Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina participa da campanha global World’s To-Do List 2022

Londrina participa da campanha global World’s To-Do List 2022

• Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 12h30

Iniciativa será realizada de 16 a 25 de setembro e consiste em inserir post its, de forma física em prédios públicos e locais de grande circulação, e de forma digital, em redes sociais e websites, com mensagens sobre os 17 ODS

O Município de Londrina foi convidado a aderir à campanha World To-Do List 2022 (Lista de tarefas do Mundo), idealizada pelo prefeito de Londres, capital da Inglaterra, Sadiq Khan. A intenção é promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha possui apoio da Prefeitura de Londrina e as ações, no município, serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo.

A campanha será realizada no período de 16 a 25 de setembro e consiste em colocar post its de forma digital em redes sociais e websites, e de forma física em prédios públicos e locais de grande circulação, em tamanho de destaque (banners, adesivos, projeções). Todas as entidades foram convidadas a participar da campanha, que já foi aderida pelo Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz) e ONG Londrina Pazeando.

Para isso, o Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura produziu as artes padronizadas em português, as quais deverão ser utilizadas para a divulgação conforme disponibilidade e criatividade de cada participante. (Clique aqui para ter acesso as artes). As mensagens que constam nos post its foram elaboradas a partir dos 17 ODS, entre eles acabar com a fome no mundo; proporcionar boas condições de saúde para todos; oferecer educação de qualidade para todos.

Este ano, a campanha World To-Do List 2022 pretende destacar o papel crítico das cidades na condução do progresso nos Objetivos Globais. Por isso, está incentivando todos os líderes das cidades a utilizarem os post its dos Objetivos Globais de 16 a 25 de setembro de 2022, quando os líderes mundiais estarão em Nova York se reunindo para a Assembleia Geral da ONU.

Lançada durante a Semana de Ação Climática de Londres, com o apoio dos prefeitos de Londres, de Bogotá, de Freetown e de Bristol, a campanha unirá sob uma bandeira os valentes esforços dos prefeitos para alcançar os objetivos. O site e guia da campanha estão na página https://worldstodolist.org/cities-campaign.

O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, ressaltou que a campanha permite não somente conectar a cidade aos objetivos de desenvolvimento sustentável, envolvendo órgãos da Prefeitura e a sociedade civil, como também colocar Londrina ao lado de Londres e de outras cidades da Inglaterra, o que permite estreitar os laços de amizade entre os municípios.

A administradora da Secretaria de Governo, Liz Dayane Rodrigues, contou que o convite para Londrina participar da campanha veio após a inauguração do Jardim em homenagem ao Jubileu de 70 anos de reinado da falecida Rainha Elizabeth II e da Cabine Literária – instalada dentro da cabine telefônica vermelha, em estilo britânico, que fica na Praça Primeiro de Maio – voltada a promover a cultura e a literatura para a população, além de resgatar os laços históricos entre o município e o Reino Unido.

“A equipe do parlamento do Reino Unido ficou sabendo destas iniciativas e achou interessante convidar Londrina para esta campanha. Temos também trocado ideias com o pessoal de Liverpool, que é uma cidade que está muito empenhada na implantação dos 17 ODS. Com isso, a equipe do Project Everyone, vinculado com a Prefeitura de Londres, encontrou em contato conosco. Fizemos uma reunião on-line e aderimos a campanha”, disse.

Abraço no Lago – No dia 25 de setembro, às 9h, os post its serão levados ao 14° Abraço no Lago pela Paz, que acontecerá no Lago Igapó II, manifestando o apoio à campanha e lembrando das tarefas enquanto humanidade. Na ocasião, todas as pessoas poderão levar os seus post its, inclusive em formato de cartaz, podendo manifestar seus desejos pela paz livremente.

O secretário do Compaz e gestor da Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, disse que quando a Prefeitura de Londres convida a cidade de Londrina para participar desta campanha, é possível notar a sincronicidade do movimento de educação para a paz com essa proposta. “Receber este convite é muito importante, estamos muito felizes em participar desta iniciativa, por isso nos engajamos para apoiá-la no Abraço no Lago, no dia 25. Estamos pedindo para as pessoas fazerem publicações nas redes sociais, como propõe a campanha, e para levarem cartazes para o Abraço no Lago”, contou.

Texto Dayane Albuquerque