Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Feira Londrina Criativa abre inscrições para curso gratuito de etiqueta profissional

• Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 14h28

Tendo como objetivo capacitar candidatos e empreendedores, o workshop trará dicas sobre desenvolvimento do perfil profissional; iniciativa tem apoio da Codel

A Feira itinerante Londrina Criativa está com inscrições abertas para um workshop gratuito sobre etiqueta profissional e empreendedorismo. O curso será ministrado pela organizadora da feira, Margareth Watanabe, neste sábado (23), a partir das 9h. Será no Centro de Adoração da Igreja Presbiteriana Central, localizado na Rua João XXIII, 401. As inscrições são abertas a todos, e podem ser feitas a partir deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfE9I1eUiOF0xfv6pwwjUa8fgJvSYGXbjbwIpn1YmZFbMECOA/viewform . Os participantes podem se inscrever até a sexta-feira (22), e terão direito a certificado.

De acordo com a organizadora da Feira, Margareth Watanabe, o público-alvo do workshop desta semana são tanto os empreendedores quanto as pessoas que estão à procura de um emprego. “O principal objetivo é promover o autoconhecimento, tanto de candidatos a vagas de emprego quanto de empreendedores, para que as expectativas do empregador possam estar alinhadas ao perfil do candidato”, explicou.

Segundo o assessor de imprensa da Feira, Fábio Luporini, o foco, nesta edição, será a capacitação dos participantes. “Dessa vez, não teremos expositores com seus produtos na saída do workshop, mas os vendedores estarão de volta para a edição da próxima semana (dia 30)”, informou. A Londrina Criativa é realizada quase todos os finais de semana desde janeiro de 2022, e tem apoio do Londrina Convention Bureau e da Prefeitura Municipal, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Margareth Watanabe destacou que, no cenário econômico atual, a falta de autoconhecimento coloca o candidato em desvantagem em relação a outros mais assertivos. “O mesmo acontece com empreendedores que, às vezes, não sabem definir o perfil empresarial, e acabam não encontrando os candidatos que precisam”, comentou.

A palavra “etiqueta”, conforme a organizadora, tem a ver com padrões de comportamento e de atitudes esperadas, que podem ajudar, tanto o empreendedor quanto o candidato, a se colocar de forma diferenciada e se destacar na busca por um emprego ou por um funcionário. “É importante ter bem definidas as expectativas de ambos os lados, para otimizar esse encontro”, ressaltou. A ideia é demonstrar aos participantes como eles podem utilizar a etiqueta profissional, bem como a consciência de suas habilidades pessoais, para se destacar no mercado de trabalho.

Watanabe disse que foi convidada a oferecer o curso pelo Ministério Oportunidade, iniciativa da Igreja Presbiteriana que coloca empresários em contato com candidatos à procura de emprego e incentiva a qualificação profissional. “Estendi então o convite ao público em geral, por meio da Londrina Criativa”, contou.

A organizadora espera que o workshop possa incentivar o desenvolvimento pessoal dos participantes, para que possam encontrar vagas de emprego ou funcionários, que mais se encaixem com o perfil necessário e que correspondam às suas expectativas.

Outras edições – O assessor da Feira, Fábio Luporini, destacou que, desde o início, além de servir como uma ponte entre os pequenos empreendedores locais e os consumidores, a Feira Londrina Criativa tem trazido diversos cursos de capacitação profissional. “Já tivemos workshops com temáticas sobre como divulgar o trabalho nas redes sociais, como fotografar bem com o celular para mostrar os produtos, organizar empresas, dentre outras”, exemplificou.

Ele contou que os workshops normalmente têm preço acessível ou são gratuitos, como é o caso da ação deste sábado (23), e servem para impulsionar o produtor local e ajudá-lo a encontrar seu público alvo. Cada fim de semana, a Feira é realizada num lugar diferente, e já foi feita no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, em alguns shoppings de Londrina, e outros locais públicos e privados.

“Em média, cada edição da Feira traz de 20 a 30 expositores, desde artesãos, confeiteiros, produtores de acessórios, dentre outros”, comentou. Estão cadastrados cerca de 200 feirantes, que revezam na participação nas feiras. “A principal função é proporcionar o encontro entre os produtores locais e o público”, concluiu.

No fim de semana seguinte, a Feira itinerante Londrina Criativa será no Hub do Londrina Convention Bureau no Boulevard Shopping Londrina. No sábado (30), haverá um workshop sobre vendas pela internet com o consultor de marketing e estratégias Adenir Salla. Em seguida, os expositores poderão vender seus produtos durante o horário de funcionamento do shopping.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria da Feira Itinerante Londrina Criativa.