Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Mês do Servidor encerra com homenagem a servidores e lançamento de livro

Mês do Servidor encerra com homenagem a servidores e lançamento de livro

• Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 14h22

Solenidade realizada nesta segunda-feira (31), no auditório da Prefeitura, celebrou oficialmente o Dia do Servidor, com participação do secretariado municipal

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) realizou, nesta segunda-feira (31), no auditório da sede da Prefeitura de Londrina, uma solenidade em comemoração ao Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro. Estiveram presentes ao evento cerca de 100 pessoas, entre servidores, secretários e autoridades municipais (veja lista abaixo).

A ação foi aberta com um pronunciamento da secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, que destacou o valor dos servidores municipais e a importância da integração entre os diferentes setores da administração pública.

“O evento de hoje finaliza uma sequência de todo um mês de atividades, incluindo capacitações e competições esportivas, entre outras. Uma das questões mais importantes que trabalhamos foi a integração; as atividades contaram com a participação de diferentes secretarias e órgãos e, além disso, nós procuramos envolver também a comunidade externa. Para isso, permitimos a participação da sociedade nos cursos da Escola de Governo, inclusive fornecendo certificação. E, também, promovemos ações especiais como a oficina de tsurus, que estimulou os servidores a disseminarem mensagens de paz e esperança em parceria com o Hospital do Câncer e também no próprio prédio da Prefeitura”, salientou Bellusci.

Em sua fala, o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni, parabenizou a todos os servidores e frisou que o comprometimento e dedicação desses trabalhadores fazem a diferença para a administração municipal. “É importante incentivar e motivar os colegas para que deem o melhor de si, assim como estimular o desenvolvimento de talentos dentro do quadro de servidores. Atitudes como essa fazem uma grande diferença positiva na sociedade”, afirmou.

Lançamento de livro – Durante a solenidade, também foi lançado o livro “Lá Vem História”, que consiste em uma coletânea de 38 histórias de servidores originalmente publicadas no perfil de Instagram da SMRH (@rh.londrina) desde o início do ano. A obra terá uma cópia impressa, que ficará disponível para consulta na Secretaria Municipal de Recursos Humanos, e uma versão on-line, que já pode ser acessada através deste link ou de um QR Code presente no Portal Interação e em pôsteres que foram distribuídos pela Prefeitura.

A relações-públicas da SMRH, Estefânia Saviani, foi quem realizou as entrevistas com servidores e criou as publicações que foram veiculadas nas redes sociais. Para a criação da coletânea, ela contou com a colaboração dos servidores Edgar Alves, Jaqueline Marcos, Lidiany Fogagnoli e André de Oliveira. De acordo com Saviani, o objetivo da série “Lá Vem História” é mostrar o lado humanizado dos servidores, para além das funções que eles executam. “Percebemos que, muitas vezes, os servidores não conhecem tanto sobre os seus colegas. Então, o intuito é criar um ambiente mais harmônico e humanizado, abordando a subjetividade de cada um e mostrando do que a pessoa gosta, o que ela faz, o que permite a criação de conexões”, disse.

Ainda segundo a relações-públicas, o retorno por parte dos servidores tem sido bastante positivo. “Contamos, por exemplo, a história de uma professora que falou sobre o primeiro emprego que ela teve, 40 anos atrás, em uma escola. Através do post, a diretora daquela escola entrou em contato com ela e as duas se reencontraram após tantos anos, o que foi muito bacana”, frisou.

Homenagens – Outra ação realizada na solenidade foi a entrega de certificados de honra ao mérito aos servidores escolhidos como destaque por indicação de cada órgão e secretaria. Entre eles, esteve o gerente de Transferência de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Luís Alberto Maccagnan, que foi homenageado postumamente. Também foram entregues menções honrosas aos servidores do Município que completaram 25, 30, 35 e mais de 35 anos na Prefeitura.

Além disso, a cerimônia homenageou os servidores que mais se engajaram na campanha de doação de sangue promovida pela SMRH desde dezembro de 2021. O assessor de gabinete Eder Armelin foi um dos profissionais que teve sua atuação nessa iniciativa reconhecida. Ele contou que é doador assíduo desde os 18 anos, e decidiu participar da campanha pois as doações de sangue cumprem um papel social extremamente importante.

“Já fiz mais de 15 doações, e procuro sempre doar dentro do prazo de três meses, que é o mínimo exigindo para a doação dos homens. É um ato de amor doar aquilo que não me faz falta, e poder servir aqueles que tanto precisam”, disse.

Autoridades presentes – Também participaram da solenidade os secretários municipais de Governo, João Luiz Esteves; de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes; de Assistência Social, Jacqueline Micali; do Trabalho, Emprego e Renda (em exercício), César Makiolke; de Cultura, Bernardo Pellegrini; do Ambiente, Ronaldo Siena; e de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino; o Ouvidor Geral do Município, Alexandre Sanches e o Controlador-Geral do Município, Newton Tanimura.

Estiveram presentes, ainda, a vereadora Lenir de Assis e os presidentes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, assim como o superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Péricles Deliberador.

Texto Ulisses Sawczuk