Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Maratona Verde distribuiu 400 mudas de ipê-roxo na sede da Prefeitura

Maratona Verde distribuiu 400 mudas de ipê-roxo na sede da Prefeitura

• Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 09h19

Realizada nesta quarta-feira (9), ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada entre 5 e 9 de junho

Nesta quarta-feira (9), 400 mudas de ipê-roxo foram distribuídas gratuitamente para a população em uma ação do projeto Maratona Verde, realizada entre as 10h e as 16h, na entrada da sede da Prefeitura de Londrina. Além de contribuir para a arborização do município e a conscientização ambiental da comunidade, a atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada entre 5 e 9 de junho.

Maratona Verde mudas Rafael Kozan ED 1

Criada em 2019, a Maratona Verde é uma realização do publicitário e ativista ambiental londrinense Rafael Kozan, em parceria com o Santo Jornal. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Londrina; Secretaria Municipal do Ambiente (Sema); Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); TV Tarobá; Guaporé Baterias; Capitalize Car; Ong E-letro; e O Que Vale Leilões.

O objetivo do projeto é promover o plantio de 40 mil árvores em Londrina, sendo que as mudas são produzidas em parceria com viveiros locais. A partir de julho, os interessados em participar da ação deverão realizar sua inscrição, por meio do site www.maratonaverde.com.br, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 70. Ao fazer a adesão, os participantes adotam uma muda nativa e podem escolher o lugar onde ela será plantada, em uma lista de áreas do município. Além disso, os inscritos recebem um boné, uma camiseta e uma medalha que contém um QR Code em sua parte traseira. Através do aplicativo para smartphones desenvolvido pelo projeto, é possível ler o código e receber informações atualizadas sobre a árvore adotada, incluindo dados sobre seu desenvolvimento e saúde. O monitoramento, que é feito via satélite, estará disponível por um período de três anos.

A ação desta quarta-feira (9) também incluiu a distribuição gratuita de 600 mudas doadas por instituições parceiras, em outros pontos da cidade. Com isso, a Maratona Verde atingiu a marca de 2.870 árvores adotadas no município, desde o seu início. De acordo com o responsável pelo projeto, Rafael Kozan, um novo evento será realizado na entrada da sede da Prefeitura (Avenida Duque de Caxias, 635), na semana que vem.

Maratona Verde mudas Leonildo Correia aposentado ED 1

“Pretendemos fazer uma ação a cada semana e incentivar cada vez mais a arborização, pois as árvores cumprem um papel fundamental. Elas filtram o ar e retiram o gás carbônico da atmosfera, preservando a camada de ozônio, cuja destruição é a causa das mudanças climáticas. Além disso, as árvores purificam o solo, trazendo a água para os destinos certos, como aquíferos e lençóis freáticos”, destacou.

O carpinteiro aposentado, Leonildo Correa, de 69 anos, adotou uma das mudas doadas na atividade e pretende plantá-la em frente à sua residência, no Jardim Nova Esperança. “Gosto muito de árvores, pois é uma delícia descansar na sombra delas. Além disso, essa muda é de ipê, e vai deixar a cidade ainda mais bonita e florida do que já está. A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho de plantio de flores, elas dão uma outra cara a Londrina”, disse.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o responsável pelo projeto Maratona Verde, Rafael Kozan, pelo telefone (43) 99837-5533.

Texto Ulisses Sawczuk