Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Indústria, tecnologia e turismo são focos de Alex Canziani na presidência da Codel
Início do conteúdo da página

Indústria, tecnologia e turismo são focos de Alex Canziani na presidência da Codel

  • Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 13h54
  • Acessos: 355
imagem sem descrição.

A atração de indústrias e novos negócios para Londrina devem ser a prioridade de trabalho para os próximos anos, assim como os investimentos em turismo

 

Nesta segunda-feira (24), o novo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, iniciou os trabalhos na sede da Codel, que fica na Rua Adhemar Pereira de Barros, 1.010. Ele já foi presidente da Codel nos anos de 1997 e 1998, vereador e vice-prefeito de Londrina e foi eleito cinco vezes deputado federal.

 

Durante a manhã, ele atendeu a imprensa e falou sobre diversos pontos que estão na agenda de trabalho, entre eles o Aeroporto de Londrina Governador José Richa, as tratativas com o Governo do Estado do Paraná e a Paraná Invest, a Cidade Industrial, a Cidade Tecnológica e o Natal de 2022.

 

Segundo Canziani, durante essa semana, ele se reunirá com a equipe de funcionários do instituto para alinharem o planejamento estratégico para os próximos dois anos, com base na visão, missão e valores da instituição. “Tenho duas palavras de agradecimento, primeiramente ao prefeito Marcelo Belinati, pela confiança e por estar nos convidando que voltássemos à administração e também de reconhecimento pelo belo trabalho feito aqui na Codel, pelo Bruno Ubiratan e a equipe como um todo. Agora, queremos ainda mais, por isso nessa semana faremos o planejamento do que é a companhia e quais ações que vamos propor para os próximos dois anos. Vejo que uma das questões deve ser a legislação, que temos do ISS Tecnológico, da Lei de Inovação e do Plano de industrialização da cidade, que temos que atualizar e vermos o que de mais inovador que está acontecendo no país e trazer isso para nossa lei e para nosso município. Outra coisa é que temos que ser proativos na busca de investimentos”, contou o novo presidente da Codel.

 

Paraná Invest – Uma das medidas que já estão agendadas é uma reunião com o prefeito Marcelo Belinati, no dia 3 de novembro, às 9h30, na sede administrativa da Prefeitura de Londrina, com a presença do vice-governador, Darci Piana, e do diretor-presidente Invest Paraná, José Eduardo Bekin, onde as autoridades devem firmar um compromisso entre si e com a sociedade para o planejamento das ações dos próximos anos. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apoiará a iniciativa e deve estar presente também. Desta reunião, devem sair as prioridades de trabalho para os próximos dois anos. “Queremos mostrar o que vamos fazer e as parcerias que faremos com o Governo do Estado do Paraná, porque vejo que ali reúnem-se grandes oportunidades”, disse Canziani.

 

Aeroporto – Um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento da cidade é o Aeroporto de Londrina Governador José Richa. Canziani participou do comitê de transição entre os negócios da Infraero e a Companhia de Participações em Concessões Aeroportos (CCR Aeroportos) e uma das novidades anunciadas por ele, hoje, refere-se à abertura de um novo voo de Londrina a Cuiabá (MT), após o anúncio da CCR Aeroportos, para a melhoria da infraestrutura do local (veja mais sobre o assunto). Para Canziani, não restam dúvidas de que é possível firmar grandes parcerias entre o Município de Londrina e a CCR Aeroportos, visto que a empresa busca um crescimento do aeroporto londrinense, com a atração de novos negócios, e assim deve investir mais na melhoria do espaço. Para tanto, a busca por grandes empresas, para mostrar o potencial de Londrina, está entre as ações de trabalho que devem ser feitas pela Codel. “Vejo que o aeroporto é grande ativo para induzir o crescimento da cidade e será um círculo virtuoso”, disse.

