Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura participa do Dia da Sergipe neste sábado no centro de Londrina
Início do conteúdo da página

Prefeitura participa do Dia da Sergipe neste sábado no centro de Londrina

  • Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 15h14
  • Acessos: 336
imagem sem descrição.

Diversas entidades vão levar brincadeiras para as crianças e serviços gratuitos para os adultos durante a manhã; haverá sorteio de brindes, doação de mudas, algodão-doce, pipoca e muito mais

 

 Neste sábado (17), das 9h às 14h, a população de Londrina e região está convidada para comemorar a 11ª edição do Dia da Sergipe. Durante a manhã, haverá diversas atividades culturais e sociais na Rua Sergipe, em um trecho de 650 metros, compreendido entre as ruas Minas Gerais e Prefeito Hugo Cabral. O evento faz parte do calendário de comemorações oficiais do município de Londrina, instituído pela Lei Municipal nº 12.706/2018.

 

A expectativa é reunir cerca de 50 mil pessoas neste evento que é considerado um dos maiores de rua de Londrina. A ideia é chamar a atenção da população com ações culturais, recreativas e sociais e não apenas fazer um apelo comercial. “É uma contrapartida da Rua Sergipe para o consumidor que frequenta ela durante o ano todo, com atividades para deixar o dia dele mais feliz, fazer um dia diferente. As famílias vão ter muita coisa para fazer”, explicou o coordenador do Núcleo Rua Sergipe e diretor-comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Angelo Pamplona.

 

Para tanto, quem for prestigiar o Dia da Sergipe vai conferir a apresentação de dança dos grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Sansey; vai ganhar brindes;participar de sorteios; comer pipoca e algodão-doce; poder degustar refrigerantes e energéticos e levar as crianças para brincar nas camas-elásticas, ver a contação de histórias e fazer pinturas facial. Os adultos poderão emitir diversos documentos, fazer o cadastro para vagas de emprego, aferir a pressão arterial, saber mais sobre os cursos profissionalizantes e receber uma muda de árvore. Todas as atrações serão gratuitas.

 

Para a diretora de Turismo da Codel, Roberta Zulin, a intenção de criar momentos recreativos, artísticos e de lazer para a população ajuda a movimentar a cidade e atrai pessoas dos municípios do entorno. “Essa comemoração é boa para o nosso Município, porque ajuda a divulgar nosso centro histórico e o comércio de rua, estimulando a retomada econômica, além de trazer os londrinenses e a população das cidades vizinhas para passear aqui”, lembrou Zulin.

 

Atenção ao Trânsito – No sábado (17), das 7h até às 15h, os agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vão impedir o trânsito de veículos na Rua Sergipe para que as barracas e stands sejam montados. Durante o período, os motoristas do transporte coletivo acessarão o Terminal Central a partir da Rua João Cândido ou da Rua Hugo Cabral. Já os motoristas de carros deverão subir à esquerda, pois a Rua Sergipe estará interditada a partir da Minas Gerais.

 

Atividades – Para garantir a festa de sábado, diversas instituições vão participar, como a Prefeitura de Londrina, as instituições de ensino superior, uma emissora de televisão, empresários locais, sindicatos e os serviços do Sistema S, entre outros.

 

A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) vai à festa da Rua Sergipe levando o projeto Biblioteca Móvel e os bichos de pelúcia que representam os animais da região. No ônibus da Biblioteca Móvel há livros, gibis e revistas que as crianças podem ler e se divertir. Também serão disponibilizados vídeos que trazem diversos assunto ligados à educação ambiental. O Rotary Clube de Londrina Aeroporto vai doar mudas de árvores.

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) estará no evento junto ao Ônibus Lilás, do Governo do Estado do Paraná. O projeto de atendimento móvel às mulheres leva profissionais de diversas áreas para conversar sobre os trabalhos disponibilizados pela rede de serviços de Londrina. Haverá duas psicólogas, uma assistente social e um assessor jurídico para orientar sobre o que fazer em casos de violência. A Gerência de Inclusão Produtiva estará no local para divulgar os cursos visando à empregabilidade das mulheres. No Paraná, há dois Ônibus Lilás que, desde 2015, percorrem o Estado, atendendo nas localidades mais distantes e vulneráveis. Em cada veículo, as advogadas, assistentes sociais e psicólogas conseguem atender cerca de 100 mulheres.

