Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Grupo de capoeira Maculelê comemorou 40 anos com honraria ao mestre Fran

Grupo de capoeira Maculelê comemorou 40 anos com honraria ao mestre Fran

• Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 16h46

Evento contou com autoridades dos Estados Unidos e atletas da América do Sul e da Europa;

O teatro do espaço Villa Rica em Londrina foi palco da comemoração de 40 anos de atividades do Grupo Maculelê, no último sábado (28). O grupo, que ensina a arte da capoeira pelo Brasil e outros países, recebeu representantes das Prefeituras de Atlanta e Decatur dos Estados Unidos, locais onde mantém escolas e ações filantrópicas. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, esteve na solenidade e representou o prefeito, Marcelo Belinati.

Durante a comemoração, Canziani entregou ao fundador do Grupo Maculelê, Francisco da Silva, mais conhecido como mestre Fran, o título de Embaixador de Londrina. Até o momento, somente outras quatro pessoas receberam essa honraria no Município. “A partir de agora você é o Embaixador da nossa cidade pelo belo trabalho que faz em outros países, levando o nome de Londrina para o mundo, mostrando o potencial da cidade e também trazendo várias pessoas para conhecer e investir aqui”, declarou.

Muito emocionado, mestre Fran agradeceu a homenagem e destacou o seu amor por Londrina e pela capoeira. “Eu acreditei no meu sonho de levar a nossa cultura para outros países. Eu amo Londrina e precisamos manter a nossa cultura viva, porque um povo sem cultura, é um povo sem raiz”, disse o mestre de capoeira.

Atletas de 11 países estavam presentes no evento, dentre eles Colômbia, Argentina, Portugal, Londres, Angola e Suíça. Segundo a presidente do Grupo Maculelê e também esposa do mestre Fran, Sarah Janeni, a maioria dos atletas chegaram em Londrina dias antes do evento e permaneceram na cidade durante a semana depois. “Eles amaram Londrina. Foram a vários pontos da cidade, como o Parque Arthur Thomas, Jardim Botânico, Zerão, andaram de pedalinho e foram nos pontos iluminados do Natal da cidade”, disse.

Canziani evidenciou o quanto esse evento movimentou economicamente a cidade. “A partir do ano que vem vamos trabalhar para que esse encontro faça parte do calendário de eventos do município. Muitos estrangeiros vêm para cá e gastam com alimentação, hospedagem e em passeios. Isso fomenta o comércio da cidade além de levar a imagem de Londrina para outros povos”, enfatizou.

Na solenidade citada, estavam presentes o vereador Matheus Thum, representando a Câmara de vereadores, a diretora de Turismo, Roberta Zulin e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), Bruno Ubiratan.

Texto David Jônatas