Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina Criativa leva flores comestíveis à degustação
Início do conteúdo da página

Londrina Criativa leva flores comestíveis à degustação

  • Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 13h25
  • Acessos: 327
imagem sem descrição.

Iniciativa inovadora tem apoio da Prefeitura de Londrina e busca fomentar o empreendedorismo e novos negócios na cidade

  

Nos dias 1º e 2 de outubro, a população de Londrina está convidada para celebrar o início da primavera com uma degustação de flores comestíveis, que acontecerá durante o Londrina Criativa. A feira itinerante estará no Londrina Norte Shopping, das 10h às 22h no sábado e das 14h às 20h no domingo.

 

Durante esse fim de semana, será montada uma mesa posta com algumas possibilidades de uso das flores comestíveis na gastronomia. Assim, a comunidade poderá conhecer um pouco mais dos trabalhos realizados pela integrante da feira e gastróloga, Cristiane Santos. Ela faz docinhos gourmet, bolos, barras de chocolate, macarons, biscoitos personalizados e kits de festa; muitos desses utilizando-se de flores sazonais.

 

Santos contou que a ideia para realizar esses doces diferenciados surgiu do acompanhamento que ela faz de grandes chefs da gastronomia internacional. “Vi que em outros países o uso de flores comestíveis é bem comum. Como o meu foco é confeitaria, resolvi inseri-las inicialmente nos chocolates. A beleza e a delicadeza das flores comestíveis conquistou muitas pessoas e acabei por optar em acrescentar em outros produtos, como biscoitos, bolos, docinhos, ovos de páscoa e guirlandas de brownie. Fiquei muito feliz pela rápida aceitação, é uma tendência que vai crescer muito ainda no Brasil”, contou a mestre confeiteira.

 

A confeiteira formou-se em gastronomia em 2014, já gerenciou alguns restaurantes e sempre teve a confeitaria como uma paixão. Durante a pandemia de Covid-19, decidiu abandonar o emprego para focar na produção dos doces. “A Cristiane é uma excelente profissional. É uma empreendedora diferenciada, que tem se destacado bastante e que está ressignificando o trabalho a novos fluxos. Ela já fazia doces antes, mas agora que está participando da feira está se destacando e ganhando ainda mais força. Acredito que no mundo exista oportunidade para todos, mas somente os talentoso se destacam”, disse a organizadora do Londrina Criativa, Margareth Watanabe.

 

Atualmente, Santos é uma dos 200 empreendedores cadastrados no Londrina Criativa. Ela acredita que a feira itinerante possibilita levar seus produtos para uma gama muito grande de pessoas, visto que a cada fim de semana está em um local diferente. “O alcance da feira é muito bom. São lugares que talvez eu não conseguisse atender. Até então os meus pedidos eram feitos exclusivamente on-line e inclusive tenho clientes que nunca nem conheci pessoalmente. O Londrina Criativa criou uma conexão, de poder conhecer pessoalmente os meus clientes e os novos também, e de eles poderem visualizar melhor o meu trabalho”, disse a confeiteira dos doces floridos.

 

Outros expositores – Além da gastróloga Cristiane Santos, durante o fim de semana, a população poderá conhecer o trabalho de outros 14 expositores que levarão a temática primavera para dentro do shopping. Os convidados levarão diversos produtos, como fitas e laços, bombons gourmet, papelaria criativa, panos de prato e ecobags, bijuterias artesanais, pães artesanais, crochê, bonecas, produtos japoneses, origami e origami em tecido.

 

Além deles, os interessados poderão fazer uma sessão de quick massagem, de cerca de 15 minutos, que é uma massagem terapêutica que popularizou o shiatsu, originário do Japão. Com o uso de diferentes técnicas, a intenção é atender as pessoas que têm pouco tempo disponível, por isso, essa massagem pode ser oferecida em festas, eventos, metrôs e restaurantes. Entre os benefícios estão a melhora da concentração, do desempenho e o relaxamento muscular.

 

O Closet da Barbie, que conta com uma produção própria de roupas para as famosas bonecas, também vai mostrar sua coleção e encantar as crianças fãs desse brinquedo. Também deve participar uma nova parceria firmada durante o Com-Tour Matsuri 2022, com o Restaurante Kyoto, que terá um espaço de mercearia para comercializar produtos japoneses a preços acessíveis.

 

Sobre a feira itinerante – O Londrina Criativa foi instituída em 3 de janeiro de 2022, após a feira Brilha Londrina, que aconteceu durante o LondriNatal 2021, uma campanha da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) com a Prefeitura de Londrina. Os interessados em participar devem trazer propostas inovadoras e preencherem um formulário. Todos passam por uma curadoria com uma equipe especializada, que avalia o perfil da pessoa e seu negócio. Esse grupo indica quais eventos, capacitações e oficinas o expositor pode passar para aprimorar seus trabalhos e, dessa maneira, dependendo dos locais onde a feira acontecerá, serão escolhidos os participantes.

 

Segundo a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberta Zulin, ações que estimulam o empreendedorismo local e movimentam a economia e o turismo são sempre bem-vindas em Londrina. Para ajudar empreendedores a colocarem em prática suas ideias a Codel ajuda através do apoio institucional e com a divulgação, por meio do Núcleo de Comunicação da Prefeitura. “Facilitamos os trabalhos dentro do município, com o apoio institucional da Codel. A Margareth participou da feira no LondrinaNatal de 2021 e, logo após o término do período natalino, ela entrou em contato comigo com a ideia de fazer uma feira permanente, itinerante passando por diversos pontos da cidade e de economia criativa, para dar espaço para quem é da cidade. Nós entendemos isso como uma grande oportunidade de colocarmos esses profissionais de volta à ativa, por isso viabilizamos os contatos. Acredito que o Londrina Criativa já está consolidado e que essa feira do fim de semana será um sucesso”, contou Zulin.

 

A feira itinerante já foi realizada em diversos locais, públicos e privados, entre eles no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, no Sesc e na Expo Japão. Hoje, o Londrina Criativa tem apoio do Londrina Convention Bureau e da Prefeitura de Londrina, por meio da Codel.

 

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Margareth Watanabe pelo link aqui.

 

 

Texto Ana Paula Hedler

registrado em:
Fim do conteúdo da página