Prefeitura apresenta ações estratégicas da Codel para 2023 e 2024
O tema Industrialização foi o mais citado durante a apresentação das ações, que teve a presença do vice-governador, Darci Piana e do presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin
Na manhã desta quinta-feira (03), o prefeito Marcelo Belinati e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, apresentaram as ações estratégicas da Codel para o biênio 2023 e 2024. A apresentação teve a presença do vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana e o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, informou que as ações estratégicas estão estruturadas sob três pilares: desenvolvimento econômico, tecnologia e futuro. A partir daí, o presidente e demais diretores da Codel elencaram dez tópicos como foco de ação a serem desenvolvidos mês a mês, que são eles: Talentos, MasterPlan, Eventos, Marco dos 90 Anos, Nova Codel, Atualização de Leis, Tecnocentro, Cidade Industrial, Cidade Tecnológica e Atração de Indústrias.
“Precisamos atualizar as nossas Leis pra que haja agilidade na implantação de indústrias e que seja atrativo para os empreendedores de fora”, avalia Canziani. Ele ainda afirmou que a Codel vai trazer pelo menos uma grande indústria pra Londrina ao ano. O presidente da Codel reforçou que pretende implantar um grande programa de mão de obra voltado tanto para o trabalhador quanto para o empreendedor.
O prefeito Marcelo Belinati lembrou que hoje, cerca de 200 empresas estão aguardando para se instalarem na Cidade Industrial, e que as ações iniciadas agora, vão dar retorno nos próximos anos. “O desenvolvimento econômico gera o desenvolvimento social. Londrina está se tornando uma grande referência na atração de empresas e essas ações vão repercutir por décadas”, completou.
Marcelo ainda falou de novos investimentos que Londrina está recebendo. Ele citou os R$ 98 milhões da CCR no Aeporto de Londrina; dos 10 bilhões da construção civil em projetos imobiliários protocolados na Prefeitura, além das novas instalações dos centros administrativos do grupo Muffato, da Atlas/Schindler e do grupo BTZ, entre outros investimentos.
Com mais indústrias se instalando em Londrina e no Paraná, o vice-governador Darci Piana, destacou a necessidade de mão de obra especializada e o papel que o governo do Estado tem feito na qualificação de profissionais. “Conseguimos juntar o setor produtivo com o Sistema “S” – Senac, Senai, Sebrae – para serem parceiros do governo do Paraná na qualificação de trabalhadores. Poder público, iniciativa privada estão juntos”, destacou.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, disse que Londrina vai receber nos próximos dias, uma plataforma inovadora para trabalhar a atração de investimentos.
Também estiveram participando da solenidade de apresentação das ações estratégicas da Codel para o biênio 2023 e 2024, o vice-prefeito João Mendonça; os vereadores Eduardo Tominaga, Sonia Gimenez, Mateus Thum; os presidentes da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; a coordenadora regional da Casa Civil, Sandra Moya, além de diversas lideranças e representantes das entidades da sociedade civil organizada.
Texto n.comlondrina
Redes Sociais