Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina comemora Dia do Antigomobilista neste fim de semana

Londrina comemora Dia do Antigomobilista neste fim de semana

• Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 16h04

Entre os veículos esperados para o evento estão os clássicos, como o Thunderbird, Fairlane, Cadillac, Karmann Ghia, Ferrari e muito mais; entrada é aberta ao público

Os apaixonados por carros e motos antigos estão convidados para participar do 1° Dia Municipal do Antigomobilista, que será celebrado neste fim de semana, em Londrina. A programação terá início no sábado (24), às 8h, com muita festa no gramado do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635. O último show de sábado está previsto para as 19h e deve ter cerca de uma hora de duração. Porém, a programação continuará durante todo o domingo (25), das 8h às 17h, no mesmo local.

A expectativa é reunir aproximadamente 300 carros antigos, de 14 clubes diferentes de Londrina e outras cidades da região, como Porecatu, Cornélio Procópio, Presidente Prudente, Astorga, Arapongas, Apucarana, Cambé e Ibiporã. Somente do grupo Opaleiros de Londrina, já estão confirmados 55 veículos e, da equipe Quadrados, outros 50. Além deles, os organizadores acreditam que cada grupo leve cerca de 10 carros.

Entre os veículos esperados estão os clássicos, como o Thunderbird, Fairlane, Cadillac, Karmann Ghia, Ferrari 1988, Ford 58 e Ford 50, Chevette, Fusca, um caminhão Mac 1952 e muito mais. “Nós queremos que esse encontro se torne uma referência para o Brasil, assim como é o encontro de Águas de Lindoia, que acontece na beira do lago da cidade e que reuniu, só no último encontro, mais de 2 mil veículos. É um evento para reunir toda família e rever os amigos, colecionadores de outros clubes e da região”, contou o presidente do Opaleiros Londrina, Denis dos Santos Goulart, que é um dos organizadores do encontro.

O evento é aberto ao público, que poderá aproveitar para tirar fotos com os carros mais amados. Já para os interessados em participar expondo seu veículo, é preciso se inscrever e contribuir com dois quilos de alimentos não perecíveis. Todo o montante arrecadado será destinado às instituições socioassistenciais de Londrina. A inscrição será feita na hora do evento e os inscritos receberão um adesivo identificando o carro e um certificado de participação.

Os carros antigos ficarão expostos no gramado em frente à Prefeitura de Londrina. Eles serão organizados por ordem de chegada. Já a população poderá estacionar os veículos nas ruas do entorno do Centro Cívico. “Nosso sonho será um dia chegarmos no Aterro do Lago Igapó. Mas, realizar esse primeiro encontro na Prefeitura já é muito especial para nós, é muito top, porque a Prefeitura tem nos ajudado muito e agora vai ceder toda a estrutura, a energia elétrica e o espaço para o nosso evento. Então, estamos muito felizes e nossa expectativa é bem grande”, ressaltou Goulart.

Para ajudar a organizar o trânsito no entorno do Centro Cívico, estarão presentes os agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Guarda Municipal de Londrina (GML).

Programação – Além da exposição dos carros e motos antigos, será montado um mercado de pulgas para comercializar e trocar peças de carros antigos e adornos. Haverá dez food trucks e barraquinhas de comida, com opções como churros, cachorro-quente, hambúrguer, batata frita e pastel; feira de adoção de animais; aferição da pressão arterial e testes de glicemia feitos pela Hospitalar; apresentação do cantor Georgetown, que é cover do Elvis Presley; e exposição de artesanatos.

No sábado, às 15h, a Banda Garm fará um concerto. Na sequência, a partir das 17h30, terá início a apresentação da Banda Led Lights e encerrando a noite, às 19h, haverá um cover de Elvis Presley. No domingo, às 10h, a música ficará por conta das bandas Viking do Sertão e Cigarra. Às 12h, haverá um desfile das mulheres que se vestem com roupas dos anos 60, integrantes do grupo PIN UP Red Feet. Às 13h, o artista Samuka trará um show acústico e, às 15h, será a vez da banda Vídeo K7, que seguirá até o encerramento do evento.

Dia do Antigomobilista – O Dia Municipal do Antigomobilista foi instituído pelo prefeito Marcelo Belinati em 5 de junho deste ano, visando mostrar para a sociedade a importância dos encontros de apaixonados por carros antigos em Londrina. Entre outros objetivos, o antigomobilismo é um movimento que busca a restauração, conservação e exibição de automóveis clássicos antigos. A paixão dessas pessoas movimenta a economia local e ainda ajuda outras pessoas, visto que em todos os encontros arrecadam-se alimentos para doação às instituições de caridade.

De acordo com a Lei Municipal nº 13.406/2022, dia 3 de outubro é considerado o Dia Municipal do Antigomobilista. Devido às eleições federais de 2022, neste primeiro ano de comemoração, a celebração ficou para o último fim de semana de setembro. Em Londrina, todo primeiro domingo do mês, das 8h às 14h, é realizado o encontro de carros antigos “Londrina Classic Show”, no estacionamento do Boulevard Shopping Londrina, aberto ao público. Na cidade, há alguns clubes ligados à área como o Quadrados Londrina, Kustom Garagem e Opaleiros Londrina, que solicitaram a criação da data.

A festividade do fim de semana conta com apoio da Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Texto Ana Paula Hedler