 

Atração de Indústrias – Outro tópico a ser estudado deve ser a atração de indústrias e empreendimentos nas áreas do turismo, geração de emprego e renda. Uma das ideias é colocar em prática os embaixadores de desenvolvimento, que serão pessoas de outras partes do país e do mundo, que podem conectar o Município de Londrina com empresas, empreendedores e negócios visando trazer desenvolvimento para cidade.

 

Canziani também deixou seu contato à disposição da população e dos empresários que quiserem sugerir ideias e projetos de atração de negócios para cidade. Aqueles que quiserem entrar em contato podem ligar no (43) 9 9995-0014. “Há 25 anos, quando fui presidente da Codel, nós trouxemos a Elevadores Atlas e a Dixie Toga. Se Londrina fizesse o esforço para trazer uma indústria desse porte por ano, imagine o que seria o Município hoje. Temos que fazer esse processo de buscar empreendimentos e indústrias, fortalecendo o ecossistema de inovação, para podermos gerar empregos e oportunidades. Acredito muito que, com as conexões que as pessoas têm, elas podem nos ajudar muito”, explicou.

 

 

Obras da Cidade Industrial – Durante a coletiva, Canziani lembrou da abertura dos envelopes para a seleção da empresa que deve executar as obras da Cidade Industrial de Londrina (que ficará no prolongamento da Avenida Saul Elkind (sentido Londrina-Cambé), na região noroeste da cidade). A abertura dos envelopes da Concorrência Pública será no dia 7 de novembro, às 13h, na Sala de Licitação da Prefeitura de Londrina. O valor máximo a ser pago é quase R$ 42 milhões, onde devem ser disponibilizados 90 lotes, com metragem de 2 a 6 mil metros, para as empresas que manifestarem interesse. “Torcemos para que a empresa que venha a ganhar seja de qualidade e que possa cumprir efetivamente o edital. Nossa ideia é que tão logo comecem as obras, que a gente tenha a sinalização, que se faça o edital para o chamamento das empresas, com os critérios, para que as empresas possam entrar, porque do meado para o final das obras queremos selecionar as empresas para que elas possam começar os projetos para trabalhar”, ressaltou.

 

Cidade Tecnológica – Outra prioridade da Codel nos próximos meses deve ser a ampliação do ecossistema de inovação da cidade, fortalecendo as governanças existentes e trazendo novos ativos para o Município, o que será feito através da viabilização de iniciativas, como a Cidade Industrial e a Cidade Tecnológica de Londrina, entre outras. A pretensão é fazer do turismo uma alavanca para o desenvolvimento da cidade, buscando caminhos para viabilizar o Centro de Convenções e trabalhando para que os eventos de Londrina cresçam e se consolidem cada vez mais. Outra ação importante será o acompanhamento e implementação do MasterPlan, que trata do planejamento estratégico do município para os próximos 18 anos.

 

Natal – Outro ponto de atenção é a decoração para o Natal 2022, em que a Prefeitura de Londrina está investindo mais de R$ 5 milhões. A montagem da árvore natalina sobre o Lago Igapó II já começaram. Ali deve ser acessa uma árvore de 32 metros de altura, com uma passarela flutuante, que terá cerca de 200 metros de extensão, permitindo a travessia de um lado a outro do lago, entre os pórticos alusivos à virada do ano, com a entrada em ‘2022’ e saída em ‘2023’. Ao todo, serão 297 mil pontos de luz em LED para iluminar o natal do londrinense. “O Natal de 2022 está bem encaminhado e a árvore já está sendo montada no Lago Igapó, quando muitas pessoas vem a Londrina e gastam aqui na cidade, isso geram impostos. Por isso, queremos acompanhar todo o trabalho e propor novas ideias para o próximo ano, como o aumento da participação da sociedade, com o comércio e os prédios entrando nesse clima, tendo passeios pelas casas decoradas”, contou.

 

 

Texto Ana Paula Hedler

registrado em:
Fim do conteúdo da página