Londrina celebra seus 88 anos neste sábado (10) vivendo momento especial
Cidade vive um grande período de desenvolvimento humano e econômico, mostrando a sua força e exuberância para todo o Brasil
O belíssimo município de Londrina, segundo maior Estado do Paraná e quarto maior do sul do Brasil, completa 88 anos neste sábado (10). Conhecida por ser uma cidade acolhedora, figurando entre os melhores municípios do Brasil para se viver e destacando-se por sua economia pujante, a cidade nasceu pelas mãos de cidadãos do mundo inteiro, com diferentes línguas e cultura. Atualmente, a cidade vive um grande período de desenvolvimento humano e econômico, mostrando a sua força e exuberância através de sólidos indicadores.
Fundada por ingleses, em 1934, e projetada para ter no máximo 40 mil moradores, chega ao século 21 exibindo força e juventude, em seus quase 600 mil habitantes, sendo ancora de uma região metropolitana que compreende um total de 1,1 milhão de habitantes de 25 outros municípios. Seu nome foi uma homenagem prestada a Londres, capital da Inglaterra – que significa “Pequena Londres” – por João Domingues Sampaio, um dos primeiros diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations, que deu grande impulso ao processo desenvolvimentista na região. A cidade fica no norte do estado do Paraná e é cercada por muitas áreas verdes, parques e lagos, pontos turísticos, campos de futebol e áreas de lazer para todas as famílias.
De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o município renasceu e hoje vive um momento único na sua história. “Entrei na Prefeitura para ser um instrumento para melhorar a vida das pessoas. Desde o início sabia dos desafios que teríamos e que o maior deles seria resgatar a autoestima das pessoas, o orgulho do londrinense. Graças a Deus e com muito esforço essa perspectiva mudou, as pessoas voltaram a ter orgulho da cidade, estão felizes por morar em Londrina que é uma das melhores cidades do Brasil para se viver”, ressaltou.
Segundo Marcelo Belinati, Londrina é uma cidade empreendedora, que incentiva e facilita os investimentos de micro e pequenas empresas. “Criamos um ecossistema de inovação dinâmico, gerando oportunidades de novos negócios de alta tecnologia, como a vinda de empresas e a instalação Hub de Inteligência Artificial fortalecendo todo o ecossistema. Tornamos a Prefeitura mais ágil, com o alvará na hora, e a abertura de milhares de novas pequenas empresas, tudo para tornar a cidade ainda melhor, e fomos a primeira cidade do interior do país a receber a internet 5G”, destacou.
O prefeito lembrou, ainda, que após mais de duas décadas Londrina voltou a receber grandes indústrias, como Tata Consultancy Services (TCS), multinacional indiana líder global em serviços de TI, a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo detentora de marcas como Sadia e Perdigão, e o Magazine Luiza. “Teremos agora o investimento de R$ 60 milhões nas novas instalações da Viação Garcia. Teremos, ainda, altos investimentos da Unimed em um novo hospital e na nova torre de testes da Atlas Schindler. Tudo isso demostra que Londrina se encontra em um círculo virtuoso, onde trabalho e tecnologia se encontram e se unem para o desenvolvimento, ao atrair empresas e investimentos do Brasil e do Mundo”, enfatizou.
O município se destaca em diversos setores, com fortíssima atuação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Possui um ecossistema completo em Tecnologia da Informação (TI) e é referência em Arranjo Produtivo Local (APL) no segmento. A cidade possui centros de pesquisa e desenvolvimento, o primeiro Hub de Inteligência Artificial do Brasil e mais de 2.250 empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conta, ainda com mais de 300 startups, aceleradoras, incubadoras, coworks e laboratórios, estruturados para quem deseja empreender. Além disso, na gestão do prefeito Marcelo Belinati, a Cidade Industrial de Londrina saiu do papel e está virando realidade. Serão mais de R$ 30 milhões investidos no empreendimento que contará com infraestrutura para mais de 90 lotes industriais, com previsão de gerar 12 mil empregos.
A cidade também se destaca por ser criativa, articulada e cultural, contando com 13 festivais culturais de todas as artes. “Comemorar o aniversário de Londrina, a cada 10 de dezembro, é sempre uma alegria e um privilégio, porque é a celebração da diversidade. Quando comemoramos mais um ano de Londrina, celebramos mais um ano de vida de um projeto de ocupação do espaço geográfico e cultural único e original na história do Brasil. Londrina é referência como modelo de ocupação, uma cidade muito nova, que quando tinha apenas 30 anos já era a cidade que mais crescia no mundo”, apontou o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pelegrini.
