Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Nova Sala do Empreendedor já está em funcionamento na Secretaria do Trabalho

Nova Sala do Empreendedor já está em funcionamento na Secretaria do Trabalho

• Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 09h56

Prefeito Marcelo Belinati visitou as novas instalações da Sala que fica na Secretaria do Trabalho; novo espaço aumenta o conforto e a capacidade de atendimento aos microemprendedores individuais

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, e os funcionários da Sala do Empreendedor receberam a visita do prefeito Marcelo Belinati na manhã desta quarta (02). A Sala agora faz parte do hall de serviços oferecidos na Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), na rua Pernambuco, 162.

Nova sede Secretaria Trabalho Sala Empreendedor ED 3

A Sala do Empreendedor é um projeto em conjunto com a Secretaria de Fazenda e com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), além de contar com parceiros como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As novas instalações proporcionam conforto e acolhimento ao empreendedor. Além de estar localizada na área central da cidade, muito próximo ao Terminal Central, a Secretaria conta com um prédio com todas as adequações de acessibilidade e reúne uma série de serviços para contribuir com o Microempreendedor Individual (MEI), como acesso a linhas de crédito e capacitações profissionais. Todos os atendimentos já estão sendo feitos na nova sede.

Nova sede Secretaria Trabalho Sala Empreendedor ED 2

O prefeito Marcelo Belinati explicou a mudança e elogiou o serviço da Sala do Empreendedor. “Transferimos a Sala do Empreendedor para oferecer uma sede com mais espaço e capacidade de atendimento. Só neste ano, já são mais de 9 mil atendimentos da Sala do Empreendedor e, no último ano, mais de 3 mil novos empreendedores formalizados na cidade. São londrinenses que estão sendo muito bem atendidos e que terão ainda mais serviços a sua disposição”, afirmou.

O prefeito enalteceu o fortalecimento do mercado local, a partir dos MEIs. “O poder público tem um olhar muito sensível e valoriza demais o médio, o pequeno e o microempresário. São eles que fornecem os mais variados serviços com extrema qualidade e que tanto contribuem para a economia, desempenhando um papel fundamental para a cidade”, lembrou.

Marcelo Belinati destacou também o momento pelo qual o município está passando. “Londrina, mesmo com a pandemia, é destaque no cenário nacional. Vivemos um momento muito especial na geração de trabalho e renda e na atração de empresas, por exemplo. São novos investimentos em diferentes setores da economia todos os dias”, comemorou.

Nova sede Secretaria Trabalho Sala Empreendedor ED 5

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, falou do suporte que os MEIs encontram na Sala do Empreendedor. ”Aqui, os microempreendedores são atendidos em diferentes frentes. Além de contarem com toda ajuda no processo de formalização que garante a segurança previdenciária, entre outros benefícios, auxiliamos desde a emissão de notas até com capacitações para entender o processo de gestão do seu negócio”, frisou.

“Existe uma demanda muito grande para a Sala do Empreendedor e sabemos que ela tem potencial para ainda mais. Nós temos um relacionamento forte com os nossos parceiros e somo muito gratos à Acil, ao Sebrae e à sociedade civil como um todo, que apoiaram essa mudança e são atores essenciais no crescimento e qualificação desses MEIs que buscam a Sala”, agradeceu Santos.

Santos também agradeceu a confiança do prefeito. “Trazer a Sala para a Secretaria do Trabalho foi uma construção de muitas mãos. Fica nosso mais sincero reconhecimento ao Prefeito Marcelo Belinati, que nos deu todo o apoio desde o início, à Codel, à Secretaria da Fazenda, à Secretaria de Agricultura, que nos auxiliou na mudança, à CMTU, que ajudou com a identidade visual, e a todas as Secretarias que se envolveram direta e indiretamente nessa empreitada”, disse.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, enalteceu os laços firmados com a SMTER. “Temos uma parceria excelente e estamos desenvolvendo uma série de ações integradas com a Secretaria do Trabalho. Trabalhamos, juntos, para que esse processo fosse realizado da melhor forma e temos a convicção de que a Sala tem tudo para crescer ainda mais.”

O superintende da Acil, Rodrigo Geara, lembrou da primeira conversa sobre esse movimento. “Tivemos um primeiro contato há pouco mais de um mês, na Acil, e ficamos muito contentes em ver a importância que o secretário Gustavo dá à Sala do Empreendedor. Trazer essa visão de ampliar as oportunidades para o primeiro plano é essencial. Temos o plano de retomada econômica que será lançado, em breve, e estamos formando uma corrente do bem muito grande para que os londrinenses prosperem em suas vidas profissionais e familiares”, pontuou.

O gerente regional do Sebrae, Fabrício Bianchi, falou sobre o crescimento do MEIs na cidade e como a Sala é decisiva para que eles se desenvolvam. “Somos quase 40 mil microempreendedores individuais na cidade. Muitos escolheram esse caminho por necessidade e sabemos que precisamos ajudá-los e orientá-los para que seus negócios avancem. O Sebrae fica muito satisfeito em fazer parte dessa ação e que tenhamos muito sucesso ao longo desse ano”, profetizou.

Nova sede Secretaria Trabalho Sala Empreendedor ED 6Acompanharam a visita à Sala do Empreendedor, os vereadores Matheus Thum e Ailton Nantes;  o secretário de Planejamento Marcelo Canhada; os consultores do Sebrae Sérgio Osório e Liciana Pedroso; a gerente da Sala do Empreendedor Marilsa Cardozo e a equipe da Secretaria do Trabalho.

Texto Cesar Makiolke