 

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) vai ofertar seus serviços, com dois servidores municipais que estarão à disposição da população para tirar dúvidas sobre a intermediação de mão de obra, o seguro-desemprego, carteira de trabalho digital e os demais serviços da Sala do Empreendedor. A Organização Social sem fins lucrativos, GERAR, que trabalha com a integração de estagiários e aprendizes para empresas fará o cadastro de adolescentes e jovens que desejam o encaminhando para as vagas de estágio e inserção no Programa de Aprendizagem Profissional.

 

O SENAI vai dar publicidade aos cursos profissionalizantes e as oficinas disponíveis na região. O SEBRAE fará o atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI) através da Sala do Empreendedor e a orientação empresarial com o Empreenda+ Londrina. Já o SESI fará teste de acuidade visual e aferição de pressão gratuitos para a população. O SENAC vai levar o “jogo da saúde” com a aferição de pressão, orientações de primeiros socorros, teste de acuidade visual, ajuste e limpeza de óculos, demonstração de métodos de café gelado, massagem rápida e corte de cabelo. Os funcionários do SESC vão desenvolver uma oficina cultural, além das atividades recreativas, como a contação de histórias e a cama elástica para as crianças.

 

Os agentes de educação da CMTU também estarão presentes com os fantoches e os jogos interativos para as crianças. Os funcionários do Detran/PR vão atender ao público que quiser saber mais sobre consultas à carteira nacional de habilitação (CNH) e ao veículo para saber sobre multas e outros possíveis débitos. Eles também farão atividades de educação no trânsito.

 

A Secretaria Estadual da Fazenda (SEF) vai levar servidores para fazer o cadastro no Programa Nota Paraná, e fazer a recuperação de conta e de emissão do cartão com o número do CPF. O Sicredi vai dar consultoria sobre educação financeira. A Associação Mulheres de Negócio e Profissionais de Londrina conscientizará a população sobre doação de órgãos com o projeto Doando Vidas. O Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) vai realizar o atendimento nas áreas de saúde, educação, gestão e meio ambiente. A Positivo vai levar orientações sobre higiene oral, saúde, arborização pública, hipertensão, descarte correto de medicamentos, posse responsável de pets e doação de mudas.

 

A ONG E-letro vai coletar materiais eletrônicos, como eletrodomésticos, eletroportáteis, computadores, periféricos, telefones, cabos, eletro brinquedos e outros. O Corpo de Bombeiros levará o caminhão, a van e a caminhonete de combate ao incêndio. Os integrantes do 5º Batalhão da Polícia Militar vão fazer o policiamento e as orientações de trânsito. A Guarda Municipal de Londrina ajudará no policiamento. A SOS Vida Animal, a Associação Defensora dos Animais (ADA) e o Patinhas Unidas também vão participar.

 

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) participará divulgando o vestibular para o acesso aos cursos de graduação e com os profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU/UEL), que medirão a glicemia dos interessados, farão a aferição de pressão arterial, auriculoterapia, orientações quanto ao aleitamento materno, informações sobre doação de órgãos, demonstração de reanimação cardiopulmonar adulto e infantil e manobra de desengasgo. Também participarão os integrantes dos Projetos de Extensão “Prevenção e promoção da saúde bucal para pacientes da Terceira Idade” e “Atenção em saúde bucal para escolares e comunidade” da UEL, que orientação sobre saúde geral, bucal e alimentação saudável através de atividades preventivas e educativas.

 

Além dessas instituições vão participar: Hospital do Câncer, Farmácias Vale Verde, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Londrina (com a doação de sutiãs com próteses mamárias), a Medicale (com serviço de atendimento médico), a MRV, o grupo do Camelódromo de Londrina, o Sincap (com corte de cabelo), a Sindioptica (com o ajuste de óculos e teste de visão), o Mercadão dos Óculos e as Óticas Diniz, Rede Massa SBT e Massa FM, Refriko, Casas Ajita, Serale e Mega Jeans. Nos últimos dois anos, o Dia da Sergipe foi realizado de forma virtual por causa da pandemia.

 

 

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o coordenador do Núcleo Rua Sergipe e diretor-comercial da ACIL, Angelo Pamplona, pelo link aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página