Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina e Maringá lançam Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação
Início do conteúdo da página

Londrina e Maringá lançam Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação

  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h27
  • Acessos: 333
imagem sem descrição.

Projeto, divulgado nesta terça (29), reúne as prefeituras dos dois municípios mais o Sebrae, Acil, Acim e Sistema Fiep, com o intuito de fomentar a economia da região

 

As prefeituras de Londrina e Maringá mais o Sebrae/PR anunciaram, na tarde desta terça-feira (29), um novo projeto de cooperação para estimular o desenvolvimento econômico das duas cidades. Trata-se da “Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá”, lançada durante evento no Parque de Exposições Governador Ney Braga com a presença de lideranças das duas cidades. Dentre elas, o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

 

A iniciativa surgiu após as visitas dos prefeitos à Expo Dubai, que é a maior exposição mundial e aconteceu nos Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2021. Da comitiva paranaense, despontaram as tratativas para fortalecer o relacionamento entre as duas maiores cidades do interior do estado. Agora, com o envolvimento do Sebrae e entidades da sociedade civil, o planejamento foca em ações para o curto, médio e longo prazo.

 

Juntamente com as prefeituras e o Sebrae, responsável por operacionalizar as atividades, também apoiam e integram esse projeto a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A estrutura da Aliança é composta por Conselho, Comitê Executivo, Grupos de Trabalho, Setor ou Vertente mais a Secretaria Executiva.

 

Além de destacar as empresas de inovação já existentes e atrair novas startups para Londrina e Maringá, as ações também visam a atração de mais investimentos por parte do poder público nas esferas estadual e federal, a geração de empregos, melhoria na qualidade de vida, crescimento sustentável, desenvolvimento social e econômico somados à novas políticas públicas e ambiente de negócios.

 

Para o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, essa cooperação entre os municípios é um exemplo que, em breve, deverá se espalhar por outras cidades do Paraná e do Brasil. “É uma importante aliança que vem fortalecer o norte do Paraná, há muito necessária e que hoje chegou o dia. Estou muito feliz por recebermos o pessoal de Maringá, o prefeito Ulisses Maia, o secretariado das duas cidades, além de empresários, associações e entidades representativas, ou seja, é um chamamento importante para que todos os municípios no entorno se unam para que esse desenvolvimento aconteça”, comentou.

 

Já o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ressaltou que a Aliança Estratégica é um marco histórico, superando a concorrência e divergência histórica entre as duas cidades. “Não temos que concorrer, temos que unir a força e o potencial de Londrina e Maringá, criando um polo de desenvolvimento na nossa região para fortalecer o setor produtivo e atrair investimentos para cá. Tudo isso trará mais riqueza e empregos para nossa região, e desenvolver projetos em conjuntos até para reivindicarmos contrapartidas do Estado e União pelo que a nossa região representa”, destacou.

 

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini, após receber o convite para auxiliar na parceria entre as duas cidades, a entidade estudou por três meses os dois municípios e identificou que os ecossistemas de inovação eram o ponto inicial da cooperação. “Essa aliança é focada no desenvolvimento do empreendedorismo inovador, da nova economia, da economia do futuro, pujante e que une as duas cidades. Hoje é um dia histórico, em que celebramos 28 ações que serão realizadas de forma simultânea entre Londrina e Maringá, no curto prazo. E há perspectivas de projetos cada vez mais audaciosos entre as duas cidades”, adiantou.

 

Ao longo desses nove encontros realizados nos últimos dois meses, com participação de 139 representantes das duas cidades, foram destacados 28 planos de ações a serem aplicados em dez setores, ou verticais, dos Ecossistemas de Inovação. São eles: Saúde, com benchmarking de projetos, mapeamento das pesquisas científicas, e hackathon; Eletrometalmecânico, com compartilhamento de agendas, realização e participação em visitas técnicas, missões e eventos relacionados à inovação, mapeamento dos ativos e atores do ecossistema de inovação no eletro metalomecânico; construção civil, mapeamento e consolidação dos ecossistemas de inovação da construção civil de Londrina e Maringá.

 

Na governança de destinos turísticos inteligentes, as ações envolvem criar um fórum de inovação e negócio de destino turístico inteligente (DTI), criação de um calendário de turismo entre Londrina e Maringá, e missão técnica para destinos integrados em DTI; em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), uma plataforma de divulgação e apresentação das soluções de TI de Maringá e Londrina, rota de inovação TI Londrina e Maringá, TI Conecta – Londrina e Maringá; no Varejo, portfólio de soluções amigas do comércio, levantar os problemas do comércio, evento do ecossistema do comércio.

 

Para o setor de agronegócios, estão previstos Road Show Agro, integração dos habitats de inovação, rodada de negócios Agritech; Capital, encontro trimestral de investidores – Londrina e Maringá, mapeamento de ativos do ecossistema de venture capital do Paraná; nas políticas públicas, contratação de planos estratégicos para cidades inteligentes, alinhar ou propor ajustes nas legislações municipais de inovação, inclusão das cidades de Londrina e Maringá em legislação de benefícios fiscais, missões técnicas de benchmarking.

 

E nos ambientes de inovação, os planos de ação englobam conhecer os ambientes de inovação de Londrina e Maringá, com visita técnica e rota de inovação nos ambientes de inovação de Londrina e Maringá. Além destas, outras ações serão estudadas conjuntamente para a elaboração e condução de um planejamento de Longo Prazo.

 

Pela manhã, em Maringá, houve a primeira apresentação da Aliança Estratégica e, na ocasião, a Prefeitura de Londrina foi representada pelo presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina, Luciano Khul. “É uma iniciativa muito positiva e que deve trazer bons resultados às duas cidades. Londrina e Maringá despontam em variados setores, especialmente dentro da área de tecnologia e inovação, e essa parceria vai fomentar os resultados de forma a beneficiar toda a região”, frisou.

 

No lançamento em Londrina, participaram ainda a presidente da Acil, Marcia Manfrin; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes; e o presidente da Acim, Michel Felippe Soares.

 

Da Prefeitura de Londrina, compareceram o chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni; o ouvidor-geral, Alexandre Sanches; o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez; presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi; o superintendente da ACESF, Péricles Deliberador; presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido; os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino; de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves; do Idoso, Andrea Ramondini; de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali; de Saúde, Felippe Machado; Recursos Humanos, Julliana Faggion; do Ambiente, Ronaldo Siena; de Políticas para as Mulheres, Liange Doy; de Cultura, Bernardo Pelegrini; e Defesa Social, Pedro Ramos.

 

 

 

Texto Juliana Gonçalves

registrado em:
Fim do conteúdo da página