O secretário completou que a população da cidade foi aumentando em escala geométrica, com desafios de urbanidade e de como atender toda a população. “A cidade tem o DNA da inovação e o resultado destas inovações foi a constituição de um povo original, único, que participa da vida da cidade, que ama o município, que cultiva a memória da cidade de uma maneira muito especial. Na cultura, temos muita alegria em poder alimentar essa riqueza, de poder contribuir, permanentemente, através das artes e expressões culturais e étnicas, e de celebrar esta cidade que tem mais de 40 etnias. Aqui, o diferente encontra abrigo e é aceito”, relatou Pelegrini.
Por tudo isso, Londrina se configura com uma cidade muito empreendedora, apontada pelo ranking Endeavor Brasil (índice das cidades empreendedoras) de 2017, como a 13ª mais empreendedora do Brasil, e se destaca no setor eventos e negócios. É uma das portas de entrada do turismo do Paraná e entre os grandes eventos que realiza destaca-se a Exposição Agropecuária de Londrina, maior feira agro da América Latina, que atrai investidores do mundo todo. No agronegócio, a cidade tem uma forte representação. Ciente de sua vocação inicial – pois a cidade já cultivava café antes mesmo da chegada da sua primeira caravana e evoluiu de pequenos latifúndios – o município e sua região estão entre os primeiros do Brasil na produção de comodities do agronegócio.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, ressaltou que setor econômico de Londrina é pujante, com um PIB acima de 18 bilhões. “Nosso município tem grandes parques industriais, leis modernas e favoráveis a novas empresas, muitas obras em execução por toda a cidade e um grande terminal de cargas alfandegado. Além disso, Londrina está localizada a 60 minutos por via aérea da capital econômica do Brasil, a cidade de São Paulo, e a apenas meia hora da capital do estado do Paraná. A sua localização estratégica tem atraído dezenas de grandes empresas brasileiras e até mesmo multinacionais para a nossa cidade”, contou.
Canziani também lembrou que Londrina é considerada, pelo segundo ano consecutivo, como a cidade mais transparente do Brasil, alcançando a nota máxima atribuída pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão do governo federal incumbido de chancelar a iniciativa. “Londrina vive um momento especial, o melhor momento da sua história. Com centenas de obras estruturantes por toda a cidade, a municipalidade iniciou o mais ambicioso plano da história da cidade, em asfalto, reformas e revitalização de escolas e todas as demais estruturas de saúde pública na cidade. Estamos, também, com um grande processo de apoio às empresas locais e de atração de novos empreendimentos para a cidade”, apontou.
Além de tudo isso, quando falamos de Londrina não podemos deixar de mencionar que a cidade é um polo educacional, com centenas de escolas municipais e estaduais, que abrigam crianças e adolescentes da pré-escola ao segundo grau. Possui dezenas de cursos de graduação, mestrados e doutorados, disponibilizados por 25 instituições de ensino superior, que formam milhares de profissionais qualificados todos os anos, incluindo a Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das melhores do país. São mais de 200 mil pessoas em toda a rede de educação.
Comemorações – Para celebrar o aniversário da cidade, por todas as conquistas realizas em décadas e presentear os londrinenses, a Prefeitura de Londrina lançou, neste fim de ano, um calendário com 209 eventos culturais para o público de todas as idades. A maioria das ações são patrocinadas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Prefeitura de Londrina. As ações iniciaram no dia 1º de dezembro e seguirão até o dia 31 do mesmo mês. Clique aqui para conferir o calendário completo, disponibilizado na página da Secretaria Municipal de Cultura.
Especificamente para este fim de semana comemorativo ao aniversário do município, haverá diversos eventos culturais, incluindo saraus, espetáculos teatrais, oficinas, exposições, shows e muita diversão gratuita. A matéria completa, que contém todas as informações, foi disponibilizada no Blog da Prefeitura (clique aqui para acessá-la). Além das atrações culturais, recentemente a Prefeitura de inaugurou a decoração natalina de 2022, presenteando os londrinenses e moradores da região com uma passarela iluminada inédita no Lago Igapó II, fazendo alusão à passagem do ano de 2022 para a chegada de 2023. Além da passarela, outros pontos estão iluminados com as luzes de Natal. Tudo isso, com o objetivo de trazer alegria e aquecer, ainda mais, o coração dos londrinenses.
Texto Dayane Albuquerque
Redes Sociais