Maratona Verde distribuiu 400 mudas de ipê-roxo na sede da Prefeitura
Realizada nesta quarta-feira (9), ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada entre 5 e 9 de junho
Nesta quarta-feira (9), 400 mudas de ipê-roxo foram distribuídas gratuitamente para a população em uma ação do projeto Maratona Verde, realizada entre as 10h e as 16h, na entrada da sede da Prefeitura de Londrina. Além de contribuir para a arborização do município e a conscientização ambiental da comunidade, a atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada entre 5 e 9 de junho.
Criada em 2019, a Maratona Verde é uma realização do publicitário e ativista ambiental londrinense Rafael Kozan, em parceria com o Santo Jornal. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Londrina; Secretaria Municipal do Ambiente (Sema); Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); TV Tarobá; Guaporé Baterias; Capitalize Car; Ong E-letro; e O Que Vale Leilões.
O objetivo do projeto é promover o plantio de 40 mil árvores em Londrina, sendo que as mudas são produzidas em parceria com viveiros locais. A partir de julho, os interessados em participar da ação deverão realizar sua inscrição, por meio do site www.maratonaverde.com.br, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 70. Ao fazer a adesão, os participantes adotam uma muda nativa e podem escolher o lugar onde ela será plantada, em uma lista de áreas do município. Além disso, os inscritos recebem um boné, uma camiseta e uma medalha que contém um QR Code em sua parte traseira. Através do aplicativo para smartphones desenvolvido pelo projeto, é possível ler o código e receber informações atualizadas sobre a árvore adotada, incluindo dados sobre seu desenvolvimento e saúde. O monitoramento, que é feito via satélite, estará disponível por um período de três anos.
A ação desta quarta-feira (9) também incluiu a distribuição gratuita de 600 mudas doadas por instituições parceiras, em outros pontos da cidade. Com isso, a Maratona Verde atingiu a marca de 2.870 árvores adotadas no município, desde o seu início. De acordo com o responsável pelo projeto, Rafael Kozan, um novo evento será realizado na entrada da sede da Prefeitura (Avenida Duque de Caxias, 635), na semana que vem.
“Pretendemos fazer uma ação a cada semana e incentivar cada vez mais a arborização, pois as árvores cumprem um papel fundamental. Elas filtram o ar e retiram o gás carbônico da atmosfera, preservando a camada de ozônio, cuja destruição é a causa das mudanças climáticas. Além disso, as árvores purificam o solo, trazendo a água para os destinos certos, como aquíferos e lençóis freáticos”, destacou.
O carpinteiro aposentado, Leonildo Correa, de 69 anos, adotou uma das mudas doadas na atividade e pretende plantá-la em frente à sua residência, no Jardim Nova Esperança. “Gosto muito de árvores, pois é uma delícia descansar na sombra delas. Além disso, essa muda é de ipê, e vai deixar a cidade ainda mais bonita e florida do que já está. A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho de plantio de flores, elas dão uma outra cara a Londrina”, disse.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o responsável pelo projeto Maratona Verde, Rafael Kozan, pelo telefone (43) 99837-5533.
Texto Ulisses Sawczuk
Redes Sociais