Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Governança de Químico e Materiais apresenta panorama do setor para o Município

Governança de Químico e Materiais apresenta panorama do setor para o Município

• Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 08h23

Setor é uma das verticais do ecossistema de inovação de Londrina e região; no total, abrange 675 empresas que geram mais de oito mil empregos

Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Marcelo Belinati se reuniu com lideranças da Integra QM –  Governança de Químico e Materiais de Londrina e região. Na reunião, o presidente da Integra, Leonardo Boni, apresentou ao prefeito e demais presentes dados e informações do setor, que integra o Ecosssistema de Inovação, bem como potencialidades e desafios.

reunião governança de quimica foto ncom 4

O encontro contou com participação do secretário municipal de Governo, Alex Canziani, e do diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira.

A Governança de Químico e Materiais agrupa entidades e empresas voltadas a atuar na inovação e desenvolvimento deste setor em Londrina e cidades próximas. São 675 empresas do ramo já instaladas, que geram 8.177 empregos. Contempla ainda 17 cursos de graduação nas instituições de Ensino Superior, e diversas linhas de pesquisa.

reunião governança de quimica foto ncom 5

“O Valor Adicionado Fiscal (VAF) dessa governança é de R$1,273 bilhões anuais, o que equivale a cerca de um quinto do VAF total do Município. Ou seja, é um setor que agrega muito para Londrina e tem alto potencial para novos negócios e expansão”, comentou o secretário municipal de Governo, Alex Canziani.

Segundo Canziani, a Prefeitura de Londrina busca contribuir com o fortalecimento e desenvolvimento desse setor, que é uma das verticais do ecossistema de inovação local. “O prefeito Marcelo assumiu esse compromisso e daremos todo apoio possível”, afirmou.

Para o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, foi uma reunião muito positiva. “Essa primeira conversa foi uma apresentação para aproximação da Prefeitura e a Integra, e daremos continuidade a esse processo. Vamos começar a participar, formalmente, das demais reuniões, para entender as demandas e ofertar políticas públicas que beneficiem esse setor”, contou.

Também compareceram no encontro desta manhã o vice-presidente da Integra, Odirlei Florêncio; o vereador Eduardo Tominaga; o gerente regional do Sebrae, Fabrício Pires Bianchi, dentre outros.

Texto Juliana Gonçalves