Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura finaliza montagem da árvore de natal no Lago Igapó
Início do conteúdo da página

Prefeitura finaliza montagem da árvore de natal no Lago Igapó

  • Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 14h27
  • Acessos: 409
imagem sem descrição.

Londrina terá decorações no Lago Igapó, nos prédios do Centro Cívico, nas rotatórias, túnel de luz na Av. Saul Elkind, Casa do Papai Noel na Praça da Bandeira e muito mais

 

 A Prefeitura de Londrina finalizou, nesta quarta-feira (26), a montagem da estrutura metálica da árvore de natal, que iluminará o Lago Igapó II durante o período natalino. Agora, começam as instalações do corrimão, guarda-corpo e da parte elétrica.

 

A árvore tem 32 metros de altura contendo uma grande estrela de seis pontas tridimensional, na ponta. Ela está posicionada em cima de uma base flutuante feita em aço. Além dela, este ano, a população poderá se encantar com uma passarela flutuante, que está me fase final de instalação. A passarela terá cerca de 200 metros de extensão e permitirá a travessia de um lado a outro do Lago Igapó, entre os pórticos alusivos à virada do ano, com a entrada em ‘2022’ e saída em ‘2023’.

 

 

Esse píer sobre o Lago Igapó será formado por estruturas flutuantes modulares de aço, tendo um cais de entrada e saída, corrimãos e guarda-corpos. Em toda extensão dessa passarela terão 33 estruturas luminosas em forma de cometa, com uma estrela de cinco pontas. Dentre elas, serão instaladas 16 unidades na passarela entre a entrada e a árvore da balsa e outras 17 unidades na passarela entre a árvore da balsa e a saída). Além deles, seis caixas de presente iluminadas com 2,95 metros de largura, por 3,15 metros de altura ficarão fixadas sob plataforma flutuante do Lago Igapó II.

 

Para garantir a segurança dos visitantes, a Prefeitura contratou também um sistema de segurança com seis profissionais distribuídos dois na entrada da passarela (no pórtico 2022), dois na árvore de natal e outros dois na saída da passarela (no pórtico 2023). Ao todo, serão 297 mil pontos de luz em LED para iluminar o natal do londrinense.

 

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, a decoração natalina ajuda na geração do emprego e renda para a população, no fomento do clima natalino e incentiva a movimentação do comércio local, assim como concede espaços de lazer, entretenimento e gastronomia para os visitantes. “Tenho a convicção de que teremos um grande fluxo de pessoas da cidade vendo o natal de Londrina não só no lago igapó, mas na cidade toda. Mas, mais do que isso, será um grande impulsionador para que a gente possa vender mais, para que as pessoas da região possam vir para Londrina, irem comprar no comércio, aos restaurantes, aos bares e ficarem nos hotéis para acompanhar nosso natal. O retorno disso para a cidade será muito maior do que o que estamos investindo”, disse Canziani.

 

Para iluminar a cidade, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 5 milhões, sendo que foram abertos cinco lotes diferentes para oportunizar que várias empresas participassem dessa licitação. Um lote é específico para a decoração do Lago Igapó, outro para a instalação de enfeites nas rotatórias; o terceiro para a decoração na Avenida Saul Elkind e da Rua Sergipe; o quarto para implantação de árvores naturais e iluminação dos prédios públicos e quinto para a montagem da Casa do Papai Noel.

 

Todas essas montagens devem ficar prontas até o dia 10 de novembro, quando será feita a inauguração da iluminação do Natal 2022 de Londrina. A retirada (desmontagem) de todos os materiais está prevista para começar a acontecer no dia 7 de janeiro de 2023, tendo como prazo final dia 7 de fevereiro do mesmo ano.

 

Túnel de luz – No momento, a empresa vencedora do segundo lote da licitação de natal, iniciou a fundação para a instalação de um túnel iluminado de 1,1 km de extensão contendo 90 cometas de LED na ciclovia da Avenida Saul Elkind, entre a Rua Odilon Braga e Rua Rudolf Keilhold.

 

Para formar o túnel completo, a empresa deverá montar dez estruturas com 17 arcos de Neon, cada uma, medindo 3,60 metros de altura no centro, por 3,20 metros de largura. No local também devem ser instaladas nove estrelas cadentes e sete anjos tridimensionais. A mesma empresa será responsável pela instalação das estrelas cadentes e das bengalas de luz na Rua Sergipe, entre Rua Brasil e a Avenida Higienópolis. Serão 45 estrelas cadentes com cinco pontas e 45 bengalas luminosas. A decoração contará com 194 postes iluminados com mangueiras de LED.

 

Árvores naturais e iluminação da Prefeitura – Além disso, a Prefeitura também contratou uma empresa para fazer a iluminação de 300 árvores naturais, com 60 metros de cordão de LED por árvore, e da sede administrativa da Prefeitura Municipal de Londrina, que fica na Av. Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico. As oito árvores naturais na Alameda Miguel Blasi também terão enfeites luminosos. Outros prédios a terem seus contornos com decoração de natal serão a Câmara Municipal e a Catedral Metropolitana de Londrina.

 

Enfeites nas rotatórias – Além desses espaços mencionados, 14 pinheiros em camadas serão distribuídos no município incluindo as praças, as rotatórias e o Calçadão de Londrina. Dois deles serão pinheiros de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) em forma tridimensional com duas faces e layout de 180° graus de visão. Outras três estruturas serão pinheiros em formato de anjos e dois serão alusivos ao Papai Noel. Esses três modelos devem medir 15 metros de altura e uma base de 9,60 metros. Outros três pinheiros deverão medir 18 metros de altura por 9,60 de base. Dois enfeites formato de estrela de seis pontas com três metros de altura também serão colocados e duas árvores pinheiros com caixas de presentes tendo 6,5 metros de altura e 2,8 metros de diâmetro serão instalados.

 

Casa do Papai Noel – Esse ano, as crianças também poderão se divertir na Casa do Papai Noel, que será instalada na Praça da Bandeira, que é a Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente ao Calçadão, entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro, no Centro. A casa do Papai Noel deve ter três cômodos e duas varandas dando acesso à entrada e à saída do local. Quem for visitá-la verá uma decoração com luminárias, poltronas, caixas de presentes, enfeites em formato de pirulito, soldados de chumbo, urso de pelúcia, piano pequeno, um trenzinho, dinossauro e um cavalinho de balanço, além de uma lareira artificial e uma árvore natalina. Grama sintética no entorno fará parte do paisagismo, assim como 40 metros de cerquinha de madeira eucalipto ripados, dois trios de caixas de presente decorativas e dois túneis de luz com 17 arcos de led cada um também estarão no local. E, como não poderia faltar, terá um Papai Noel Musical gigante tridimensional com layout de 180 graus de visão, medindo 15 metros de altura em uma base total de 9,72 metros.

 

 

Texto Ana Paula Hedler

registrado em:
Fim do conteúdo da página