Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Primeiro Dia Municipal do Antigomobilista arrecadou 2 toneladas de alimentos

Primeiro Dia Municipal do Antigomobilista arrecadou 2 toneladas de alimentos

• Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 12h29

Evento teve cerca de 915 carros antigos e participaram em torno de 5 mil pessoas; alimentos serão doados para instituições socioassistenciais de Londrina

No último final de semana, dias 24 e 25 de setembro, foi promovida a primeira edição do Dia Municipal do Antigomobilista em Londrina. Ao longo dos dois dias, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo evento, que reuniu aproximadamente 915 veículos antigos, como o Thunderbird, Fairlane, Cadillac, Karmann Ghia, Ferrari 1988, Ford 58 e Ford 50, Chevette, Fusca, um caminhão Mac 1952, dentre outros. Um dos destaques foi a presença de um Dodge Charger 1974, o único no Brasil, e que foi exposto em evento pela primeira vez.

O encontro foi no gramado do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, em frente à Prefeitura de Londrina, das 8h às 20h do sábado (24) e das 8h às 17h no domingo (25). Toda a programação foi aberta ao público, que pôde inscrever seus carros no local, mediante doação de dois quilos de alimento. Ao todo, foram arrecadadas em torno de 2 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão repassados para a Casa do Caminho, que atende 120 crianças e adolescentes de zero a 17 anos, a Casa da Sopa Benedita Fernandes, que acolhe pessoas em situação de rua, a Associação de Apoio às Famílias com Câncer e Especiais (AFCE), e a Instituição de Acolhimento Nuselon.

De acordo com o presidente do clube Opaleiros Londrina, Denis dos Santos Goulart, que foi um dos organizadores da celebração, compareceram cerca de 19 clubes de carros antigos de Londrina e outras cidades da região, como Porecatu, Cornélio Procópio, Presidente Prudente, Astorga, Arapongas, Apucarana, Cambé e Ibiporã. “Foi sensacional, vieram muitas famílias com crianças pequenas, pessoas mais idosas que se emocionaram ao relembrar os carros que já tiveram, esses foram momentos que não tem preço. Todos ficaram felizes, e o evento superou muito as nossas expectativas”, avaliou.

O público pôde também, além de ver e tirar fotos com os veículos, comercializar e trocar peças e adornos de carros antigos. Food trucks e barraquinhas de comidas serviam variadas opções, como churros, cachorro-quente, hambúrguer, batata frita e pastel. Além disso, foram promovidas exposição de artesanatos, feira de adoção de animais e aferição da pressão arterial e testes de glicemia feitos pela Hospitalar.

A programação trouxe também shows abertos ao público, com apresentações como do cantor Georgetown, que é cover do Elvis Presley, shows das bandas Garm e Led Lights no sábado e das bandas Viking do Sertão, Cigarra, Vídeo K7 e do artista Samuka no domingo. “O público gostou muito do show ‘do Elvis’ e das bandas, abraçaram a ideia mesmo do encontro. Alguns dos artistas conseguiram fazer o show de forma beneficente e, para outros, ajudamos a procurar patrocínios”, explicou o presidente do Opaleiros Londrina.

Foi feito, também no domingo, um desfile de mulheres vestidas no estilo dos anos 60, integrantes do grupo PIN UP Red Feet. “Após o desfile, todas as nove participantes foram coroadas como ‘Miss Londrina Classic Show’, todas receberam a faixa e o troféu”, contou.

Segundo Goulart, foi muito positivo ver o envolvimento das famílias no evento. “Fico emocionado, um dos momentos mais marcantes para mim foi ver uma criança especial, que nunca tinha visto antes os carros antigos, dar partida em um dos carros, e o quanto ele gostou. No geral, ver dezenas de crianças se divertindo com esses veículos que eram desconhecidos para elas, foi uma das melhores partes”, revelou.

Importância da data

O Dia do Antigomobilista é comemorado em 3 de outubro, conforme a Lei Municipal nº 13.406/2022, instituída neste ano pelo prefeito Marcelo Belinati. A celebração foi feita no último fim de semana de setembro, por conta das eleições presidenciais de 2022 no próximo domingo (2).

A restauração de carros antigos, conforme apontou Goulart, é importante pois movimenta diversos profissionais. “Tem muita gente envolvida, como os mecânicos, lava-rápidos, polidores, além da arrecadação de alimentos que conseguimos promover”, explicou.

Goulart explicou que os clubes locais de carros antigos, como o Opaleiros Londrina, o Quadrados Londrina e o Kustom Garage, solicitaram a criação da data e escolheram o dia 3 de outubro para ser Dia do Antigomobilista, pois em 2021 haviam promovido um encontro nesta mesma data. As equipes desses clubes também contribuíram para a organização do evento do último fim de semana.

De acordo com o organizador, o público já pede por mais uma edição do evento. “Muitas pessoas vieram nos perguntar quando vai ter da próxima vez. Ficamos muito contentes, pois vai ser uma data comemorada todos os anos”, revelou. Ainda não foi definido o local da celebração para o próximo ano, mas Goulart indicou que os organizadores já se preparam, encorajados com o resultado da primeira reunião.

Enquanto aguarda a próxima edição, o público pode participar do “Londrina Classic Show”, que reúne entusiastas e colecionadores de veículos antigos de diversos clubes da cidade no primeiro domingo de cada mês, das 8h às 14h, no estacionamento do Boulevard Shopping Londrina. Goulart informou que, somente no mês de outubro, não haverá reunião, por causa das eleições.

A Prefeitura de Londrina apoiou a festividade, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e das Secretarias Municipais de Fazenda (SMF), do Ambiente (Sema), de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina (GML).

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.