Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Aluno de Oxford apresenta projeto sobre Tecnologia e Digitalização de Serviços

Aluno de Oxford apresenta projeto sobre Tecnologia e Digitalização de Serviços

• Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 10h10

Ação integra projeto de pesquisa realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade de Oxford

Na manhã desta segunda-feira (13), mais um projeto de pesquisa realizado por meio de uma parceria realizada entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade de Oxford foi apresentado. O mestrando Cody Chenxi Wang, da China, detalhou, por meio de videoconferência, um trabalho na área de Tecnologia e Digitalização de Serviços.

Wang abordou a tecnologia e inovação nos serviços públicos, como a digitalização de processos e serviços ao cidadão, incluindo a utilização de aplicativos e ferramentas. O estudo dele foi sobre os serviços que a Prefeitura de Londrina tem disponíveis, pela internet, e quais ainda serão disponibilizados.

A ideia é implementar a digitalização dos serviços ao cidadão, de maneira acessível e eficiente. Para isso, ele fez uma pesquisa em infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI) e sistemas de atendimento ao cidadão em outras cidades do mundo.

Para a realização do trabalho, ao longo de oito semanas foram feitas reuniões de trabalho com a participação de técnicos da Prefeitura, representantes da área de tecnologia da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria de Planejamento, da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) e da Diretoria de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O projeto também contou com informações da Diretoria de Gestão de Informações e Arquivo Público (DGIAP), da Secretaria de Gestão Pública, e Secretaria de Fazenda.

A iniciativa integra o Programa Summer Fellowship, que permitiu que dois estudantes de mestrado em Políticas Públicas da People in Government Lab da Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, fizessem imersão na Prefeitura, durante oito semanas. Além Wang, participou Ying Liu, também da China. Ela apresentou um projeto de Habitação de Interesse Social em Londrina.

apresentação mestradoo oxford foto dayne albuquerque 2

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, que participou da reunião virtual, disse que a expectativa é que o trabalho dos estudantes da Escola de Governo da Universidade de Oxford, considerada a melhor escola de governo do mundo, traga uma contribuição excelente para o município. “Londrina é a primeira cidade do Brasil a concretizar parceria com a Universidade de Oxford. A ideia é que o projeto seja mantido, nos próximos anos”, apontou.

Sobre Wang – Cody Wang formou-se em Ciências Políticas e Filosofia pela London School of Economics and Political Science (LSE). Na graduação, obteve o topo nas turmas de Transparência e Prestação de Contas no Governo; Problemas na Filosofia Analítica; e Filosofia da Ciência. Também cursa mestrado em Políticas Públicas, na Escola de Governo da Universidade de Oxford. É fundador da YBNR International, plataforma de desenvolvimento para a iniciativa econômica Belt and Road.

apresentação mestradoo oxford foto dayne albuquerque 3Também participaram da reunião desta manhã, a administradora da Secretaria de Governo, que atuou como supervisora do programa, Liz Rodrigues; o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira; o diretor de TI da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Márcio Horaguti; o responsável pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV da Diretoria da DTI, Norberto Alves Filho; e Karen Fernandes, da Governança de Saúde Londrina.

Texto Dayane Albuquerque