ECO.TIC 2021 é realizado de forma virtual nesta quarta-feira (17)
Evento tem como tema a falta de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia da informação e comunicação
Nesta quarta-feira (17), das 11h às 19h, está sendo promovido o ECO.TIC 2021, evento virtual com transmissão on-line e gratuita. A programação inclui painéis, palestras e discussões sobre assuntos como 5G, inteligência artificial, formação e retenção de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), além da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Entre os palestrantes, painelistas e mediadores, estão representantes de grandes empresas como Nokia, Ericsson, Linkedin, Facebook, Instagram, Alura e Nubank, propiciando oportunidades de networking e discussões diversificadas. Para participar, basta acessar o site do ECO.TIC 2021 (clique aqui) e fazer a inscrição.
O foco principal desta edição é a falta de mão de obra qualificada na área de tecnologia da comunicação e informação, considerado o grande “gargalo” do setor. Por isso, os debates abordarão a formação, capacitação, retenção de profissionais e condições convidativas de trabalho. Dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) mostram que, até 2024, serão necessários 420 mil profissionais para o segmento, que anualmente forma no mercado 46 mil. Bastante consolidado no norte do Paraná, o mercado de TIC tem atraído empresas e instituições como o Instituto Senai de Tecnologia, o Hub de Inteligência Artificial do Senai, o Centro de Inovação e Operações da Atos, a Tata Consultancy Services e a Trimble Brasil Soluções, entre outras.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, salientou que a cidade criou o Ecossistema de Inovação, que abrange todos os setores produtivos e de conhecimento. “As empresas estão reunidas por governanças, que dialogam permanentemente com o poder público. Juntos, tomamos ações de modo mais veloz e certeiro. Estamos prestes a inaugurar o TecnoCentro, que representará fisicamente todo esse processo de gestão compartilhada na busca de soluções em tecnologia”, disse.
De acordo com o presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina e Região (APL de TIC), Ronaldo Couza, o ECO.TIC é importante para a difusão de conhecimento e ideias. Além disso, por ser um dos maiores eventos da área no país e o maior do Sul do Brasil, contribui para divulgar o nicho de mercado de TIC existente na região, que é um elo entre as cadeias produtivas.
Ecossistema de TIC – Dados das entidades do setor mostram que o ecossistema de TIC do norte do estado é formado por quase 2.300 empresas, sendo que cerca de 1.500 estão instaladas em Londrina. Atualmente, a região possui 11 instituições de ensino superior que ofertam cursos de TIC, contando com 55 formações universitárias da área ou relacionadas e 20 cursos técnicos.
O APL de TIC de Londrina e região, um movimento inédito no país, surgiu em 2006, com significativas contribuições do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR). O trabalho realizado pelo Sebrae resultou na consolidação do relacionamento entre empresários de diferentes regiões do Paraná, surgimento de novas empresas e impulsionamento de discussões dentro das universidades, possibilitando que as pequenas empresas sejam mais competitivas nos mercados local e global.
O Gerente Regional Norte do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi, explicou que o investimento feito priorizou a estratégia da busca, pelas empresas, da melhoria de processos, por meio de implantação de certificações de alto nível. Isso elevou o patamar, principalmente, das pequenas empresas que participaram da iniciativa, viabilizada por meio do uso de recursos Sebraitec. Ao mesmo tempo, as ações realizadas promoveram a qualificação dos colaboradores dessas organizações, o que tornou os ambientes mais propícios para o desenvolvimento de empresas e startups na área.
“Londrina e a região do APL investiram muito nessas ações. Na minha opinião, esse é um dos pontos de destaque, pois colocou a região nas condições em que está hoje, de absorver grandes empresas que buscam, além de um ambiente propício para se instalar, mão de obra qualificada”, disse Bianchi.
Realização – O ECO.TIC 2021 é uma realização da AbraTIC, APL TIC Londrina, TI Paraná, Sebrae PR e Codel. Conta com patrocínio da Apex Brasil, Unifil, Sistema Fiep/SENAI, Sercomtel, LB2, Agência Mango, Conectados Coworking, Solintel, >Task e Telefonar Net. Possui apoio da Acil, Brasscom, Softex, Fecomércio PR/Senac e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Texto: N.Com, com informações da assessoria do ECO.TIC 2021.
Redes Sociais