Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Novo calendário unificado divulga eventos e atrações de Londrina
Início do conteúdo da página

Novo calendário unificado divulga eventos e atrações de Londrina

  • Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 13h52
  • Acessos: 340
imagem sem descrição.

A iniciativa do Convention Bureau tem apoio e parceria da Prefeitura; estão abertas as inscrições para o Hackatur 2022, que será nos dias 21 a 23 de outubro

 

O Visite Londrina e a Governança de Turismo da cidade lançaram, na tarde desta terça-feira (27), o novo Calendário Unificado de Eventos de Londrina. Com a participação da Prefeitura de Londrina, empresas e entidades do segmento, a plataforma eletrônica vai reunir as principais informações sobre os próximos eventos e atrações da cidade, fomentando a divulgação. O Calendário Unificado já está disponível e pode ser conferido na página do Visite Londrina Convention Bureau.

 

Na ocasião, também foi anunciada a quarta edição do Hackatur, o hackaton de turismo, que será realizado de 21 a 23 de outubro. O tema da competição deste ano, que retorna à modalidade presencial, será “Destino Turístico Inteligente e Cidade Inteligente”. Além de inscrições para competidores, o Hackatur 2022 também está recebendo inscrições de mentores.

 

Os anúncios foram feitos no Hub de Inovação do Turismo, localizado no segundo andar do Shopping Boulevard e que sedia o Visite Londrina Convention Bureau e a Governança de Turismo. Participaram a presidente do Visite Londrina, Herika Galli, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, os secretários municipais de Cultura, Bernardo Pellegrini, e de Política para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a vice-presidente da Governança de Turismo, Daiana Ferret Bisognin Lopes, entre outros.

 

A presidente do Visite Londrina, Herika Galli, destacou que o dia 27 de setembro é marcado como o Dia Mundial do Turismo, por isso a escolha da data para estes lançamentos e, também, apresentarem as ações que estão sendo realizadas em prol do turismo em Londrina. “Estamos comemorando de forma especial este dia. Desde que assumi a presidência do Convention Bureau, trabalhamos para unificar o calendário, que já teve outros formatos, pois essa é uma demanda do público e de organizadores e promotores. A Codel foi a primeira entidade a participar, em um projeto piloto, e o objetivo principal é ter vocês também. Além de unificar o calendário, pretendemos mensurar os dados do turismo na cidade. Queremos um calendário robusto para poder coletar todas essas informações e estamos à disposição de todos vocês que queiram participar”, ressaltou.

 

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, citou que o primeiro ano da pandemia foi especialmente difícil para o setor de turismo e eventos. E com o intuito de fortalecer esses segmentos, a Prefeitura de Londrina, por meio da Codel, apoia o Visite Londrina, dentre várias outras iniciativas. “Todos ainda estão se reestruturando, e precisamos da junção de forças, se ajudar ainda mais. O calendário vem para selar isso tudo, para sabermos o que vai acontecer em Londrina, sejam shows, apresentações ou eventos artísticos”, comentou.

 

Ubiratan acrescentou que, para este ano, a Prefeitura está organizando um Natal ainda mais iluminado e festivo que as edições anteriores. Todas as atrações deverão ser incluídas no calendário, de todas as regiões da cidade, para que os londrinenses e turistas possam aproveitar ao máximo. “Tivemos vários avanços na gestão do prefeito Marcelo Belinati, e esse ano faremos o Natal mais bonito da história da cidade. O projeto foi traçado para atrair muitos visitantes, e temos que nos preparar para receber essas pessoas, que querem uma cidade inteligente, acolhedora e sustentável, porque Londrina tem esse potencial. E por isso o Hackatur é tão importante, porque temos capacidade, só precisamos acreditar e unir forças”, frisou.

 

Na sequência, o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, citou que Londrina sedia, anualmente, doze festivais culturais, além de várias apresentações e eventos que movimentam uma população flutuante estimada em cerca de 100 mil pessoas. “Temos espaços incríveis, como o Bosque revitalizado, a Concha Acústica, o Museu de Arte e o Museu Histórico, e outros. Precisamos que o espaço público funcione como espaço de convívio, de qualidade de vida, e atrair as pessoas. Trabalhando para isso, aumentamos a autoestima da cidade também, o que se reflete em maior arrecadação, qualidade de trabalho e mais pessoas. Ainda falta logística e integração de todo esse potencial para fazer a cidade se movimentar em uma direção, e o calendário vai ajudar muito com isso”, ressaltou.

 

A vice-presidente da Governança de Turismo, Daiana Ferret Bisognin Lopes, explicou aos presentes sobre o Ecossistema de Inovação de Londrina e como funciona a atuação do núcleo de turismo. Em seguida, a consultora do Sebrae, Leda Terabe, trouxe mais detalhes sobre o Hackatur 2022, que é uma iniciativa da Governança de Turismo executada em parceria com o Sebrae. “Queremos trazer, para a prática, a inserção da tecnologia nas empresas de turismo. E o hackaton é uma maratona, onde trazemos as demandas e os participantes devem elaborar um modelo de negócio que atenda a essas questões. Nossa ideia é seguir acompanhando esses grupos, que podem se tornar as novas startups do setor”, adiantou.

 

A apresentação incluiu ainda o Boletim do Turismo de Londrina, com um panorama atualizado do segmento. Dentre os dados informados, estão o fato de que 17% dos empregos gerados em Londrina vêm do turismo. A cidade possui 6.840 empresas de turismo, e cerca de 60% são enquadradas como micro ou pequenas empresas.

 

No Boletim, consta também o roteiro de museus da cidade, atrativos naturais, ambientes de inovação, e iniciativas do poder público ao setor, como o ISS Tecnológico da Prefeitura de Londrina. Finalizando o evento, Rogério Chimentão, da Weblite Soluções, apresentou o novo site do Visite Londrina, que foi reformulado e agora integra o novo calendário unificado de eventos da cidade.

 

Também participaram do lançamento o assessor de Esportes e Eventos da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Sandro Henrique Moreira dos Santos; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) do Norte Paraná, Sandro Marques de Nóbrega; o diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Angelo Pamplona da Costa; além de vários outros empresários e lideranças do setor.

 

 

Texto Juliana Gonçalves

registrado em:
Fim do conteúdo da página