Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura e Consulado Britânico debatem possíveis parcerias para Londrina

Prefeitura e Consulado Britânico debatem possíveis parcerias para Londrina

• Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 08h23

Em reunião virtual realizada nesta terça-feira (6), representantes dos órgãos apresentaram suas prioridades em busca de projetos em comum

Nesta terça-feira (6), representantes da Prefeitura de Londrina e do Consulado Britânico participaram de uma reunião virtual para debater futuras parcerias e ações em conjunto que possam ser firmadas para execução na cidade. No encontro on-line, estavam o secretário municipal de Governo, Alex Canziani; a cônsul-geral interina do Reino Unido em São Paulo, Lisa Weedon; e o cônsul honorário em Curitiba, Adam Patterson.

reuniao Sec Alex Canziani Consulado Britanico Emerson Dias NCom 2

O secretário municipal de Governo destacou que a cidade de Londrina possui laços históricos com o Reino Unido, já que a região onde está localizada foi colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da britânica Paraná Plantations. “Desde então, Londrina cresceu muito além do previsto, sendo hoje a segunda maior cidade do estado e a terceira da região sul, com mais de 600 mil habitantes. E muito nos interessa estreitar esses laços; por isso, em nome do prefeito Marcelo Belinati, agradeço o convite e a oportunidade de nos reunirmos com esse objetivo”, afirmou.

Canziani explicou que Londrina conta com um ecossistema de inovação sólido e em crescimento. “Nossa cidade tem pontos fortes na área de tecnologia e inovação, agricultura, além de um setor cultural reconhecido internacionalmente, com grandes festivais. Há muitas oportunidades para construir ações em conjunto ao governo britânico, porque Londrina possui condições muito propícias a novas parcerias e investimentos”, citou.

reuniao Sec Alex Canziani Consulado Britanico Emerson Dias NCom 4

A cônsul-geral do Reino Unido, Lisa Weedon, disse que o governo britânico selecionou três estados brasileiros onde não possui consulado para priorizar suas ações, principalmente nas áreas de agenda climática, educação e ciência, segurança, relações comerciais e desenvolvimento sustentável. Inicialmente, foram escolhidos Paraná, Bahia e Pará. “Temos planos de investir nessas localidades, desenvolvendo projetos de impacto para a sociedade. Nosso intuito é estreitar relações com cada um desses estados, identificando áreas onde podemos firmar parcerias e ações para trabalhar juntos”, revelou.

Durante a reunião, o cônsul honorário em Curitiba comentou que já visitou Londrina e admira os marcos que a cidade exibe em homenagem à sua herança britânica, como as tradicionais cabines telefônicas. “O objetivo é fortalecer os laços entre Londrina e o Reino Unido, olhando para o futuro. Agradeço a presença de todos aqui para transformar esse objetivo em colaboração e sonhos em parceria”, concluiu.

Ainda no encontro, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, exibiu uma apresentação em vídeo sobre o ecossistema de inovação de Londrina. O encontro teve também a participação das oficiais de Engajamento Regional do Consulado Britânico, Larissa Vázquez e Lívia Baesso.

Texto Juliana Gonçalves