Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina Criativa participa da Quermesse no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

• Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 15h33

Empreendedores vão expor seus trabalhos neste fim de semana; no sábado, às 19h30, serão acessas as luzes decorativas do Santuário em comemoração à chegada do Natal

Neste fim de semana, cerca de 20 expositores da feira itinerante Londrina Criativa vão participar da tradicional Quermesse do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que fica na Rua Grajaú, 257. No sábado (26), a feira será realizada das 16h às 22h e, no domingo (27), das 15h30 às 22h.

Na praça em frente ao santuário, a Prefeitura de Londrina instalou um grande pinheiro de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) tridimensional, com duas faces e layout de 180° graus de visão. Além dessa decoração natalina executada pelo Município de Londrina, no sábado (26), às 19h30, o Santuário também acenderá oficialmente as luzes de natal.

Quem quiser conferir essa magia natalina ainda poderá aproveitar para conhecer e adquirir produtos expostos no salão ao lado do bazar de artigos religiosos. Entre eles, haverá artigos e acessórios como bijuterias, mesa posta, pijamas, óleos essenciais, laços e fitas, bonecas, roupas e acessórios para Barbie, panos de prato e ecobags, brinquedos em feltro, brownies, bolachas holandesas, canecas, bolsas, costura criativa, obras da artista plástica Eda Cavaleri, Lincoln Tamashiro Shiatsu, chocolates com flores comestíveis, bolsas de crochê, amigurumi, doces e origamis.

A idealizadora do projeto, Margareth Watanabe, contou que a participação na quermesse adveio de um convite feito pela igreja católica aos expositores e, por isso, está sendo considerado um evento “extra”, pois saiu da agenda convencional dos expositores nos Shopping Norte e Boulevard.

Ela também explicou que uma parte da taxa de inscrição para participar da feira será doada ao Santuário, assim como cada expositor dará um item de sua produção, que vai compor kits a serem sorteados pela igreja. “Alguns dos expositores principais não estarão na quermesse, por conta da produção, porque muitos já estão lançando catálogos, promoções e linhas novas para o fim de ano. É muito lindo ver como os simples expositores, do início de 2022, já têm o tom de empreendedorismo e amadurecimento. Estamos muito gratos e felizes em ver o amadurecimento e, com certeza, por ser um evento ‘extra’, a quermesse vai ter trabalhos muito bons e expositores novos, que estarão estreando no evento”, disse.

Uma das expositoras que estará na quermesse é Franciele Vendramel Kicomoto, empreendedora da Class Bijoux de Cambé. Durante o fim de semana, ela vai levar sua produção de bijouterias artesanais. “Eu já estou no ramo de bijouteria há 18 anos. Tive loja física, porém com a pandemia as coisas mudaram e tivemos que vender apenas on-line. Eu sentia muito a falta dos clientes vendo meu produto pessoalmente, falta do atendimento presencial. Foi quando encontrei, entre outras tentativas, o Londrina Criativa, que fez toda diferença para mim”, contou a empreendedora.

A produtora participa da iniciativa desde outubro desse ano e falou que integrar a feira itinerante tem ajudado a alavancar as vendas. “Pude expor meus produtos, alavancando minhas vendas e podendo, assim, mostrar para novos clientes também. Trabalhar em equipe é muito bom. O ambiente é muito descontraído e familiar, as pessoas se ajudam e observando o trabalho do outro, também aprendemos”, falou Kicomoto.

Sobre a feira – A iniciativa Londrina Criativa surgiu em 3 de janeiro de 2022, após o desenvolvimento da feira Brilha Londrina, onde vários artesãos participaram. Hoje, mais de 200 expositores integram a feira itinerante, que já esteve no Cadeião Sesc, no Museu Histórico de Londrina e no Royal Plaza Shopping. A expectativa é que a iniciativa se fortaleça, tornando-se mais um atrativo turístico para Londrina, assim como já acontece em outros municípios, como Curitiba e alguns do nordeste brasileiro.

A ideia é que a participação na feira itinerante seja apenas o começo e um estímulo para os produtores investirem no empreendedorismo local. A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e o Londrina Convention Bureau apoiam a iniciativa.

Texto Ana Paula Hedler