Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Feira Londrina Criativa recebe première do Londrina Matsuri neste sábado (27)

Feira Londrina Criativa recebe première do Londrina Matsuri neste sábado (27)

• Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 14h41

Grupo Sansey terá cerimonial e apresentação de tambores taikô durante a Feira; 19 expositores participam neste fim de semana com gastronomia e artesanatos variados

A Feira Itinerante Londrina Criativa realiza neste sábado (27) a première do Londrina Matsuri. Ao todo, 19 expositores estarão na Feira neste fim de semana, que irá ocorrer das 10h às 22h no sábado, e das 11h às 20h no domingo (28), no Hub do Londrina Convention Bureau, que fica no Boulevard Londrina Shopping. No mesmo local, às 17h do sábado, o Grupo Sansey fará um cerimonial que marca o retorno do Londrina Matsuri, após os dois últimos anos de pandemia. Haverá, em seguida, uma apresentação com os tambores japoneses taikô, com o objetivo de chamar o público para o evento Londrina Matsuri, que será de 9 a 11 de setembro.

De acordo com a organizadora da Londrina Criativa, Margareth Watanabe, é uma honra receber esta celebração no espaço da Feira. “A palavra ‘matsuri’ remete a festivais japoneses ligados à celebração. Então, este é um momento em que estamos comemorando a primavera, mas também a retomada do Londrina Matsuri, depois dos dois últimos anos de pandemia. É uma celebração muito feliz”, contou.

Neste sábado (27), estarão presentes autoridades, como o coordenador geral do Londrina Matsuri, Luiz Shiroma, membros da Codel, dentre outros. Watanabe explicou que os participantes farão uma introdução sobre o Matsuri e a parceria com a Feira, seguida pela apresentação. “Estamos super ansiosos. Eu e algumas expositoras estaremos de quimono para celebrar o evento. Me surpreendi muito com a adesão das autoridades em participar, desde a Expô Japão já planejávamos trazer o Grupo Sansey para a Feira”, comentou.

Já no domingo será realizado o Boulevard Matsuri, também no shopping, das 14h às 18h, que irá oferecer workshops de pintura, origami e hashi, além de apresentações artísticas de taikô, de dança japonesa yosakoi soran, karaokê e k-pop, entre outros. “Temos essa parceria com o Matsuri, mas este do domingo é um evento separado, apesar de simultâneo à Feira”, explicou Watanabe.

Os expositores da Londrina Criativa deste fim de semana vendem produtos como cogumelos comestíveis, peças em resina, chocolate com flores comestíveis, macarrons, Tupperware, produtos japoneses, laços e fitas, papelaria, bombons gourmet, panos de prato e ecobags, velas aromáticas, panificação artesanal, quick massagem e origami.

Londrina Criativa no Matsuri – A Feira Itinerante estará também no Londrina Matsuri, com um estande com 15 expositores. “Para mim, como integrante da comunidade japonesa de Londrina, é uma honra muito grande poder levar a Feira para um evento tão grande como o Matsuri. Para os expositores, é uma oportunidade imensa levar seus produtos a um evento dessa proporção, para um público a que, de outra forma, eles dificilmente teriam acesso”, destacou a organizadora da Londrina Criativa.

“Fico muito feliz, pois temos tanto expositores que estão apenas começando, como alguns que já estão mais estabelecidos e que começaram conosco”, apontou Watanabe. Ela deu destaque especial à designer gráfica Carolina Romão, que começou expondo seus acessórios de arte pixelada em março deste ano na Feira, e conseguiu conquistar seu próprio estande no Londrina Matsuri.

A empreendedora contou que começou sua empresa, em dezembro de 2021, com cerca de R$ 500. Carolina Romão passou a expor seus brincos, chaveiros e outros acessórios feitos à mão no estilo pixel art, e participou, por meio da Londrina Criativa, da Expô Japão e de diversas outras mostras da Feira. Para o próximo mês, ela prepara produtos inéditos que serão expostos no próprio estande de sua empresa, a Sala do Boss.

Romão disse que a evolução superou suas expectativas. “Foi excelente ter conseguido crescer tão rápido participando da Feira. Meu marido acabou deixando o emprego para trabalhar comigo, pois a demanda aumentou muito, e conseguimos clientes fiéis, que sempre nos procuram”, relatou.

Os acessórios feitos por Romão seguem a temática geek. “Fazemos muitos personagens de animes também, por isso, para nós, ter participado da Expô Japão e poder ter um estande no Matsuri, é a realização de um sonho”, comemorou. A designer revelou que não estará na Feira neste fim de semana, pois está desenvolvendo camisas com estampas feitas por ela mesma, inspiradas também nos personagens, e peças em acrílico, que serão lançadas pela primeira vez no Londrina Matsuri.

A Feira Itinerante Londrina Criativa acontece quase todos os fins de semana, desde janeiro de 2022, com o objetivo de aproximar os pequenos empreendedores locais do público. É realizada com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e do Londrina Convention Bureau. Já foi feita em diversos locais, públicos e privados, como o Museu Histórico Padre Carlos Weiss e no Sesc. Já ofereceu também oficinas gratuitas ou com preços acessíveis para impulsionar os pequenos produtores da cidade.

Para o final de setembro, Watanabe contou que está sendo organizada uma parceria da Feira com o Shopping Com-tour Londrina. “Vamos participar também do Com-tour Matsuri, no próximo mês”, revelou.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria da Feira Itinerante Londrina Criativa.