Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina realiza reunião para reativar co-irmandade com a cidade de Toledo (EUA)

• Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 14h56

Durante o encontro, os prefeitos Marcelo Belinati e Wade Kapszukiewicz expressaram a intenção de reforçar laços e firmar parcerias

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e outras autoridades municipais participaram de uma reunião virtual realizada nesta quarta-feira (23) com o prefeito de Toledo (Ohio), Wade Kapszukiewicz, e outros representantes da cidade norte-americana, que é co-irmã de Londrina (confira a lista de participantes abaixo).

encontro virtual Londrina e Toledo Ohio Emerson Dias NCom 7

Durante o encontro, os dignitários expressaram a intenção de reforçar os laços de co-irmandade estabelecidos pelos dois munícipios em 1976. O prefeito Marcelo agradeceu ao prefeito Kapszukiewicz e ao empresário Márcio Sandri, que reside em Toledo, pelas ações realizadas com o intuito de construir essa reaproximação. “Londrina já tem bastante experiência no intercâmbio com suas cidades co-irmãs japonesas, Nago e Nishinomiya. Consideramos essas trocas extremamente importantes e pretendemos nos espelhar nas boas práticas de Toledo, assim como compartilhar o que Londrina tem de melhor”, disse.

Kapszukiewicz se disse muito satisfeito com a oportunidade de representar Toledo nesta iniciativa e afirmou que a cidade norte-americana leva as suas parcerias a sério, e pretende colaborar com Londrina em diversas áreas como educação, cultura, negócios e esporte, entre outras. “Toledo é uma cidade que recebeu imigrantes de diversos países e culturas no decorrer de sua história, e esse caráter internacional sempre a beneficiou. Além disso, temos cidades co-irmãs desde 1931 e trabalhamos para que essas iniciativas sejam dinâmicas e resultem no crescimento mútuo, resolução de problemas e aumento da qualidade de vida da população”, afirmou.

encontro virtual Londrina e Toledo Ohio Emerson Dias NCom 3

De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, a parceria entre as duas cidades tem o potencial de proporcionar muitos frutos positivos. “Faremos todos os esforços possíveis para reativar essa irmandade e compartilhar boas práticas. Uma área particularmente interessante para nós é a de inovação e tecnologia, um setor no qual Londrina é forte e que poderá possibilitar a realização de projetos conjuntos. Além disso, também pretendemos aprender com a experiência realizada por Toledo para a revitalização do centro da cidade”, frisou.

Ao final do encontro, a diretora de Planejamento Estratégico da entidade filantrópica norte-americana ProMedica, Robin Whitney, apresentou um projeto realizado em Toledo através de uma parceria público-privada, com vistas à criação de um distrito de inovação na área central da cidade.

Participantes – Estiveram presentes o vice-prefeito João Mendonça; o secretário municipal de Governo, Alex Canziani; o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez; o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira; o diretor de Tecnologia e Operações da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Pedro Sella; e a administradora da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues.

Também compareceram os presidentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon), Sandro Nóbrega, e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Márcia Manfrin; o empresário e presidente da Owens Corning, Márcio Sandri; o vice-presidente do Conselho de Administração Internacional para Cidades-Irmãs de Toledo, James Hartung; e a diretora de Planejamento Estratégico do sistema ProMedica, Robin Whitney.

Texto Ulisses Sawczuk