CCR Aeroportos busca apoios para aumentar fluxo de passageiros em Londrina
Concessionária que administra o Aeroporto Governador José Richa informou que espera chegar aos 700 mil passageiros nesse ano
Na manhã desta quarta-feira (14), a direção da CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Governador José Richa, se reuniu com o Grupo de Trabalho (GT) que acompanha as reuniões técnicas de melhorias do aeroporto e lideranças da cidade para uma prestação de contas dos nove meses que estão a frente da administração em Londrina.
Com média de 64 mil passageiros ao mês, a concessionária espera finalizar o ano com o saldo de 700 mil passageiros. “Depois de uma queda, estamos com o aumento gradativo de passageiros devido ao fim do ano. Mês passado foram 723 movimentos de aeronave”, revelou o gerente geral do aeroporto, Antônio Montano.
Outros dados foram apresentados pelo gerente, como a atual situação do estacionamento. Hoje, 90% está ocupado. Também foi apresentada a ampliação da Sala Vip de 35 m2 para 85m2, reforma dos banheiros e ampliação da sala de embarque de 54m2 para 98m2. Um problema que ainda persiste, segundo o gerente, é em manter a faixa de embarque e desembarque livres para o uso exclusivo de passageiros. “Estamos buscando parceria com a CMTU para que tenha fiscalização no horário de pico, entre 18 e 21 horas pra que as pessoas não estacionem ali”, relatou Montano.
Para o aeroporto se tornar mais atrativo aos empresários, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani propôs um encontro da direção da CCR com o Trade Turístico de Londrina. “Como Poder Público temos muito interesse em que o aeroporto se desenvolva ainda mais, e uma reunião pra falar de turismo e inovação, vai alavancar o movimento. Isso significa oportunidades pra cidade”, comenta.
Obras em 2023
As obras mais necessárias devem começar em abril do ano que vem, segundo o gerente Antônio Montano. Nesse pacote devem entrar a instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS) e do Sistema de luzes de aproximação (ALS). Juntos, esses dois sistemas (ILS e ALS) garantem aos pilotos a certeza de que estão no eixo correto da rampa da pista e na altura adequada, ou seja, conhecimento vertical e horizontal do local que pousarão ou decolarão.
A pista de pouso e decolagem deve ter a extensão ampliada em mais 145 metros no sentido da cabeceira 31. O mesmo com o pátio de manobra e a área de estacionamento das aeronaves, que vão ser ampliados. Hoje, são seis hangares disponíveis.
Texto David Jônatas
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