Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > VI Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação encerra inscrições nesta quarta (5)

• Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 13h45

Interessados em debater como delegados ou que são membros da comunidade científica e tecnológica de Londrina devem se inscrever na Codel ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) informa que estão abertas as inscrições para os interessados em participar da VI Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada no dia 20 de outubro, das 8h30 às 12h30, no auditório do Tecnocentro, que fica no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, na Rua Damaris Rosa de Menezes Monteiro, 333. A capacidade do auditório é de até 80 pessoas.

Os interessados em participar como delegados (que têm direito à voz e voto) precisam se inscrever até amanhã (5), levando a documentação de inscrição até o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), que fica na Avenida Adhemar Pereira de Barros, 1.010, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Estes poderão representar a classe trabalhadora e as associações de desenvolvimento tecnológico do Município.

O mesmo deve ser feito para os membros da comunidade científica e tecnológica de Londrina, mas, neste caso, é preciso indicar a instituição que representará e a pessoa que será suplente, ambos com os documentos pessoais e informações para o contato. Nesta conferência ainda existe a possibilidade de participar como convidado. Neste caso, a pessoa terá direito à voz nos debates. Já quem decidir participar como ouvinte não precisa se inscrever antecipadamente, pois o credenciamento será feito no local e horário do evento.

Os debates serão em torno das propostas apresentadas para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Londrina, por meio do diagnóstico elaborado pela Universidade de Columbia em Londrina e o “Programa Espaço 4.0” desenvolvido pela Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, durante o andamento do Projeto Letramento Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta escola municipal foi a primeira do Brasil a receber o projeto, que visa formar crianças e jovens interessados em carreiras científicas e tecnológicas, para que eles consigam resolver problemas do mundo real e desenvolvam habilidades digitais.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, explicou que os temas centrais foram escolhidos porque Londrina tem aproximadamente 10% do PIB vindo das áreas de TIC. “Tendo em visto isto, a Prefeitura de Londrina fez uma parceria com uma estudante da Universidade de Columbia nos Estados Unidos, que veio para Londrina e escolheu trabalhar com a Codel para fazer um diagnóstico deste setor tão importante para a cidade e isso será apresentado, assim como o crescimento do setor ao longo dos anos, qual é o perfil que as empresas buscam profissionais e as expectativas salariais. Também vamos mostrar o case de sucesso da Escola Maestro Roberto Panico, que foi a primeira do Brasil a receber o Letramento Digital ensinando a ciência e tecnologia na prática”, contou.

Além de debater esses assuntos, o objetivo da conferência será avaliar a realidade da área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Londrina; fixar as diretrizes gerais da Política Municipal de Ciência e Tecnologia para o biênio 2023-2024 e fazer uma avaliação das atividades feitas pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e inovação (CMCTI) e a tomada de decisões administrativas. Além disso, serão aprovados o regimento interno e as resoluções da conferência e eleitos os representantes da sociedade civil e do Poder Público, que vão compor o Conselho.

Os interessados em participar podem conferir todos os documentos necessários no Edital de convocação da conferência nº 001/2022, publicado no Jornal Oficial nº 4.737, página 61, do dia 27 de setembro deste ano. Os demais representantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação serão designados conforme a Lei Municipal n.º 12.334/2015. A última Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizada em Londrina em 2018, visto que, nos anos seguintes, houve a pandemia de Covid-19 que impediu a realização presencial.

Texto Ana Paula Hedler