Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura instala letreiro #Eu Amo Bike Londrina na Mábio Gonçalves Palhano

Prefeitura instala letreiro #Eu Amo Bike Londrina na Mábio Gonçalves Palhano

• Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 13h05

Iniciativa fomenta o ciclismo local e proporciona mais um ponto turístico ao município, que tem investido no desenvolvimento do turismo local e regional

A Prefeitura de Londrina instalou, na última terça-feira (4), um letreiro com os dizeres “#Eu Amo Bike Londrina” na rotatória da Rodovia Mábio Gonçalves Palhano – Viação Velha. O objetivo é fomentar o ciclismo local e proporcionar mais um ponto turístico ao município, visto que o cicloturismo se fortalece e ganha cada vez mais adeptos na região de Londrina.

As palavras #Eu Amo Bike Londrina são compostas por um conjunto de letras, uma bicicleta e um coração produzidos de forma independentes. O local estipulado para a instalação do letreiro é estratégico, tanto para o Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo, como das rotas de diversos grupos de ciclistas, o qual pretende se tornar um cartão postal do município para os amantes dessa atividade.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, ressaltou que, com a crescente do cicloturismo no cenário pós-pandêmico, o município decidiu prestar uma homenagem aos atletas e adeptos dessa atividade que vem ganhando, cada dia mais, o coração do londrinense. “O letreiro da Bike foi cuidadosamente instalado no local onde muitas das trilhas se iniciam. Em conversas com o pessoal da Associação de Mobilidade Ativa e Amigos do Circuito Pé Vermelho entendemos que seria uma inciativa de fomentar e estimular cada vez mais o cicloturismo em Londrina. Os letreiros do Lago Igapó e Cabrinha já se tornaram importantes pontos turísticos da nossa cidade e o mesmo deve ocorrer com este novo letreiro”, apontou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, reforçou que o letreiro é uma homenagem aos ciclistas e ao cicloturismo, que tem presença forte na cidade. “O local onde o letreiro foi instalado passam muitos ciclistas, é ponto de partida do Circuito Pé Vermelho, que movimenta o turismo e a economia da cidade. Fica em uma região que tem projeção de crescimento, onde vamos, inclusive, recuperar a malha asfáltica”, apontou.

A gestão do prefeito Marcelo Belinati tem investido na Rede Cicloviária de Londrina. Atualmente, a cidade conta com 53 km de ciclovias e mais 6 km em fase preparatória para execução. Deste total, 22,4 km foram implantadas somente nesta gestão. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Londrina (Decreto 865 de agosto de 22) prevê a implantação de 290 km ao longo dos próximos 20 anos.

Em fevereiro deste ano, o município recebeu o Selo do Programa Bicicleta Brasil, do Ministério de Estado de Desenvolvimento Regional, destinado ao reconhecimento de intervenções e iniciativas que incentivam o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana.

Aliado a isso, Londrina vive um momento singular no desenvolvimento do turismo local e regional. Devido à pandemia, que impossibilitou as pessoas de viajarem para longas distâncias, os equipamentos turísticos do próprio município ganharam espaço, e uma das atividades que mais cresceu foi o cicloturismo. Por conta disso, o Grupo de Ciclistas de MTB, interessados no desenvolvimento do esporte aliado ao turismo rural e fomento local, criou o Circuito Pé Vermelho, que é o Cicloturismo no formato de circuito com rota demarcada, contemplando belezas naturais, monumentos de fé e desafios de superação de limites em Londrina e região metropolitana.

O Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo foi oficialmente instituído na cidade pela lei municipal n° 13.319/2021. A rota do circuito tem uma extensão de 285 km e, além da rota principal, também contempla rotas alternativas que levam a pontos turísticos, cachoeiras e trilhas, dos municípios integrantes (Londrina, Tamarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Ibiporã e Jataizinho). O circuito completo é programado para um cicloturismo de cinco a sete dias.

A coordenadora de projetos do Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo, Patricia Oliveira, destacou que o letreiro foi um pedido do circuito e será mais um atrativo para o município. “Os ciclistas estão muito satisfeitos e programando pedal para tirar fotos junto ao letreiro. A iniciativa é muito legal, porque isso mostra o quanto o ciclista é importante para o município, não somente para a mobilidade, como para o fomento do território, porque o cicloturista vem para a cidade e consome, em todas as vendinhas rurais, fica nos hotéis, e tudo isso é desenvolvimento”, afirmou.

Texto Dayane Albuquerque