem piso cimentado e rua com asfalto. Isso vai dar mais conforto e segurança para todos”, disse Pelegrini.

 

Agora, os organizadores e os blocos estão em um esforço colaborativo para a divulgação das informações para a população em geral. “Londrina vai ganhar uma nova experiência de Carnaval, com mais condições e segurança, mesmo em caso de chuva. Agora, estamos fazendo um esforço de comunicação para que a cidade toda receba essas informações”, completou o secretário de Cultura.

 

Como vai funcionar – Apesar da mudança de local, a festa começará às 14h, com a concentração dos blocos de rua e atividades de oficinas do projeto Fábrica. Para isso, a partir das 8h de domingo, o trânsito de veículos nos dois sentidos da Avenida dos Expedicionários, a cerca de 2 km do estacionamento do Jardim Botânico, estará impedido e assim permanecerá até às 22h. Caso seja necessário, devido à grande demanda do público, a CMTU fará um reforço na linha 227 a partir das 12h.

 

Das 8h às 13h, somente será permitida a entrada de veículos dos organizadores da festa, para descarregarem a aparelhagem elétrica, de som e as estruturas metálicas para a montagem do palco principal, que haverá no local.

 

Viaturas da Companhia Municipal de Trânsito de Urbanização (CMTU) e agentes municipais de trânsito sinalizarão o espaço e vão orientar os motoristas com a ajuda das equipes da Guarda Municipal de Londrina (GML) e do efetivo da Polícia Militar (PM). “A decisão de bloqueio da Avenida dos Expedicionários, nos dois sentidos, segue a orientação do Comando da PM, para garantirmos a segurança das pessoas, visto que a expectativa é que haja grande circulação de pessoas pelo local. Apenas será permitida a entrada de moradores do local. Os demais motoristas deverão fazer o retorno um pouco antes da curva que vai em direção ao Jardim Botânico, a cerca de 2km do estacionamento”, explicou o gerente de fiscalização de trânsito da CMTU, Jonas Rico.

 

A partir das 14h, os blocos Barbada e Rua Eklétika farão a concentração com várias apresentações culturais. Eles estarão posicionados próximos ao início do bloqueio da avenida e a partir das 16h marcharão rumo ao palco montado na área cimentada do estacionamento do Jardim Botânico, o que dá cerca de 1 km de distância.

 

O Bloco Barbada seguirá com uma carreta de som não motorizada, em cortejo. Já o Rua Eklétika também trará apresentações para o público com grupos de dança, percussão e dois artistas locais que levarão os foliões até o palco, com a ajuda de carro de som puxado.

 

Já o Bloco Bafo Quente vai animar todos em um palco de 10m x 8m de comprimento por 1,5 metro de altura, montado na área cimentada, durante o show que vai das 18h às 21h. Quase ao seu lado, estará a tenda de 10mx10m do projeto Fábrica que demonstrações de seus trabalhos e apresentações culturais. As crianças e adolescentes integrantes poderão voltar para casa, com a ajuda dos ônibus que estarão à disposição a partir das 16h.

 

Todos esses blocos de rua foram selecionados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, e receberam do Município um investimento de R$ 80 mil.

 

Na avenida também haverá duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) à disposição, banheiros químicos instalados, 10 caçambas de lixo de fácil visualização e equipes de varrição de ruas acompanhando a movimentação de pessoas. O Corpo de Bombeiros e as equipes do SAMU já foram notificadas oficialmente sobre a festa e estão preparados para atender a chamados, caso seja necessário. A expectativa é que até 20 mil pessoas participem do Carnaval de Rua.

 

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Alves Fontenelle, o grupo organizador do Carnaval já vinha se preparando para uma possível mudança de local, após as constantes chuvas, mas isso não diminuirá a beleza da festa. “Ontem, fizemos uma visita técnica ao Jardim Botânico com o proponente do projeto Bafo Quente, que fará o show no palco principal que será montado na área calçada do estacionamento do Botânico. Ali, o público ficará muito mais confortável, sem tanta umidade no chão e pensamos em tudo para mantermos o mais próximo possível do que já estava planejado, por isso o cortejo dos blocos deve manter uma distância aproximada de 1km, até o palco. Já as UTI Móveis ficarão na via pública para dar agilidade e rapidez caso elas precisem sair do evento e as vias estarão totalmente interditadas”, explicou a diretora.

 

Recomendações – Para garantir uma festa segura e organizada, os organizadores recomendam que os foliões se dirijam até o Jardim Botânico utilizando transporte por aplicativo ou transporte público; que não haja consumo de bebidas em garrafas de vidro; e que todos sigam o horário estipulado para a festa, que se encerrará impreterivelmente às 21h, com o desligamento do som e dispersão do público. No local, não será permitida a venda de bebida alcoólica.

 

 

Texto Ana Paula Hedler

registrado em:
Fim do conteúdo da página