Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Londrina terá uma SandBox. Você sabe o que é isso?

Londrina terá uma SandBox. Você sabe o que é isso?

• Última atualização em Quinta, 25 de Março de 2021, 08h31

Prefeito publicou um decreto que regulamenta atividades e produtos em fase de teste para uso público, o objetivo é estimular o ambiente de inovação

Um ambiente onde empresas podem prestar serviços ou desenvolver seus produtos tecnológicos com a proteção de permissões, a princípio provisórias, mas suficientes para que inovações sejam testadas. Um exemplo prático é o que será aplicado no processo de construção de Londrina como Cidade Inteligente: startups poderão testar na rua Sergipe suas criações que ainda não estão no mercado, nem foram lançadas.

A prefeitura acaba de regulamentar uma Sandbox, exatamente para que a Rua Sergipe se fortaleça como uma rua Inteligente, com várias ferramentas tecnológicas funcionando para tornar mais prática a vida de comerciantes e prestadores de serviços, além de facilitar a movimentação das pessoas que passam por ali. O projeto da Sergipe como Rua Inteligente foi lançado pela prefeitura há um mês.
O termo tem sido amplamente divulgado quando o assunto é inovação, principalmente em tecnologia. A Sandbox funciona como uma infraestrutura para que empresas possam chegar na ‘vida real’ e testar seus equipamentos. A ideia é que o município teste em uma escala menor com a própria população, validando as invenções, e, aí sim, possa até replicar em escala maior aquilo que realmente se mostrar eficiente e competitivo em termos de custo.

Londrina é referência em inovação, tendo se firmado há mais de uma década como sede de um Arranjo Produtivo em Tecnologia de Informação e Comunicação e tem uma Governança consistente, que abrange vários setores produtivos e de conhecimento, em uma rede com várias entidades envolvidas. O decreto do prefeito criando a SandBox londrinense foi publicado no Jornal Oficial edição 4303.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan explica que a regulamentação é necessária, porque tecnologias costumam se chocar com a legislação vigente, já que certas regras elaboradas há anos não comportam a nova realidade que mistura elementos do mundo web ou automatizado. “Londrina é uma cidade com um arranjo produtivo local de tecnologia e vários setores organizados e precisa oferecer agilidade e apoio para startups e empresas que desejam nascer aqui ou ampliar seus negócios, afirma Bruno.

Contato para entrevistas com a assessoria de Comunicação da Codel via whatsapp (43) 99951-9864.